sábado, 16 de agosto de 2014

Bons hábitos em casa garantem limpeza e saúde

            
Para deixar a casa limpa e arrumada, bastam alguns produtos de limpeza e disposição, certo? Errado. As pessoas costumam cometer erros graves com a intenção de deixar a casa limpa e acabam comprometendo a saúde da família. De quebra, danificam seus móveis, eletrodomésticos e revestimentos. Dicas fáceis e práticas que vão te ajudar a limpar a casa corretamente.

Limpar o micro-ondas ou as prateleiras da geladeira com desinfetante, espalhar o pó no ambiente com a vassoura ou ainda tentar dar brilho no piso com cera são exemplos de erros comuns. “Os locais para armazenagem ou manipulação de alimentos devem sempre ter a limpeza finalizada com pano úmido para evitar contaminação”, afirma Osvaldo Logo, especialista em limpeza da House Shine.
Segundo ele, o uso de vassouras e espanadores é um dos hábitos mais ultrapassados que existem. “Varrer significa transportar a poeira de um local para o outro. Micropartículas sobem e descem, se espalhando entre móveis, cortinas, estofados e pisos”, explica.

Rinite, alergias, resfriados, inflamações, dermatites e dores de cabeça são alguns dos problemas causados pelo contato com a poeira ou com agentes químicos, presentes em desinfetantes, desengordurantes, detergentes, removedores, etc.

Confira mais alguns erros comuns:

- Micro-ondas, interior da geladeira e bancadas de manipulação de alimentos são exemplos de locais na cozinha que costumam ser limpos com produtos multiuso. O correto é usar apenas detergente neutro e em pequena quantidade, diluído em água. Se for necessário usar uma quantidade maior, deve-se fazer a retirada com pano úmido. Desinfetantes e álcool irão danificar os revestimentos com o tempo.

- Um dos maiores enganos na limpeza de salas e quartos é a utilização de ceras e removedores nos pisos. Laminados, porcelanatos, pisos vinílicos e carpetes de madeira são exemplos de revestimentos que já possuem um acabamento de fábrica e por isso dispensam produtos para dar brilho. Basta usar um pano limpo e para lustrar. O uso de ceras e removedores favorece que os pisos escureçam com o tempo, pois permite que a poeira grude nas superfícies. Com isso, o efeito momentâneo de brilho passa em pouco tempo deixando apenas uma película de produto impregnado com poeira.

- Especialmente em quartos de crianças e idosos, que têm a saúde mais frágil e normalmente são mais suscetíveis a alergias e problemas respiratórios, o uso de agentes químicos deve sempre ser evitado. Após o uso do aspirador de pó, o pano úmido antibacteriano é suficiente para limpar pisos e móveis. Se for necessário limpar manchas com detergentes ou outro tipo de produto, deve-se sempre passar o pano úmido ao final do processo.

- Cultivar o hábito de dar descarga com a tampa da privada fechada é o primeiro passo para diminuir o nível de bactérias no ambiente. Um erro comum em relação a banheiros é utilizar muita água para limpar. Muitos têm o hábito de deixar o banheiro “de molho” com água sanitária para matar fungos e bactérias, sendo que o ideal é manter o local o mais seco possível. Outro ponto é que o uso de cloro ou água sanitária mata bactérias momentaneamente. Os desinfetantes, sim, têm efeito prolongado, preservando o ambiente por até 24 horas. Pode-se utilizar cloro apenas uma vez por mês, com o intuito de clarear rejuntes. O uso contínuo promove a oxidação dos materiais.

Por Universo Jatoba

Nenhum comentário: