terça-feira, 28 de setembro de 2010

Boas maneiras no Facebook, Twitter, MSN e SMS

Apesar do mundo virtual ser aparentemente mais informal, não há muito espaço para os sem-noção, os famosos “malas” ou gente mal educada mesmo. Fique atento, pois existe sim uma série de “regras” básicas , ou “etiqueta”, para tornar e manter estes meios de comunicação interessantes - seja no plano pessoal ou profissional.

A opção de manter relacionamentos profissionais nestas redes sociais ou então uma mescla de trabalho e lazer é 100% sua. O mais importante é que você seja coerente. Vou listar aqui algumas destas regras básicas para você não fazer feio na hora de usar estas ferramentas.

Twitter: Evite excesso de abreviações. São somente 140 toques, mas você pode escrever dois ou mais posts sobre o mesmo assunto. Agora, se for um assunto longo, pense em criar um blog. Quer conversar? NUNCA use o seu Twitter como chat - para isso existem o Messenger, telefone, celular... O Twitter é público. Pense bem antes de escrever e lembre-se que seus posts podem ser “retuitados” mundo afora.

Facebook: Devagar com as atualizações. Assim como o Twitter, o excesso irrita e afasta as pessoas. Principalmente com comentários do tipo “que dias lindo...”. Fotos: Cuidado ao publicar fotos onde aparecem outras pessoas além de você. Alguém pode ver e não curtir. Pergunte antes. Amizade: O número de amigos é você quem decide. Lembrando que uma das finalidades da rede é manter-se em contato com as pessoas. Fica difícil quando se tem mais de 500 “amigos”.
SMS: Ligue, não escreva. A não ser que seja algo curto e objetivo. Muitas vezes, ao contrário do que se acredita, sai mais caro ficar mandando mensagens do que ligar. Responta - ou não. Você nem sempre precisa responder uma mensagem de texto. Se precisar, você pode responder ligando, com um e-mail, também. Mensagens muitas vezes são informativas, portanto não exigem resposta. No cinema, evite ao máximo usar o celular, mesmo para responder silenciosas mensagens de texto. Não é só o celular tocando que incomoda - a luz também!

Messenger: Respeite limites. Não é todo mundo que pode interromper o trabalho para ficar de papo por meia hora. Também não espere que as respostas cheguem imediatamente: a pessoa do outro lado pode estar temporariamente ocupada. Um assunto de cada vez. Evite falar sobre vários assuntos ao mesmo tempo, para misturar as conversas. Isso pode ser bastante comum, uma vez que os pensamentos surgem mais rápido que os dedos conseguem digitar. Aceite o status: Se alguém coloca “ausente” ou “ocupado”, isso quer dizer que ela não está ou não pode falar naquele momento. Nada impede de enviar uma mensagem, obviamente, mas não vale ficar incomodado caso ela não responda ou demore para escrever de volta.
Existem aplicativos que permitem que se replique o que cvocê escreve no Twitter, diretamente no Facebook. Isso exige ainda mais cuidado com os textos e número de atualizações! Fique atento para a novidade que deve se concretzar no Facebbok: o localizador - será um forte concorrente para o FourSquare (rede social baseada na geolocalização).
Eliane Peres

2 comentários:

Flor Martha S. Ferreira disse...

Muito boa postagem. Ótimas sugestões. Já coloquei o link no Vida em Sociedade. Continue escrevendo sobre este tema

Abraços,

Vida em Sociedade: Boas Maneiras, Virtudes Humanas e Cristianismo para a Vida Cotidiana.
http://vidaemsociedade-sa.blogspot.com/

nadja disse...

OIE DOLADINHA POW SEMPRE COM DICAS LEGAIS ..ADOREI A DO TIRIRICAKKKKKKKKKKK NOSSA QUE CANDITADOS MIGUINHAKKK..A GENTE NEM SABE EM QUEM VOTAR KKKKKKKKKK
BEIJUS TE ESPERO NO DICAS DE BELEZA OK!!!
http://dicasdebeleza.blogger.com.br/