quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Bambu da Sorte


(Dracena Sanderiana)

Planta ornamental, originária de Taiwan, atrai prosperidade, fortuna e ativa as energias.

História e mistério

Os chineses guardam a sete chaves o segredo do cultivo do Bambu da Sorte. Até mesmo o tempo de sua existência é um mistério. Uns, dizem que a planta é cultivada há 100 anos, outros, há 200 anos. Mas, mesmo assim, a espécie é conhecida mundialmente. No Brasil, o Bambu da Sorte chegou em 2004.

O Bambu da Sorte cresce horizontalmente na terra e durante um período aproximado de nove meses, os cultivadores giram o caule da planta, criando os formatos exóticos. "Este trabalho é feito artesanalmente até hoje". "Os chineses acreditam que estes movimentos trazem mais energia à planta. Dizem que esta força é tão grande que pode ser transferida às pessoas. Por isso, o hábito de presentear alguém com o Bambu da Sorte". Atualmente, a espécie pode ser encontrada em quatro formatos: reto, espiral, em "s" ou retorcido.

Esta planta é bem resistente e que dificilmente morre. "Na Europa e Estados Unidos, onde o Bambu da Sorte é bem conhecido, as plantas chegam a durar até cinco anos". Para que o seu Bambu da Sorte também tenha vida longa e, claro, continue lhe trazendo sorte, siga as seguintes intrusões:

- Por ser resistente, a planta se adapta bem em ambientes internos. O Bambu da Sorte não pode ser exposto diretamente ao sol. O ideal é que receba luz natural indireta.

- A água do vaso deve ser trocada uma vez por semana e de preferência utilizar água filtrada.

O Bambu da Sorte também é recomendado por especialistas em Feng Shui por simbolizar paz, prosperidade e harmonia. "O ideal é sempre combinar três caules, cada um representando um estado de energia", ensina. Alguns adeptos do Feng Shui acreditam, ainda, que o Bambu da Sorte, por sua forma espiral, representa a energia ch'i - energia primordial e vital do universo -, que desloca os planetas através de movimentos espirais.

"Na cultura chinesa, presentear alguém com o Bambu da Sorte significa desejar saúde, paz e sorte". Os chineses também utilizam a planta para celebrar bons negócios, comemorar inaugurações e na compra de uma casa nova. Acreditam ainda que esta espécie ajuda a alevancar carreiras, atrair longevidade, incrementar a vida amorosa e ativar as energias estagnadas dos ambientes.

Um comentário:

Maria Livia disse...

Gostaria de saber se posso colocar no vaso do meu bambu espiral aquelas bolinhas gelatinosas coloridas que crescem na agua? Grata,
Maria Livia