quinta-feira, 31 de julho de 2014

Conheça o significado esotérico dos adornos no corpo

As pessoas usam adornos desde a antiguidade e em muitos casos isso foi associado aos ritos destinados a atrair a proteção dos deuses. Na sociedade moderna pode ser visto como o símbolo da promessa, abundância e prosperidade.

Presentear alguém com uma joia representa o desejo de um vínculo permanente. Desde os tempos mais remotos, as joias eram usadas como símbolo de status ou respeitadas como talismãs para trazer boa sorte. A palavra bijou (joia) e joyau (joia, gema), deriva do vocábulo francês arcaico joie (alegria). Irá significar o que você verdadeiramente está desejando ao outro: júbilo e contentamento.

Cada vez que alguém compra um adorno para o corpo, além de proporcionar a beleza, está desejoso espiritualmente para inaugurar um acontecimento, viver um novo ciclo, encerrar uma fase ruim para começar uma nova. Tanto que, presentear, em francês, étrennes sugere estrear, ou seja, solenizar "o começo do novo". Quando escolhemos um presente para nós, estamos envolvidos em uma emoção diretamente ligada ao coração. O princípio básico de presentear é a satisfação e a vontade de agradar a nós mesmos.

O ornamento torna-se especial quando é feito pelas próprias mãos, pois está impregnado de amor e de certa forma, se torna uma espécie de talismã mágico protetor. Leia a seguir o significado espiritual do uso de adornos no seu corpo.

Brincos / alargadores
Usado em todas as culturas por mulheres e homens, o simbolismo do brinco está relacionado ao elo que é fechado e, através do fecho, a autodefesa. Em algumas regiões da África, isso é levado tão a sério que é possível identificar as mulheres comuns das sacerdotisas através dos diferentes tipos de brincos chamados bularwah, cujo significado é “o portador de almas”. Ao presentear brincos a alguém está dizendo: “lembre-se que é meu melhor amigo”. No sentido amoroso: “você é só meu/minha”. A definição para os alargadores é a mesma.

Colar
Na antiguidade, além de ser utilizado como ornamento, significava “expressar uma função ou uma dignidade”'. O colar é o símbolo da segurança e do elo protetor espiritual. No sentido cósmico, representa a redução do “múltiplo ao Uno”, ou seja, quem o usa indica que tem o poder de colocar as coisas no seu devido lugar e ordem (faraós, sacerdotes hebreus ou os mestres maçons se identificam através de colares). A mensagem esotérica contida quando presenteamos um colar a alguém significa: “respeito seu conhecimento”. No sentido amoroso, significa: “sou submisso ao seu amor”.

Pulseira
Usada no braço, representa o símbolo da força, socorro atendido e proteção. É a expressão da atividade. O braço é considerado como o prolongamento do espírito e a pulseira tem sua função simbólica de proteger. Quando presenteamos alguém com uma pulseira significa: “você é de minha confiança”.

Tornozeleira
Para os chineses, o tornozelo representa a parte íntima do corpo, especialmente nas mulheres. De acordo com a delicadeza do tornozelo, é possível revelar as habilidades na relação sexual. Para os gregos e romanos, era o ponto de fixação das asas, tal qual o deus Mercúrio que simboliza a comunicação, a sublimação e a elevação. Ao presentear alguém com esse tipo de joia, está dizendo: “sigo você por onde for”.

Piercing
O significado do piercing é similar ao uso do brinco que remete a ideia de preservação e autodefesa.

Boca: (lábio superior/inferior): manifesta a sensualidade e a tendência artística. Pode ser teimoso e não aceita a imposição ou as críticas de ninguém.

Nariz: esotericamente está dizendo: “sou dono do meu próprio nariz” e revela a inquietação, a liberdade juvenil e as possíveis mudanças de residência, cidade ou país.

Pálpebra direita/esquerda: ao colocar um piercing em uma das pálpebras indica que a pessoa é reservada e sábia. Denota alguém que tem boa intuição, generosidade, maturidade e perfeccionismo.

Orelha (direita/esquerda): sob uma aparência discreta, significa a sexualidade intensa e o temperamento bastante agitado. É uma pessoa que não se deixa influenciar pelos outros.

Peito (peitoral masculino e seios femininos – direito/esquerdo): os mamilos revelam a doação e um piercing nesse local pode ser uma espécie de defesa para não confiar nas pessoas.

Anel
Existe um significado espiritual na escolha dos dedos onde colocamos os anéis. A mística oriental acredita que irão estimular determinados centros de energia, conhecidos como chacras. No plano esotérico possui poderes mágicos. É o protetor simbólico de algo, objeto ou alguém que guarda um tesouro ou um segredo. Se você tem um relacionamento, terá o desejo de sacramentá-lo com o uso de um anel.

Usado pelos casados, tem a função de ambivalência de unir e, ao mesmo tempo, isolar. Ao presentear alguém com um anel, quer dizer: ”quero me unir a você”.

- Anel no dedo mínimo
Se você gosta de usar um anel nesse dedo demonstra que a sua sexualidade tem um papel importante na sua vida. É uma pessoa atraente, sedutora e carismática. Ao utilizar um anel (mão esquerda ou direita) ficará protegido contra pensamentos inferiores como a inveja. Se desejar, use-o com pedras negras como a turmalina ou hematita.

- Dedo anular
Quem gosta de usar anéis no anular é bondoso e está sempre preocupado com os problemas alheios. É um defensor do amor e da família. Além disso, tem ótima capacidade de expressão. Pedras sugeridas para incrustação: citrino, quartzo verde, esmeralda e âmbar.

- Dedo mediano
Se você tem o costume de usar anéis no dedo mediano, pode sentir cansaço especialmente depois de frequentar um lugar movimentado. Já ocorreu de tirar o anel do dedo anular e transferi-lo para o mediano? Isso é um indicativo de que você se sentiu incomodado por uma energia contrária, tal qual a inveja. Procure usar anéis com pedras de quartzo-rosa ou ametista.

- Dedo indicador
Este dedo está associado ao símbolo do poder. Quem usa anéis neste dedo demonstra que é do tipo dominante, dotado de bom gosto e impõe respeito. É atraído por produtos caros. Gosta de negociar e sempre obtém lucro em suas transações comerciais. As pedras mais indicadas são lápis-lazúli ou água marinha.

- Dedo polegar

Se você gosta de usar anéis neste dedo, é alguém que preza a liberdade, especialmente de expressão. Demonstra ter respeito a todos os assuntos e pode ser considerado um universalista. O ideal é usar anéis com uma pedra de cristal de quartzo translúcido.

Monica Buonfiglio

Nenhum comentário: