quarta-feira, 9 de abril de 2014

Saiba como aumentar o seu carisma

Sim, todos podem desenvolver aquele tipo de poder pessoal capaz de abrir portas e conquistar aliados para resolver de pequenos problemas a grandes metas. Ajudamos você a observar suas atitudes em 8 passos, gerar gentileza e desatar nós.

1. Saber ouvir
Parar o que está fazendo, desligar-se dos próprios problemas e escutar o outro com real interesse e olhar focado em quem fala é uma atitude poderosa. A pessoa se sente importante, acolhida, e abre um espaço emocional enorme para quem consegue fazer isso. O resultado é o início de uma relação bem estruturada. 

2. Acertar o tom do discurso
No dia a dia, temos que conversar com as mais diversas pessoas, do amigo adolescente do seu filho ao executivo no trabalho. Ao falar com cada um, é natural que você busque adequar o discurso. Não se trata de usar gírias com o adolescente ou economês com o executivo. Mudanças bruscas ficam artificiais e quase não ajudam. O fundamental é ajustar o tom e utilizar diferentes exemplos para completar sua fala que combinem com o universo de quem a ouve. 

3. Criar empatia
É preciso colocar-se no lugar do outro e entender profundamente a dor, a ansiedade, a aflição e a alegria dele, com base nas crenças e nos valores de quem fala. Fácil? Claro que não. O primeiro passo para conseguir é deixar de lado, por alguns minutos, o seu modelo de pensar e mergulhar na forma como o outro vê e compreende o mundo. Com inteligência, sensibilidade, boa vontade e esforço, é possível cumprir essa etapa. 

4. Acolher-se para equilibrar-se
Todos nós temos nossos dias de irritação, de hipersensibilidade ou de angústia e preocupação. Nada errado. O problema é se você não conseguir filtrar, dosar e se acalmar e acabar jogando sobre o outro toda essa confusão emocional. Quando uma pessoa cuida das próprias emoções e as equilibra, tende a cultivar o bom humor e desenvolve um olhar compreensivo, o que facilita o relacionamento e o poder de influência sobre amigos, familiares e colegas profissionais. 

5. Ser coerente
Eis uma qualidade admirada e reconhecida por todos no campo pessoal ou profissional. Seus valores e suas crenças devem ser os guias para suas atitudes, seu discurso e comportamento. Sim, flexibilizar, ajustar as ações e falas para ser compreendida pelo outro é importante, mas sem perder o foco em quem você é e no que acredita. Isso ajuda, inclusive, os outros a se relacionarem com você de maneira saudável e respeitosa. 

6. Envolver-se com causas
Pessoas carismáticas normalmente se engajam em algo maior. Pode ser o problema de uma pessoa, de uma cidade, de um país ou até mesmo do planeta. Isso, quando feito com sinceridade, traz um retorno muito bom. Faz com que os outros a vejam como alguém comprometido, solidário, que se importa com algo ou alguém com afinco, o que é muito positivo. 

7. Acionar a sensibilidade
Quer que o outro realmente a escute ou torne-se mais sensível aos seus apelos? Então, primeiro você precisa perceber o que é relevante para ele, o que o toca internamente. Entendida essa etapa, você poderá ajustar seu comportamento e seu discurso aos valores do outro sem perder sua identidade. Isso supõe observar e entender o interlocutor, com seus defeitos e qualidades. É algo complexo, portanto quem consegue se destaca. 

8. Manter o brilho no olho
Procurar motivos para amar a vida, gostar de si mesma e manter uma postura positiva perante os desafios é uma forma de inspirar-se para o dia a dia, o que traz um magnetismo singular. Encantar-se com a forma que vive traz força pessoal e todos gostam de ficar ao lado de pessoas assim. Consequentemente, "a encantada" tem um brilho no olhar que atrai, fascina e contagia quem está por perto. 

Conteúdo CLAUDIA

Nenhum comentário: