quinta-feira, 5 de junho de 2014

As dez maiores rivalidades do futebol internacional

Rivalidade e futebol sempre existiram juntos. E não poderia ser de outra forma, quando o assunto é a paixão por determinado clube e a vontade de vencer. Mas, em alguns casos, a disputa ultrapassa as linhas do gramado e torna-se perigosa.

10. Milian vs. Inter de Milão


No início, existia apenas o Milan. Até que a diretoria começou a discordar em diversos pontos e se dividiu. Aqueles que queriam abrir espaço para a entrada de jogadores estrangeiros decidiram criar outro clube: a Inter de Milão. A principal meta do novo time passou a ser, então, montar uma equipe competitiva para derrotar aquele que viria a ser seu maior rival na Itália. Inter ganhou o estigma de “time dos ricos”, enquanto o Milan ficou conhecido como o “clube dos pobres”.

9. Estrela Vermelha vs. Partizan Belgrado


Em 2009, o brasileiro Cléo, que já jogou pelo Atlético-PR e agora atua no futebol sérvio, trocou o Estrela Vermelha pelo rival Partizan. Foi o primeiro jogador a arriscar tal feito nos últimos 20 anos. O resultado? Recebeu ameaças de morte e teve de mudar a rotina de sua família. Esse é apenas um dos muitos fatos que ilustram a grande rivalidade do maior clássico da Sérvia. Ambos os times foram fundados em meados em 1945, no pós-guerra. Estrela Vermelha começou com um grupo de universitários que eram combatentes e defensores da velha união. Já o Partizan nasceu e se desenvolveu como o clube do exército.

8. Olympiakos vs. Panathinaikos


O futebol grego tem três grandes times: AEK, Olympiakos e Panathinaikos. Mas a maior rivalidade do país fica reservada aos dois últimos. O Panathinaikos é o time da capital, Atenas. Criado por banqueiros e comerciantes ingleses, acabou definido como o time da elite. Bem perto dali, na cidade de Pireu, o Olympiakos acabou abraçando os operários.

7. Nacional vs. Peñarol


Nacional e Peñarol brigam para definir qual time foi fundado primeiro - mesmo sabendo que o Albion é o mais antigo do Uruguai. A diretoria do Peñarol diz que o clube já existia antes da fundação do seu maior rival, mas com outro nome: CURCC (Central Uruguayan Railway Cricket Club). O Nacional, por sua vez, garante que se tratam de dois times distintos e, portanto, foi ele o primeiro a ser criado. Considerado um dos maiores clássicos da América do Sul, os dois clubes somam oito títulos em Libertadores e quatro Mundiais. Em 2000, um jogo chegou a ser encerrado após briga generalizada em que nove jogadores foram presos.

6. Barcelona vs. Real Madrid


O embate entre Barcelona e Real Madrid é, principalmente, geográfico. Representantes de Catalunha e Castela, respectivamente, os times viram a rivalidade aumentar na época da ditadura espanhola. Aos poucos, a língua catalã virou símbolo daqueles que eram contra a ditadura e que apoiavam o Barcelona. De lado oposto, o Real Madrid era o time ligado aos poderosos do governo.

5. Borussia Dortmund vs. Schalke 04


O futebol serviu para unir os povos alemães em meio às constantes guerras pelas quais o país passou ao longo da história. Mas nem tudo eram flores no mundo esportivo, e uma disputa interna começou. O Borussia Dortmund foi fundado por católicos em uma região da Alemanha de maioria protestante. No início, o clube ficou fadado à sombra de seu principal rival, o Schalke 04, de Gelsenkirchen (a cerca de 40 quilômetros de Dortmund). Eles não são os principais campeões do país, mas, por ficarem na região com maior número de habitantes, ostentam as torcidas mais numerosas – que não podem sequer mencionar o nome da cidade do time adversário, denominada como “cidade proibida”.

4. Boca Juniors vs. River Plate


Costuma-se dizer que um clássico entre os argentinos Boca Juniors e River Plate começa uma semana antes da data do jogo, e termina apenas uma semana depois. Tudo isso devido à tamanha mobilização - e provocação - dos torcedores. A maior rivalidade sul-americana em campo é ainda mais acirrada pelo contraste econômico. A imponente La Bombonera fica no bairro pobre de La Boca, em Buenos Aires. No mesmo local, foi erguido o primeiro estádio do River Plate, que depois se mudou para uma área mais nobre da capital argentina, próximo ao Rio da Prata, onde permanece até hoje.

3. Galatasaray x Fenerbahçe


Com mais de 100 anos de história, Galatasaray e Fenerbahçe fazem o maior clássico da Turquia e um dos mais tensos do mundo. A posição geográfica de Istambul serve como aperitivo até para um simples amistoso. O Galatasaray fica do lado europeu da cidade, reservada à aristocracia, enquanto a sede do Fenerbahçe está no lado asiático, onde ficavam os “plebeus”. O time da parte europeia sempre se orgulhou de ser o maior. Contudo, grandes investimentos atualmente estão inflando também o lado asiático.

2. Lazio vs. Roma


Em 2004, o clássico entre Roma e Lazio chegou a ser suspenso por causa de uma ameaça de morte aos jogadores que participariam da partida. A política é a maior causa da rivalidade entre as principais equipes da capital italiana. Na década de 20, os times romanos se juntaram para formar um único time, que se chamaria Roma. Anos depois, o ditador Benito Mussolini revelou ser torcedor da Lazio, que não havia se unificado aos outros clubes. Além do apoio do ditador, o time ganhou a torcida dos nacionalistas, e o proletariado socialista acabou adotando a Roma.

1. Celtic vs. Rangers


Realizado há mais de 120 anos, a Escócia tem um dos maiores clássicos do futebol mundial - e o mais violento. O confronto entre Celtic e Rangers é conhecido como “The Old Firm” (A Velha Firma, na tradução literal para o português). A polêmica fica por conta da religião, que sempre entrou em campo com os jogadores. O Celtic foi fundado por um padre católico Irlandês, em 1887, e o Rangers representa a elite protestante do país. No início, nenhum dos times aceitava jogadores de religiões diferentes - cenário que acabou sendo alterado devido à entrada de patrocinadores nas equipes. A briga de um jogo em 1931 terminou com a morte de um jogador.

Revista Veja

Nenhum comentário: