domingo, 22 de março de 2015

9 profissões que vão bombar no futuro

1.AGROECOLOGIA
A missão do profissional de agroecologia é propor soluções, como políticas públicas e inovações tecnológicas, para tornar as atividades agrícolas cada vez mais sustentáveis. É ele quem irá trabalhar na produção de alimentos orgânicos, propor formas de inclusão social de comunidades produtoras ou ainda atuar em reservas extrativistas de madeira certificada. De acordo com informações da Secretaria Nacional de Juventude, o governo brasileiro destinará até 35 milhões de reais para cursos de Agroecologia e criação de centros culturais no campo. Essas ações fazem parte do Programa de Fortalecimento da Autonomia Econômica e Social da Juventude Rural.

2. ENGENHEIRO DE PETRÓLEO
De acordo com um estudo publicado pelo grupo Laureate, multinacional de educação que é dono de 50 universidades em 20 países, aumentaram as possibilidades de trabalho na área de petróleo nos últimos anos com os projetos de exploração do pré-sal. O setor deve gerar 1,7 milhão de empregos até 2020. O curso de engenharia de petróleo prepara o profissional para atuar nas áreas de exploração, perfuração e produção e nos segmentos de processamento, distribuição, comercialização e transporte. Outras frentes de atuação são a venda do petróleo para clientes nacionais e internacionais e estudos de logística.

3. GERONTOLOGIA
Nos próximos cinquenta anos, o número de idosos no Brasil deve quadruplicar e vir a representar um quarto da população brasileira, segundo projeção do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). São os gerontólogos que garantiram que essas pessoas da terceira idade tenham melhor qualidade de vida. Diferentemente do geriatra, médico especialista na saúde das pessoas idosas, o profissional se dedicará a planejar e implementar ações para aumentar a qualidade de vida dos idosos, no contexto social ou da saúde.

4. BIOTECNOLOGIA
Cabe ao profissional de biotecnologia pensar e criar novas tecnologias e processos para o desenvolvimento de produtos medicinais, farmacêuticos, cosméticos e outros, que estimulem avanços na área da saúde. Na biomedicina, o biotecnólogo pode atuar no desenvolvimento de vacinas. Já na agroindústria, cuida da produção pecuária e desenvolve bioinseticidas e sementes. A pesquisa científica em universidades também ganha força nesta área.

5. GERENTE DE INOVAÇÃO
Algumas empresas já têm um profissional dedicado a gerenciar a inovação dos produtos e marca. E esse cargo tende a ganhar ainda mais evidência nos próximos, conforme crescem a busca pelos lançamentos que proporcionem vantagens de mercado, a otimização de tempo e o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas que ajudem as empresas a economizar dinheiro. O objetivo do gerente de inovação é detectar as tendências de consumo antes da concorrência. Ele pode atuar em institutos de pesquisa e agências de construção de marca e de publicidade.

6. FISIOTERAPIA GERIÁTRICA
Graças à maior expectativa de vida dos brasileiros, em 2025, quando a população brasileira estiver estabilizada em torno de 250 milhões de habitantes, haverá aproximadamente 32 milhões de idosos. A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que o funcionamento das políticas públicas do país esteja de acordo para garantir os direitos básicos desta faixa da população. E quem oferecer serviços a eles só tem a ganhar. Lugar para trabalhar não faltará: hospitais, clínicas, asilos, academias, clubes. E ainda dá para montar sua agenda de pacientes e atender em domicílio.

7. ENGENHEIRO HOSPITALAR
Uma regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) obriga hospitais brasileiros a ter equipes de engenharia clínica, o que deve aumentar a busca por especialistas neste assunto nos próximos anos. Os engenheiros hospitalares ou clínicos são responsáveis por definir o tipo de equipamento certo para atender a necessidades distintas. Ele faz desde o planejamento até a análise do que comprar, além de auxiliar no uso e na manutenção.

8. PROFISSIONAL DE CROWDSOURCING

O termo "crowdsourcing" apareceu pela primeira vez num artigo escrito pelo jornalista Jeff Howe para a revista americana Wired. Trata-se da junção das palavras crowd (multidão) e outsourcing (terceirização). Significa "usar a inteligência coletiva para resolver problema e projetos de baixo custo". E o melhor: tudo pode ser feito em grupo pelas internet. Os empresários recorrerem ao crowdsourcing para definir a melhor imagem para a sua marca ou mesmo para criar um produto pensado num público específico. Os especialistas nesta área reúnem as informações dos internautas e ajuda a colocar o projeto em prática.

9. ENGENHEIRO DE ENERGIA
A corrida pela busca de tecnologias e recursos energéticos renováveis não acaba nunca. As empresas de energia públicas ou privadas, os escritórios de consultoria em engenharia e agências reguladoras já estão atrás de profissionais capacitados na área de engenharia de energia. São eles quem irão planejar e desenvolver sistemas de geração, transmissão, distribuição e uso de energia tradicional ou renovável. Além de realizar avaliações, emitir laudos e pareceres técnicos.

Conteúdo de NOVA

Nenhum comentário: