quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Alimentação para o sono perfeito

Para uma noite de sono gostosa e tranquila, com a garantia que irá acordar no dia seguinte totalmente revigorada e relaxada, inclua em seu cardápio noturno alimentos ricos em carboidratos. Segundo Dr. Fausto Ito, Especialista em Distúrbios do Sono e Membro da Associação Brasileira do Sono, alimentos ricos em carboidratos contribuemos para a produção de dois hormônios: a serotonina, que diminui a ansiedade e combate a insônia, e a melatonina, que induz o sono. Mas todo cuidado é pouco: como eles liberam glicose rapidamente, é bom controlar o consumo.

O que comer?
Ao contrário do que muita gente pensa, massas, arroz ou batata vão muito bem na última refeição e não representam perigo para a silhueta. Essa história de que esses tipos de pratos têm relação com o aumento de peso não passa de mito. E a explicação é muito simples: cada grama de carboidrato sempre fornecerá 4 calorias, não importando a hora em que é ingerido. Mas evitar exageros também contribui para o sono perfeito. A fartura no jantar, seja qual for o nutriente que prevaleça, definitivamente não deixa ninguém dormir direito. À noite nosso metabolismo é mais lento os batimentos cardíacos diminuem assim como o ritmo da respiração e o processo digestivo. Os excessos à mesa fatalmente vão resultar em um grande desconforto abdominal capaz de tirar o sono e provocar pesadelos. O ideal, portanto, é jantar cerca de três ou quatro horas antes de ir para a cama, recomenda o especialista.
Dicas sobre a alimentação e o sono

1 - Se estiver com vontade de comer massa à noite, ceda a tentação, porém com moderação.

2 - Carnes vermelhas somente no almoço, caso contrário, o risco de ter um sono interrompido ou até mesmo passar a noite em claro é muito grande.

3 - Ao longo do dia, dê preferência a pratos com baixo índice calórico para não elevar o índice glicêmico. Feijão, batata-doce e alimentos integrais regulam a glicemia e afastam os riscos de adquirir diabetes tipo 2 por alimentação inadequada.

4 - Infusões de melissa e camomila induzem e melhoram a qualidade do sono. As substâncias presentes nessas ervas, além de diminuir a agitação, melhoraram os desconfortos gástricos e intestinais. O cuidado fica por conta dos chás que contém a Camelia Sinensis, pois possui cafeína, que é estimulante.

5 - Desligar a TV, computador e celular é uma técnicas muito utilizada e eficaz. A luz desses aparelhos interfere na produção de melatonina - hormônio que avisa o cérebro que é hora de dormir.

6 - A atividade física é uma unanimidade na promoção de saúde e manutenção da qualidade de vida. A prática de exercícios físicos contribui para melhorar o padrão de sono, proteger a pessoa contra os efeitos de sua privação e por atuar como fator chave para aumentar a longevidade. Exercícios físicos devem ser feitos pelo menos quatro horas antes de ir dormir . Aqui também é preciso cuidado e evitar o exagero.

Depois de dicas tão interessantes, dá até um soninho

Site Bem-estar

Um comentário:

NADJA disse...

Oie doladinha!!!!
Vim desejar uma feliz noitinha beijokinhas !!!
A estrada da vida é longa.
Terá curvas. precipícios
e barreiras.
Mas não deixe que estes
empecilhos
o impeçam de alcançar
a vitória tão sonhada.
Não faça dos obstáculos
o fim de uma jornada.
mas sim. o início
de muitas conquistas.