sábado, 30 de agosto de 2014

O fim do seu vício em 30 dias

Se você adora café, tem sempre um chocolate na gaveta, não desgruda do cigarro ou de um drinque, é forte candidata ao nosso programa intensivo de desintoxicação.


Como controlar seus vícios 

Caso: álcool

"Bebo muito nos fins de semana. Começo na sexta-feira, depois do trabalho, e vou até domingo. Não sei a hora de parar e nunca acho que estou bêbada. Às vezes, não me lembro de nada no dia seguinte. Sofro com dores de cabeça e de estômago. Acho que preciso aprender a beber socialmente, sem passar dos limites." — Heloisa Melo, 28 anos, analista de importação
O médico Dartiu Da Silveira orienta: você, que bebe esporadicamente, pode tomar até três doses de destilado. Vale lembrar que o álcool demora mais tempo para ser metabolizado pelo organismo feminino - o que aumenta as dores de cabeça e de estômago. Sugiro evitar situações que incitem a sua vontade de beber.
Diário de desintoxicação
Semana 1
No fim de semana, a primeira provação: um churrasco com amigos. Ninguém levou a sério quando disse que não estava bebendo e de dieta. Precisei ir embora mais cedo, pois percebi que algumas brincadeiras não têm a menor graça quando estou sóbria.
Semana 2       
Consegui acordar às 5 da manhã e encarar a academia. Outra surpresa: no sábado, jantei com amigos e, enquanto eles se esbaldavam na cerveja, vinho e champanhe, fiquei na água de coco. Até consegui cair na balada sem uma gota de álcool. Valeu a pena: no domingo, acordei cedo e tomei café na padaria - programa que adoro, mas nunca conseguia fazer.
Semana 3       
Visitei meus tios no interior de São Paulo. A família toda me provocou oferecendo bebidas. Confesso que não me divirto como antes, por outro lado, estou conseguindo acordar cedo aos sábados para correr no parque antes do curso de inglês - e isso vale o sacrifício.
Semana 4
Terminei com o meu namorado. Pensa que fui para o bar com as amigas afogar as mágoas? Nada! Preferi passear no parque, jantar fora e, de quebra, conheci uma turma bacana, o que me animou.
Resultado final
Pele: está mais viçosa e brilhante. Antes, era pálida.
Corpo: depois de quatro semanas sem álcool e de dieta, emagreci 8 quilos!
Humor: em vez de ficar de ressaca, acordo cedo para aproveitar o fim de semana.
Veredito de Dartiu: o álcool dificultava a regeneração celular da sua pele, conferindo o aspecto pálido de que se queixava. Já a perda de peso não está ligada à abstinência, e sim aos petiscos que parou de ingerir. Não ignore o fato de que você se diverte menos sem o álcool, o que pode ser um indicativo de depressão.

Caso: cigarro

"Sou fumante desde os 17 anos e chego a acender 16 cigarros por dia. Eles me causam tonturas, dores de cabeça, enjoos, insônia e pressão baixa - sem contar o mau hálito, o cheiro ruim das minhas roupas e o medo de câncer. Nunca tentei parar, mas acabei de terminar um namoro e percebi que fumar é uma autopunição." - Alessandra Alé, 28 anos, gerente de vendas
A psicóloga Silvia Cury Ismael orienta: você precisa transpor a dependência da nicotina, a associação do cigarro com prazer e o hábito. Engordar até 5 quilos é normal, pois existe a tendência de querer manter a boca ocupada. Prefira alimentos saudáveis, como cenoura e frutas cítricas, que ajudam a desintoxicar o organismo.
Diário de desintoxicação
Semana 1
Decidi encarar a briga só na força de vontade. Não joguei o maço fora, mas, de segunda a sábado, fumei apenas seis cigarros. No domingo, consegui resistir. Que vitória! Já sinto meus cabelos e pele menos oleosos, porém engordei 1 quilo e a ansiedade aumentou.
Semana 2       
Substituí o cigarro por chiclete sem açúcar. Estou mascando um atrás do outro. Minha dor de cabeça é constante, mas tenho ânimo para sair e até tomar vinho - sem fumar, é claro.
Semana 3       
Encontrei meu ex-namorado no MSN. Em uma hora, fumei 11 cigarros, sendo que acendi três deles do lado errado. Tive ânsia de vômito, enxaqueca e ainda sinto o gosto amargo do tabaco na garganta. Bom, a novidade é que, agora, tenho embrulho no estômago só de pensar no cheiro.
Semana 4
Fiquei com raiva por ter fumado na semana passada e finalmente joguei o maço fora. Não sinto vontade nenhuma de acender um cigarro.
Resultado Final
Pele: está clara e reluzente.
Corpo: comecei o desafio um pouco abaixo do peso, então o quilo extra foi bem-vindo.
Humor: sempre que me olho no espelho, vejo que meu cabelo, pele e sorriso estão lindos. Que mulher não ficaria feliz?
Veredito de Silvia: você fez bem em cortar o fumo devagar. Só falta deixar de apelar a ele em situações de stress. Nessas horas, a saída é beber água e fazer respiração labial, enchendo o pulmão de ar e o soltando pela boca lentamente. Sem a ação vasoconstritora do cigarro, a oxigenação da sua pele vai melhorar, ficando mais viçosa e sem rugas.

Caso: cafeína

"Gosto de café desde criança. Tomo cerca de 10 xícaras por dia, principalmente durante o trabalho. Adoro o sabor e o pique que me dá. Atualmente, ando sentindo dores no estômago e na cabeça, meus dentes estão amarelados e as mãos, às vezes, trêmulas." - Juliana Dionísio dos Santos, 24 anos, publicitária
A nutricionista Maria Cecilia Corsi orienta: a cafeína é um estimulante que deixa o sistema nervoso alerta. Para sentir seu efeito, duas xícaras de café bastam. Mais do que isso pode causar náuseas, ansiedade, dor de cabeça e palpitações. Para se livrar do vício, o ideal é diminuir as doses, substituindo o cafezinho por chás e, depois, sucos.
Diário de desintoxicação
Semana 1
Comprei chás de camomila e erva-cidreira, que ainda têm cafeína, mas em menor quantidade. Quando quero beber café, apelo para eles. De cara, já percebi melhoras: não sinto mais dores em cima dos olhos e meu sono está tranquilo.
Semana 2       
Substituí os chás por suco de laranja. Estou ótima. Pensei que me sentiria sonada, mas tenho muito pique mesmo depois de dormir tarde e acordar cedo. A azia passou completamente e tive a impressão de que meus dentes estão menos sensíveis.
Semana 3       
Ok, eu confesso. Vacilei na sexta-feira. Estava de ressaca e simplesmente precisei de uma xícara de expresso. A verdade é que, minutos depois de me deliciar com a bebida, tive uma pontinha de dor nos olhos e fiquei acelerada.
Semana 4
Estou trabalhando demais e não preciso tomar nada para me manter acordada. No entanto, mesmo tendo me livrado das dores de estômago e as de cabeça terem sumido, não quero riscar o café para sempre da minha vida. Afinal, adoro o sabor.
Resultado Final
Pele: não senti alterações.
Corpo: não tenho mais dores de cabeça ou de estômago.
Humor: definitivamente, estou mais calma. Achei que a falta de cafeína me deixaria sonada durante o dia, mas não tive problemas em me manter acordada.
Veredito de Maria Cecilia: a cafeína é vasoconstritora e pode causar dor de cabeça. Além disso, aumenta o desconforto estomacal de quem tem predisposição a gastrite. Mas não há mal algum em tomar uma xícara de café ao acordar e outra no final da tarde, de preferência diluído no leite.

Caso: açúcar

"Não passo um dia sem doces. O problema é que sempre exagero: posso comer um pacote de bolacha ou uma barra inteira de chocolate. Como sou magrinha, não me importo de me esbaldar no açúcar. Sei que não é saudável, mas como resistir?" - Natália Nobeschi, 22 anos, atriz
A nutricionista Flora Lys Spolidoro orienta: sabe por que você fica feliz depois de um bombom? O açúcar ativa a serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. Por outro lado, o organismo quebra e absorve essa energia rápido, fazendo a fome voltar logo. Para adoçar a boca, opte por frutas secas, que são mais doces.
Diário de desintoxicação
Semana 1
Minha cunhada fez bolo coberto de brigadeiro. Fiquei nervosa só de ver aquela delícia sabendo que não podia tocá-la. Precisei ir embora para me controlar.
Semana 2       
Não senti vontade de comer doces, o que é um milagre. Porém, estou descontando minha ansiedade nos salgados. Não perdi peso e meu cabelo está menos rebelde.
Semana 3       
Minha casa está repleta de tentações: pão de mel, bolos, balas, chocolates... Não consegui resistir e sucumbi a um bombom. Na hora, senti um alívio, mas logo tive dor de estômago.
Semana 4
Minha filha fez aniversário e preparei várias guloseimas. Apesar da vontade de atacar os brigadeiros, fui forte e me contentei em apenas sentir o cheiro. Aprendi a controlar minha ansiedade, mas continuo sonhando com o bolo recheado com musse de chocolate.
Resultado final
Pele: diminuiu a oleosidade na zona T.
Corpo: perdi 2 quilos e meu cabelo está brilhante.
Humor: nas duas primeiras semanas, me irritava muito. Depois, o humor voltou ao normal.
Veredito de Flora: a irritação nas primeiras semanas é sintoma da abstinência, mas seu organismo aprendeu a controlá-la. O cabelo e a pele melhoraram porque seu fígado não estava sobrecarregado metabolizando tantos doces. Você pode comê-los com moderação, de preferência depois das refeições, evitando, assim, picos de euforia causados pela liberação de serotonina - o que desencadeia a compulsão.
Conteúdo NOVA COSMPOLITAM

Nenhum comentário: