segunda-feira, 31 de agosto de 2015

13 dicas para conseguir os melhores assentos no avião (sem pagar mais)

Existem dois tipos de pessoas: as que gostam de sentar na janela do avião e aquelas que preferem o corredor. Não existe ninguém que goste de se sentar no meio, mas muitas vezes é o que sobra para nós, reles mortais…
lugar do meio aviao
Pensando bem, ainda existe um outro tipo de pessoa: a que não têm dinheiro. A questão é que ninguém precisa ficar resignado no lugar que sobrou. É possível tentar alguns truques para conquistar um assento melhor, de acordo com suas preferências.
Reunimos algumas dicas valiosas, outras nem tanto, pra você se dar bem na hora de angariar um lugar mais confortável, confira:

Dica 1: Certifique-se que você faz parte do programa de fidelidade da companhia

Isso não garante tudo, mas é o primeiro passo para você começar a ter chances de ser atendido ao pedir um assento melhor, principalmente em vôos que separam os passageiros entre classe executiva e econômica. Invista nisso, nem que seja o programa mais básico da companhia.

Dica 2: Fique de olho no overbooking
Isso acontece quando há mais passageiros do que a disponibilidade de poltronas no voo. Costumava acontecer mais, mas algumas companhia ainda podem se atrapalhar. Nessa hora, o que elas procuram é um voluntário para transferir para outro vôo. Nessa hora, ela irá precisar oferecer um benefício, e geralmente é um assento melhor.
Chegue cedo no aeroporto e fique de olho na hora do check-in: eles podem anunciar o fato e procurar uma boa alma para livrar a barra deles. Se isso acontecer depois do check-in, você também pode se disponibilizar.

Dica 3: O Mapa da Mina!
Principalmente para viagens internacionais, ou no exterior, o site Seat Guru traz tudo que você quer. Basta o colocar o número do voo e da companhia aérea, na sequência ele identifica quais são os melhores assentos do avião em questão.
Para encontrar esse “assento perfeito” o site leva em consideração o tamanho das poltronas, a localização dela dentro do aeronave, algum diferencial que ela apresente, e vários outros detalhes que elegem “o trono do avião”. São mais de 700 aviões em aproximadamente 100 companhias aéreas ao redor do mundo para fazer sua pesquisa.
seatgurucom1

Dica 4: Chegue realmente cedo

Se você for fazer um voo longo e realmente deseja apostar tudo num assento melhor (principalmente se houver primeira classe), chegue aproximadamente 11 horas antes do voo. Um casal que estava indo da Escócia para a República Dominicana relata que assentos Premium foram oferecidos a eles por serem os primeiros a fazer o check-in do voo, após passageiros desistirem do voo.

Dica 5: Ou chegue realmente tarde

Esse está mais para dica do tudo ou nada: se você não reservar nenhum lugar e chegar por último no check-in (sem perdê-lo, pelo amor de Deus), os assentos comuns poderão ficar lotados e você será remanejado para um assento Premium.
As companhias brasileiras vendem estes assentos mais caros e nem sempre o preenchem. Mas atenção, porque se tiver UM assento normal, e ruim, você será levado é para ele. Por isso, é questão de sorte, pura e simplesmente.

Dica 6: Personalidade e simpatia

Ter personalidade destaca qualquer um, e nesse caso você precisa adotar um estilo. Se você for uma pessoa educada, na sua, que não gosta de brigar, invista em trocar uma ideia com os funcionários do portão de embarque e os comissários. Muitos não sabem, mas a parte humana das companhias pode ajudar muito. Gentileza gera gentileza.
E se você estiver irritado, como no caso de um overbooking, invista em dizer que ninguém vai te obrigar a mudar de vôo e blá blá blá. Imponha seus direitos, mas por favor, seja educado, sempre. Você pode ser um dos primeiros beneficiados com um assento melhor.
Dica 7: Imponha respeito com a roupa
Vestir roupas formais, como quem está indo a uma reunião de negócios em Manhattan, impõe respeito – é um fato galera, as pessoas julgam, fazer o quê. Os funcionários podem pensar que provavelmente é alguém importante e influente, e vão evitar arriscar com você. Após acomodado, peça um assento melhor, no melhor estilo business man/woman. Só não vale fazer igual alguns juízes e sair dando carteirada, por favor, né?
Dica 8: Faça check-in em torno de 12 horas antes do voo
Um jornalista que dá dicas de viagem diz que, 12 horas antes do vôo, é um momento ideal para dar uma checada na lista de poltronas vazias. É possível que algumas pessoas tenham cancelado o vôo antes da viagem e assentos mais interessantes do que o seu tenham ficado vagos neste processo.

Dica 9: Escolha um assento ao lado de outro vazio

Você provavelmente quer janela ou corredor, e melhor ainda se o assento do lado estiver vazio. Por isso, na hora da compra ou do check-in, escolha uma fileira ocupada por apenas 1 pessoa. Ou seja, se você gosta de corredor, procure a fileira onde só a janela esteja ocupada, e o meio vazio. Assim, é difícil que a poltrona seja ocupada caso o voo não esteja lotado.

Dica 10: Coloque um casaco ou bolsa no assento do meio

Ao seguir a dica de sentar ao lado de um assento do “meio vago”, ocupe ele com algum pertence. Caso aquele lugar realmente não tenha sido ocupado, vai inibir as pessoas de escolhê-lo, até que não haja mais jeito. Portanto, as chances são altas de dar certo se o avião não ficar lotado.

Dica 11: Evite choradeira e mini-pentelhos
evitar-criancas-no-aviao-800x800
Ou…
Apenas.
Dica 12: Turma do Fundão
Para você que nunca teve problemas em ser da turma do fundão na escola, e gosta de fileiras mais vazias, aposte no fundo do avião. As poltronas dali geralmente são as últimas a serem ocupadas. Use e abuse se você não é ansioso para sair do avião no desembarque.

Dica 13: Promoção e pra mocinha

Como a situação da economia por aqui está com problemas, várias companhias estão lançando promoções relâmpago para preencher lugares vazios. Fique de olho para matar dois coelhos com uma cajadada só: passagem econômica e bons assentos!
SOS Solteiros

Nenhum comentário: