segunda-feira, 18 de agosto de 2014

5 ideias para um fim de semana com gosto de férias!

Quem disse que você precisa ir longe para acabar com a rotina maçante, esquecer os problemas, respirar novos ares e voltar renovada ao trabalho? Aqui tem alguns programas para um sábado ou domingo na sua cidade.

Viajar é bom demais, ninguém duvida. Mas você não precisa fazer as malas para usufruir das maravilhas que as férias proporcionam. Para recarregar a bateria sem investir numa viagem ou ficar semanas longe de casa, a saída é fazer um sábado ou domingo render dias e dias de pura liberdade. 

Como? Fugindo do feijão-com-arroz. Isso significa sair da rotina e provar novos ares, novos sabores, novas sensações para aguçar nossos cinco sentidos - sim, a visão, a audição, o tato, o paladar e o olfato são os canais pelos quais nós experimentamos tudo o que vivemos. "Ao registrar cada experiência de forma multissensorial, arquivamos aquela emoção com maior intensidade. 

A felicidade do momento fica na memória", explica Ana Alvarez, autora do livro Deu Branco (Editora Record). Tem mais: toda vez que você busca uma alternativa inusitada, solicita conexões diferentes no cérebro. O resultado é mais criatividade e jogo de cintura para encontrar soluções quando voltar à correria do trabalho. Para ajudar, a gente criou um roteiro de prazer com programas simples, mas surpreendentes. Faça chuva ou sol, você vai se divertir e chegar ao ano novo renovada.

1. Bata pernas no museu e abra a cabeça

Fuja do shopping. Passar a tarde num museu sempre agrega novos conhecimentos e (bônus!) você não corre o risco de estourar o cartão de crédito. Acredite, um programa cultural não precisa estar relacionado com obrigação de se informar, aprender, melhorar... "É importante que a atividade seja prazerosa e não tenha nada a ver com o seu trabalho", lembra Maria Fernanda Urbano, psicóloga do Centro Psicológico do Stress, em Campinas (SP). Por isso, escolha uma exposição que faz o seu estilo. Vale moda, quadrinhos, pintura, escultura, teatro, decoração, desenho... 

Se chover: não tem muita desculpa, pois museu dá para ir até na chuva. Mas, se bater a preguiça de sair por causa da trovoada, tudo bem: a ordem é fazer o que der na telha. Escolha, então, um bom livro para ler em casa. 

2. Caminhe e explore as ruas do seu bairro

De casa para o trabalho, do trabalho para casa. No dia a dia não sobra muito tempo para desbravar o bairro: parar naquela lojinha que abriu na esquina, tomar um café na padaria, se perder por ruas pelas quais você nunca passou e observar a arquitetura, jogar conversa fora com os vizinhos... "É uma delícia quando encontro um lugar novo na vizinhança. Sinto que tenho um segredinho para contar às amigas", diz Giovana Hasler, estilista que escolheu a Vila Madalena, um bairro multicultural de São Paulo, para montar o seu ateliê. Enquanto caminha, sem pressa nem compromisso, aproveite para escutar suas músicas prediletas. 

Se chover: curta uma deliciosa sessão sofá. Quantas vezes você não disse que daria tudo para ficar em casa vendo sessão da tarde e comendo pipoca? Aproveite a promoção da sua locadora e leve três (quatro, cinco) vídeos ou DVDs de uma vez só. 

3. Almoce fora e experimente novos sabores

Conhecer um novo restaurante é bom, mas convocar o amado ou as amigas para um piquenique pode ser mais bacana ainda. Marque o encontro num parque da sua cidade — de preferência num local que você nunca foi. Cada convidado leva uma iguaria para não dar trabalho. A nutricionista Marcia DalMedico, do Spa Jardim da Serra, em São Pedro (SP), sugere rechear a cesta com frutas frescas fatiadas, frutas secas, biscoitos com gergelim, geléia e até o seu chocolate predileto (porque ninguém é de ferro). "São alimentos ricos em carboidrato, o que aumenta a sensação de bem-estar e cria um clima perfeito para a confraternização", explica. 

Se chover: reúna os amigos e organize uma noite típica. Vale culinária árabe, italiana, indiana, nordestina... o importante é abusar dos temperos e especiarias. Experimentando novos sabores ou combinações exóticas, você viaja por vários países e suas respectivas culturas sem sair de casa. 

4. Curta o prazer que uma aventura garante

Ninguém precisa ser radical para sentir a adrenalina contagiando o corpo com uma onda de euforia. Experimente trocar os 45 minutos de caminhada na esteira da academia pelo mesmo tempo pedalando uma bike - ao ar livre! "Além de tirar férias do seu treino habitual sem parar de malhar, fazer uma atividade física diferente trabalha músculos que você não estava acostumada a estimular", enfatiza Alméris Armiliato, consultor de fitness da Inner, em São Paulo. 

Se chover: faça uma aula-teste de ioga, salsa, flamenco, kung fu, tênis, natação... Muitas escolas ou academias permitem experimentar um dia do curso antes de pagar. Com a nova prática, você ganha maior motivação (quem sabe não era isso que faltava para continuar malhando com regularidade?) e ainda aumenta seu círculo de amizades. 

5. Aproveite para se inspirar com flores

Você vive de olho no relógio? Então, espaireça ao comprar um lindo buquê para colorir a casa. A escolha de uma banca de flores não é casual. Assim como numa feira livre, as plantas aguçam principalmente dois dos nossos sentidos: visão e olfato. As nuances e combinações de cores surpreendentes animam a sua criatividade. Já os aromas podem desengavetar boas memórias e trazer à tona momentos de pura felicidade. "A angélica tem um perfume marcante que ajuda a acalmar", sugere Sâmia Maluf, aromaterapeuta de São Paulo. 

Se chover: monte um álbum de fotografias no estilo "meus melhores momentos de vida". Vale utilizar técnicas de scrapbooking e decorar as páginas com recortes de papéis coloridos, balões com frases divertidas e montagens. Enquanto dá asas à imaginação, deixe um aromatizador aceso com algumas gotinhas de óleo essencial de lavanda. Esse cheiro equilibra o corpo e a mente.

Conteúdo BOA FORMA

Nenhum comentário: