- Grande parte de nós tem vida sedentária, isto é, sem atividades físicas regulares. Se for o seu caso, mude de hábito, mas sem forçar sua natureza. Uma caminhada de meia hora, três vezes por semana, já ajuda a manter a saúde em dia.
- Em vez de caminhar durante meia hora, também é possível fazer pequenos passeios de dez minutos, três vezes ao dia. O importante é movimentar o corpo, fazer o sangue circular mais depressa, ajudar o coração a bater ritmado.
- Se preferir, dance. Em casa mesmo! Enquanto ouve sua música predileta, alongue pernas e braços, ande de um lado para outro, movimente pés, mãos, cabeça. E abuse da criatividade: invente suas próprias coreografias.
- Ao acordar, espreguice-se o máximo que puder. Alongue o tronco, as pernas, os braços, boceje e sorria bastante (para exercitar os músculos faciais). A cada movimento, imagine o sono saindo do corpo, sendo substituído por uma luz dourada que vem do peito e toma conta do corpo todo, enchendo-o de energia, saúde e alegria.
- A ioga é uma atividade altamente recomendada quando se começa a envelhecer. Se não encontrar um grupo perto de casa ou do trabalho, faça diariamente algumas das posturas que indicamos a seguir.
Postura da montanha
Em pé, procure juntar a parte interna das pernas e dos pés (do álux, o “dedão”, aos calcanhares). Coluna ereta, contraia os músculos abdominais. Peito para cima, cabeça reta e braços ao longo do corpo, procure dividir seu peso por toda a planta dos pés. Erga os braços lateralmente (sem flexioná-los), até que as mãos estejam na altura dos ombros, e volte a abaixá-los. Respire fundo ao levantar os braços, segure o ar um pouco e solte-o quando os baixar. Essa postura reforça o equilíbrio interior.
Postura da lua
Afaste os pés e incline o tronco para a direita até onde for possível, sem forçar. O braço direito deve deslizar ao londo da perna direita, e o esquerdo, semiflexionado, passará por cima da cabeça. Conte até dez e leve o braço esquerdo à posição normal, endireitando o corpo. Repita do outro lado. Inspire no começo da postura e solte o ar ao flexionar o corpo. Inspire de novo ao levantar o braço e expire ao incliná-lo por sobre a cabeça. Respire normalmente enquanto conta até dez. Depois, inspire quando começar a sair da postura e expire ao terminá-la. Esta postura fortalece a coluna e ajuda a manter a elasticidade, além de alongar os músculos intercostais. Dá vitalidade ao fígado, baço e rins.
Postura do triângulo
Afaste bem os pés e erga os braços (retos) até que as mãos (com as palmas para baixo) alcancem a altura dos ombros. Sem mover os braços, incline o tronco, bem devagar, para a esquerda, de modo que os dedos toquem o tornozelo esquerdo (se não conseguir, não force - aos poucos você chega lá). Não erga os ombros. Conte até dez e volte à posição normal. Repita do lado direito. Inspire ao levantar os braços e solte o ar quando as mãos estiverem na altura dos ombros. Inspire de novo e expire ao inclinar o tronco. Essa postura fortalece a coluna, os músculos do tronco e das pernas, além de tonificar os órgãos abdominais.
Um comentário:
Oi, querida Conceição.
Tudo bom??
Muito bom post, alguns desses exercicios eus os faço pra concervar a forma fisica, pois é muito importante...
Querida, um grande beijo e boa semana.
Postar um comentário