sexta-feira, 21 de junho de 2013

Solstício de Inverno


O solstício de inverno é comemorado neste dia 21 de junho em todo o Hemisfério Sul e marca o início da estação mais fria do ano. Neste ano, o fenômeno astronômico ocorreu exatamente às 2h04, horário de Brasília, quando começou oficialmente o inverno de 2013. O solstício de inverno ocorre quando o Sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do Equador.
 
Inverno começa nesta 6ª com previsão de mais calor que o normal no Brasil
 
A estação, na teoria, é a mais seca e a mais fria em quase todo o Brasil. A exceção fica por conta do leste nordestino, que tem neste período parte de sua estação úmida (que começa em março e vai até agosto).
 
No País, não estão ocorrendo nem o fenômeno El Niño, nem o La Niña. Pequenas variações nos campos oceânicos do Pacífico e do Atlântico, porém, podem modificar o comportamento médio e proporcionar curtos períodos mais úmidos e frios, como já foi vivenciado no outono.
 
Julho será mais frio que a média, mas agosto e principalmente setembro devem ser mais quentes em grande parte do Brasil. Os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além do sul do Paraná, devem ter mais frio, mas sem risco de grandes e intensas geadas. A situação deve ser similar ao ano passado.
 
A estação acabará no dia 22 de setembro, exatamente às 17h44min, horário de Brasília.

Nenhum comentário: