sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Ré sem mistérios

Saiba como realizar essa manobra de forma segura e simples.
Manobrar de ré é o tipo de ação que parece básica na teoria, mas, na prática, pode fazer até os motoristas mais experientes transpirarem. Não é para menos. São muitos os pontos a que se tem de ficar atenta: os espelhos retrovisores, os pedais de embreagem, freio e acelerador, o tamanho do carro e toda a movimentação ao redor dele. Ufa! No entanto, pequenos detalhes podem facilitar a manobra e dar ainda mais segurança. Por isso, da próxima vez que engatar a ré, lembre-se das dicas a seguir.
Quando usar a ré
“De acordo com o Código de Trânsito, só é permitido transitar de marcha a ré na distância necessária para fazer pequenas manobras de forma a evitar riscos”, alerta Roberto Manzini, proprietário de um centro de pilotagem na capital paulista. Ou seja, reserve essa marcha para manobras de estacionamento ou para sair de uma situação específica em que o trânsito parou. Percorra, no máximo, 4 ou 5 metros.

Vá devagar e sinalize
A ré coloca seu carro no sentido contrário ao fluxo e dificulta o controle que você tem dele. Portanto, mantenha uma velocidade baixa ao fazer esse tipo de manobra. Ao estacionar, é importante sempre utilizar a seta para indicar sua próxima ação. E atenção: o pisca-alerta não deve ser usado nessa situação.

De olho em tudo
É fundamental ter a visão mais ampla possível, dando atenção a tudo que acontece à frente e atrás do carro. Para não se complicar com os retrovisores, mantenha-os na mesma posição usada para dirigir. Em uma manobra para estacionar, ao se aproximar da guia, vale abaixar um pouco o espelho do lado direito para não ralar a roda.

Vire o corpo se necessário
O Código de Trânsito não obriga você a manobrar utilizando apenas os espelhos. “Eu sempre indico que a pessoa vire o corpo para trás, colocando a mão no assento do passageiro, pois assim ela tem mais visibilidade”, sugere Luciano Gomide, responsável técnico de uma escola de pilotagem no Rio de Janeiro. Isso é especialmente útil para quem dirige carros pequenos ou sedans e ajuda a dar uma perspectiva melhor do espaço ocupado pelo automóvel.

Carros grandes
Caso seu carro seja grande e alto, como os SUVs ou as picapes, pode haver maior dificuldade para enxergar a traseira do automóvel ao virar o corpo. Utilize as tecnologias oferecidas por esse tipo de automóvel, como sensor ou câmera de ré, para visualizar obstáculos fixos e móveis, como pilastras e pedestres.

Sentido oposto
Tenha sempre em mente que, de ré, a frente do carro vai para o lado contrário ao que você está virando o volante. Se você quer ir para a direita, vire o volante para a esquerda e vice-versa.

Está na dúvida?
Se não sabe o que está fazendo de errado na hora de manobrar, pare e saia do carro para entender a situação. Dar uma olhada de fora também dá a dimensão real do tamanho do automóvel e da vaga.

Conteúdo De carona com elas

Nenhum comentário: