quarta-feira, 1 de abril de 2015

A cidade no Alasca onde a população inteira vive debaixo do mesmo teto

Whittier, Alasca (Foto: Flickr/Jessica Spengler/Creative Commons)
Whittier, no Alasca, tem somente 218 habitantes
Na pequena cidade de Whittier, no Alasca, quase todos os 218 moradores dividem a mesma casa. Cercada por montanhas e pelo mar, a região é tão isolada que só é possível acessá-la usando o maior túnel de apenas uma mão da América do Norte, que se estende por 4 km. A passagem alterna direções a cada meia hora e funciona das 5h30 às 23h.

O edifício Begich Tower abriga praticamente a cidade inteira, incluindo o departamento de polícia local, uma escola, um playground, duas lojas de conveniência, uma pousada, uma lavanderia e os correios. A igreja local realiza os batismos em uma piscina inflável no porão do prédio e as crianças podem simplemente bater na porta de seu professor à noite para pedir ajuda com a lição de casa.

A cineasta Mary Katzke, do município de Anchorage, no mesmo estado, recentemente decidiu desenvolver um projeto sobre a cidade e o cotidiano de seus habitantes. "Essa comunidade sempre foi interessante graças a sua principal moradia ser uma única torre - a Begich", disse ao DailyMail. "Os residentes atuam no porto, como mecânicos de barcos, na cidade ou dirigem até locais vizinhos para trabalhar."

O edifício Begich Tower, com 14 andares, foi inaugurado em 1953 pelo exército norte-americano, mas passou para civis alguns anos mais tarde, quando as tropas deixaram a cidade. Embora Whittier seja bastante calma durante os meses de inverno - que é brutal na região -, a história é outra no verão. Estima-se que 900 mil turistas passem pela cidade em cruzeiros durante os meses mais quentes, quando o lugar desfruta de até 22 horas de luz solar.

Whittier, Alasca (Foto: Wikimedia Commons)
Turistas passam pela região de cruzeiro

Época Negócios

Nenhum comentário: