quarta-feira, 17 de setembro de 2014

No consultório: saiba quais dúvidas tirar com cada tipo de médico

1. No cardiologista

Como posso começar a proteger meu coração já?

Conheça o top 5 de vilões do seu coração: excesso de peso, hipertensão, diabetes, colesterol ruim elevado e cigarro. "Esses fatores favorecem a formação de placas que obstruem as artérias, aumentando o risco de infarto e derrame", diz a cardiologista Maria Rivera, presidente do Departamento de Cardiologia da Mulher da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Para ficar zerada, pratique pelo menos 30 minutos de atividades físicas por dia. Não é fã de academia? Use um pedômetro para calcular sua meta diária para fugir do sedentarismo: 10 mil passos. E evite alimentos ricos em gordura trans e saturada, como frituras, embutidos e leite integral, que aumentam o colesterol.


2. No endocrinologista

Qual é meu peso ideal?

Por mais que o espelho diga muito sobre seu corpo, é uma conta matemática que determina, em vias gerais, se você está no seu peso ideal - ou abaixo ou acima dele. O dedo-duro em questão é o índice de massa corporal (IMC): o valor do seu peso dividido pela sua altura ao quadrado. Por exemplo, se você tem 60 quilos e mede 1,60 metro, o cálculo é 60 : 1,6 x 1,6 = 23. "Para mulheres, o recomendado é que o resultado fique até 25", diz a médica Dolores Pardini, presidente do Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem).


3. No oftalmologista

Produtos de beleza podem prejudicar meus olhos?

Podem! "Os problemas mais comuns causados pelo mau uso de cosméticos são a alergia e o olho seco (alteram o pH da lágrima e aumentam a evaporação), que levam a irritação, inflamação e até alterações da córnea", diz Tania Schaefer, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO). Mas não se preocupe, não vamos dizer para você abandonar a máscara para cílios recém-comprada. Basta tomar alguns cuidados antes, durante e depois de se maquiar: não deixe nenhum produto em contato com os olhos; retire o make com movimentos de fora para dentro, em direção ao nariz; não aplique cremes e protetor solar nas pálpebras para que não escorram dentro dos olhos; e use apenas cosméticos oftalmologicamente testados.

O que faz minha visão piorar?

Hábitos bastante comuns do seu dia a dia causam danos aos seus olhos, como o uso frequente de computador, celular e tablet. "Diante da tela desses aparelhos, os músculos oculares ficam constantemente contraídos e o número de piscadas diminui. Isso dá uma sensação de cansaço visual e ressecamento", diz a oftalmologista Lara Murad Bichara, do Rio de Janeiro. Dê descanso aos gadgets.


4. No nutrólogo

Estou me alimentando bem?

Você já tem noção de que pastel frito é do mal e um prato cheio de verduras é do bem. O difícil é saber se está ingerindo os alimentos na proporção certa. Sua missão: fazer anotações diárias de cada refeição para descobrir em quais pontos precisa melhorar e discutir com seu médico. "É importante ter consciência do que come porque uma alimentação desequilibrada pode desencadear doenças, como obesidade, diabetes e câncer", diz o nutrólogo Guilherme Giorelli, diretor da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). Segundo o especialista, a quantidade dos alimentos vai depender do seu estilo de vida (se você malha, por exemplo, vai consumir mais energia), mas, no geral, suas refeições devem ser divididas assim: 40 a 60% de carboidrato, 30% de proteína e 15% de gordura.

Como está a minha composição corporal?

É ela que mostra exatamente do que seu peso é composto: quanto dele é massa magra e quanto é gordura. A proporção varia de acordo com a idade, mas, no geral, o ideal é que a gordura não ultrapasse 25% do total. "Em excesso, ela favorece a obesidade e uma série de doenças inflamatórias que podem causar diabetes e problemas cardiovasculares", diz Giorelli. "Já a baixa taxa de gordura está ligada à ausência de menstruação e a lesões ósseas, como a osteoporose."


5. No dermatologista

Qual é meu tipo de pele?

Saber qual é a principal característica dela é o ponto de partida para definir os cuidados do dia a dia e que tratamentos fazer no consultório - e também ajuda a evitar problemas! "Por exemplo, peles sensíveis ficam vermelhas ou ardem com facilidade. Por isso, o ácido retinoico não é recomendado", diz a dermatologista Denise Steiner, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Já as mistas não devem receber produtos muito oleosos nem os que deixem a pele seca demais. As oleosas só podem usar protetor solar que tenha toque seco, enquanto as secas devem ser rigorosas com a hidratação.

Dá para eliminar sinais do envelhecimento?

Claro! Fazer um pouco mais pela sua pele do que apenas lavar, tonificar e hidratar vai deletar alguns sinais que entregam sua idade. Inclua na rotina um creme para a área dos olhos, uma máscara tensora, um sérum, um clareador ou... tratamentos anti-idade no consultório! De acordo com Denise, em regras gerais, peelings e alguns lasers (como a luz pulsada e o laser de Erbium Yag, que faz uma descamação superficial na pele) estão liberados a partir dos 20 anos. Entre os 30 e os 40, as mulheres costumam fazer as primeiras aplicações de preenchimento e de toxina botulínica (disfarça ruguinhas) e, a partir dos 40, o laser de CO² e o ultrassom focado entram em cena. "Todos os tratamentos são indicados levando em consideração o perfil exato da pele da paciente: tipo e nível de sinais", diz Denise.

Conteúdo NOVA COSMOPOLITAN

Nenhum comentário: