terça-feira, 1 de setembro de 2015

As cidades mais antigas da europa

O jornal The Telegraph selecionou cidades europeias que foram fundadas entre 1300 e 5000 a.c. e hoje atraem turistas para ver suas ruínas, templos e construções milenares.

Cálcis, na Grécia (Foto: Wikimedia Commons)
10. Cálcis, Grécia

Quando os primeiros habitantes chegaram? No mínimo no ano 1300 a.C

Homero refere-se à Cálcis em Ilíada, em que ele escreveu, supostamente no ano 762 a.C., que a cidade deveria ter, naquela época, no mínimo 2800 anos. Mas registros acadêmicos mostram que a cidade foi fundada como uma colônia de Atenas, antes da Guerra de Troia, que acredita-se ter ocorrido entre os séculos 12 e 13 a.C. É o principal povoado da ilha de Eubeia, onde passa o estreito Europis, o canal que separa a ilha da Grécia da parte continental do país. Embora tenha sido significativa durante a época romana, nada resta da cidade velha de hoje. Para os gregos, é mais conhecida como um 'balneário' de férias, por sua agricultura e fábrica de cimento. 
Lárnaca, Chipre (Foto: Flickr/Kirill Makarov Seguir)
9.  Lárnaca, Chipre
Quando os primeiros habitantes chegaram? No mínimo no ano 1300 a.C.
A atual Lárnaca fica hoje no que um dia foi a Kition/Citiumm colonizada por fenícios. Sempre foi considerado um porto importante, pela localização estratégica no Mediterrânio oriental e é também conhecida por ser o berço de Zeno, o fundador da filosofia estóica. Hoje, tem a reputação de ser um destino de férias barato, com atrações serenas e tranquilas, como um lago de sal - que atrai bandos de flamingo rosa - e a mesquista Hala Sultan Tekke. 
Kutaisi, Geórgia  (Foto: Roberto Strauss/Flickr )

8. Kutaisi, Georgia 
Quando os primeiros habitantes chegaram? 2º milênio a.C.

Kutaisi, uma cidade a oeste da Geórgia, foi a capital do reino da Cólquida, antiga região do Cáucaso do Sul. A cidade foi o centro de vários conflitos entre reis georgianos e russos e governantes otomanos. Tornou-se um centro industrial na época em que a Geórgia fazia parte da União Soviética. Seu museu histórico contém 16 mil artefatos relacionados à história e cultura da Geórgia. Kutaisi é também o lar de um museu de artes marciais. A Catedral Bagrati foi restaurada em 2012, contra a vontade da UNESCO, que depois o colocou em sua lista de Patrimônio Mundial em Perigo, dizendo que o projeto iria "comprometer a integridade e autenticidade do local".
Tebas, Grécia  (Foto: Wikimedia Commons )
7.  Tebas, Grécia
Quando os primeiros habitantes chegaram? 3.000 a.C.
Evidências de edifícios com fundações escavadas na rocha , fossas e paredes de tijolo de lama mostram que Tebas foi habitada por cerca de 5 mil anos. Localizada na Grécia central, a cidade é importante para a mitologia grega, sendo supostamente o local do nascimento de Hércules e da Esfinge, antes de o enigma ter sido resolvido. Hoje, Tebas é uma cidade comercial e, apesar de suas ruínas atraírem alguns turistas, está próxima de outras atrações mais famosas, como Atenas, o que mantém o número de visitantes relativamente baixo.  
Trikala, Grécia  (Foto: Tilemahos Efthimiadis/Flickr )
TRIKALA, GRÉCIA 
6. Trikala, Grécia

Quando os primeiros habitantes chegaram? 3.000 a.C.

A antiga cidade de Trikka , fundada por volta do terceiro milênio antes de Cristo, hoje se encontra encoberta por prédios e estruturas mais modernas. Sua localização próxima a um rio a levou à prosperidade, mas também à desgraça, quando caiu na mãos dos persas (em 480 a.C.) e, depois, na dos romanos. O Asklepieion - um templo de cura - é uma das mais antigas ruínas da cidade.
Patra, Grécia  (Foto: Eleni Preza/Flickr)
PATRA, GRÉCIA 
5. Patra, Grécia

Quando os primeiros habitantes chegaram? 3.500 a.C.

Escavações mostram que a área que hoje é a cidade de Patra foi habitada no meio do terceiro milênio antes de Cristo. Teve o mesmo destino de muitas outras cidades da Grécia, que mais tarde seriam ocupadas pelos turcos, porém, Patra foi também incendiada por albaneses muçulmanos em 1779. Depois de um terremoto no século 6, um castelo foi construído ao lado do Monte Panachaico. A cidade moderna, na costa da Grécia ocidental, tem cerca de 200 mil habitantes.
Chania, Creta (Foto: Håkon Sønderland / Flickr )
CHANIA, CRETA 
4. Chania, Creta 

Quando os primeiros habitantes chegaram? 4.000 a.C.

As escavações da antiga cidade de Kydonia estão ocorrendo na colina de Kastelli, que fica acima do porto de Chania, em Creta . As ruínas datam do período 2.100 a 1.100 a.C. e Kydonia provavelmente foi criada provavelmente por aí - mas o que intriga é que há vestígios de habitação que remontam ao período neolítico. Homero afirmou que a cidade foi uma das mais importantes da época. Muitas cerâmicas e objetos foram desenterrados de vários locais da cidade e hoje estão disponíveis para turistas. Acredita-se que Chania foi destruída pelos sarracenos por volta de 828 depois de cristo e, mais tarde, os venezianos a teriam reconstruído (mais moderna). A cidade é considerada uma das mais atraentes de Creta, com suas paredes, praias, museus, barcos e tavernas.
Plovdiv, Bulgária (Foto: Steffen Boelaars/Flickr )
PLOVDIV, BULGÁRIA 
3. Plovdiv, Bulgária

Quando os primeiros habitantes chegaram? 4.000 a.C.

Os restos de um povoado neolítico em Plovdiv sugerem uma história de 6.000 anos de uma cidade dominada pelos trácios, gregos macedônios e romanos, que construíram estruturas significativas. Ruínas deste período estão em evidência hoje: o antigo teatro de Philippopolis (nome de Plovdiv na antiguidade) fica no centro da cidade, assim como  o estádio do século 2º, construído para acomodar 30 mil espectadores. A cidade foi apreendida pelo Império Otomano, no século 14, e só libertada depois da Batalha de Philippopolis em 1878. 
Atenas, na Grécia  (Foto: Andrew/Flickr)
ATENAS, NA GRÉCIA
2. Atenas, Grécia
Quando os primeiros habitantes chegaram? 4.000 a.C.
A Acrópole foi habitada desde pelo menos 5000 a.C. e diz a lenda grega que a cidade de Atenas ganhou seu nome após Athena plantar uma semente de oliva em uma competição com Poseidon. Como a árvore que cresceu foi vista como um bem mais valioso do que a água que Poseidon liberou com seu tridente, a deusa da sabedoria, da guerra e dos ofícios foi nomeada padroeira da cidade. Ganhou o estigma de "o berço da democracia" a tal ponto que invasores recusaram-se a saquear a cidade ou escravizar seus cidadãos. Os atenienses derrotaram os persas na batalha de Maratona, em 490 a.C., depois que a cidade entrou na sua idade de ouro, sob o governo de Péricles. Sócrates, Hipócrates e Sófocles trabalharam na cidade, assim como Aristóteles e Platão. Hoje, os visitantes podem admirar a Acrópole, bem como Plaka , o mais antigo bairro residencial da cidade, Mt Lycabettus , o ponto mais alto.

Argos, na Grécia (Foto: some guy called Darren/Flickr )
ARGOS, NA GRÉCIA 


1. Argos, Grécia
Quando os primeiros habitantes chegaram? 5000 a.C.
Argos, localizada a nordeste de Peloponeso, foi habitada como uma pequena aldeia há pelo menos 7 mil anos e foi um centro cultural significativo da civilização micênica (1600-1100 a.C). Nos mitos gregos, a cidade recebeu o nome do filho de Zeus com Niobe , e a Ilíada de Homero a descreve como um renomado centro de criação de cavalos. Hera , a deusa da mulher e do casamento, era particularmente venerada ali e os argivos a homenageavam com um festival anual. Túmulos micênicos, o santuário de Afrodite e um teatro com capacidade para 20.000 pessoas podem ser visitados hoje.

ÉPOCAS NEGÓCIOS

Nenhum comentário: