segunda-feira, 6 de abril de 2015

Trilha "mais perigosa do mundo" é reinaugurada

Caminito del Rey, na Espanha, foi fechada após deterioração e acidentes. Agora, o governo espanhol espera atrair milhares de aventureiros dispostos a cruzar dois grandes desfiladeiros.

O Caminito Del Rey está com cara nova e governo espanhol promete mais segurança (Foto: Getty Images)
O CAMINITO DEL REY está com cara nova e Governo Espanhol promete mais segurança. 
Por mais de uma década, um passagem entre dois desfiladeiros de Andaluzia, Espanha, causava temor e repulsa por ser descrita como "a mais perigosa do mundo". Um grande projeto de reconstrução e reestruturação, no entanto, fará com o público a conheça de outra forma. Reaberto desde o dia 28 de março, o Caminito del Rey proporciona um passeio entre pedras e montanhas, a 100 metros acima do rio Guadalhorce.

O Caminito Del Rey corta os desfiladeiros dos cânion Chorro e Gaitanejo, que se destacam em Málaga, cidade da Andaluzia. O caminho foi construído originalmente em 1905 para dar acesso a duas cachoeiras, onde trabalhariam funcionários do que seria uma hidrelétrica. Diz a história que o caminho assim ficou conhecido porque, lá em 1921, o rei Afonso XIII precisou cruzar o sinuoso caminho durante a inauguração. A tarefa continuou desafiando os transeuntes que por lá se aventuram nas décadas seguintes. 

Caminito del Rey, no início do século XX (Foto: Divulgação Caminito del Rey)
CAMINITO DEL REY, no início do século XX
O caminho é tortuoso: a calçada foi construída manualmente, encravada nas rochas do cânion, possui apenas um metro de largura.  Ao longo do século, no entanto, o caminho foi se deteriorando - não recebeu manutenção devida - e acabou ganhando uma má fama após ser palco de dois acidentes fatais, em 1999 e 2000. Foi então que o governo demoliu a entrada e e os acessos.
A reabertura vêm após anos de reconstrução, iniciados em 2011, que consumiu um investimento do governo da ordem de 5,5 milhões de euros (cerca de R$ 18 milhões), segundo o El País. A rota total é de 7,7 quilômetros, mas a nova configuração traz "apenas" 2,9 quilômetros de rotas. O trecho mais famoso inclui a ponte Balconcillo de los Gaitanes, que cruza, 100 metros acima, o rio Guadalhorce. Durante a caminhada, é possível ver também um moderno trem cruzando os desfiladeiros. Sob aqueles trilhos, cruzou uma ferrovia inaugurada em 1866 e que foi fundamental para o desenvolvimento de vilas, cidades e negócios da região. 
A entrada do Caminito será gratuita por seis meses, contabilizados a partir do dia 1 de abril. Só é preciso agendar previamente no site e uma certa dose de coragem. 
Caminito Del Rey: Calçada foi construída encravada na montanha (Foto: Getty Images)
CAMINITO DEL REY: calçada foi construída encravada na montanha 
Turistas observam altura, em instalações recém-inauguradas (Foto: Getty Images)
Turistas observam altura, em instalações recém-inauguradas
É possível avistar o trem da ferrovia que corta o desfiladeiro - e cujos trilhos hoje passam um moderno trem (Foto: Getty Images)
É possível avistar o trem da ferrovia que corta o desfiladeiro e cujos trilhos hoje passam um moderno trem. 
Sinuoso caminho de Caminito Del Rey, conhecido com um dos mais perigosos do mundo (Foto: Getty Images)
SINUOSO CAMINHO DE CAMINITO DEL REY, CONHECIDO COM UM DOS MAIS PERIGOSOS DO MUNDO (FOTO: GETTY IMAGES)

Revista Época Negócios 

Nenhum comentário: