terça-feira, 17 de março de 2015

5 Dores do corpo que não devemos ignorar nunca

Sentir uma dor ou outra no dia-a-dia faz parte da vida de todo mundo, seja para quem trabalhou duro o dia inteiro ou para quem sentou de mal jeito por 12 horas em frente ao videogame.

Porém, nem toda dor vem da má postura - apesar de que, a longo prazo, sentar de mal jeito hoje pode te fazer ter uma vida bem mais difícil amanhã.

A médica Leigh Vinocur diz que é importante confiar no instinto, e procurar um médico assim que sentir uma dor não muito habitual para você. Para não vacilar, que tal ficar atento a algumas dores específicas que podem justificar uma visita ao médico?

1. Dor na perna/panturrilha

Pode indicar: Trombose venosa profunda, formação de coágulos (trombos) no interior das veias das pernas.
Se você passou por uma cirurgia recentemente, encontra-se em repouso na cama, ou é mulher e está em controle de natalidade, consulte um médico imediatamente ao sentir dores e cãibras nas pernas. A doença também pode pegar pessoas que estiveram sentadas a longas horas em espaços apertados, como poltronas de ônibus e avião.
É importante fazer exames médicos assim que notar algo errado, no caso da trombose o coágulo pode se transferir para o pulmão e causar embolia pulmonar.
leg-pain

2. Forte dor nas costas

Pode indicar: Dissecação aórtica, um rasgo na artéria aorta que permite ao sangue criar um falso canal.
Se você é hipertenso ou possui alguma doença do tecido conjuntivo, como a síndrome de Marfan, preste atenção. A dissecação aórtica pode fechar artérias e causar Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), paralisia e insuficiência renal.
126440698_backpain_blog-780x519

3. Dor abdominal intensa

Pode indicar: Ruptura de gravidez ectópica, ou seja, fora do útero.
Uma gravidez ectópica é aquela que se instala fora do útero (nas trompas ou na cavidade abdominal), e geralmente acontece com mulheres que usam métodos contraceptivos (como DIU) ou que estão em tratamento de fertilidade. Por isso, o primeiro exame pedido no caso de dores abdominais é um teste de gravidez.
Como não é possível o feto sobreviver ali, a gravidez eptópica irá causar danos no corpo da mulher, podendo resultar em uma hemorragia fatal.
Acute-Abdominal-Pain3

4. Dor de dente severa

Pode indicar: Angina de Ludwig, infecção nos tecidos da boca e do pescoço.
Uma dor intensa que se espalha da boca para o pescoço pode ser sinal de uma infecção. Se você sentir seu pescoço inchar, a pele ficar vermelha e a voz soar engraçada, fique alerta. Você também poderá babar e não conseguir engolir a própria saliva. Pode acontecer após um trauma oral (como queda e consequente ferida na boca).
Top 10 causes of toothache

5. Forte dor de cabeça

Pode indicar: Acidente Vascular Cerebral (AVC), rompimento de um vaso cerebral.
A dor de cabeça pode vir forte, mas nada se compara a um sangramento no cérebro. Nesse caso, a intensidade máxima da dor por vir em apenas alguns minutos, e de repente você poderá estar rolando pelo chão. Pressão arterial elevada pode ser um perigo, e pessoas com histórico familiar relacionado a acidentes vasculares também devem ficar atentas.
about-bruxism

Vale ressaltar que fazer diagnóstico por conta própria é um perigo! Consulte sempre um especialista.

Paulo Finotti - BOL

Nenhum comentário: