quinta-feira, 10 de abril de 2014

O GPS da felicidade

Pensamentos são a tentativa da mente de interpretar a realidade, não são a voz da verdade. Por mais que a mente tente interpretar a verdade, ela erra na maioria das vezes. Acreditar no que pensamos sem maiores investigações pode nos levar a grandes erros.

Por exemplo, podemos pensar:

- Ele não me ligou porque não gosta de mim.

Será?

Acreditar nesta possibilidade apenas pelo fato de tê-la pensado gera tristeza e insegurança.
Todos os sentimentos são resultado de um pensamento e somos nós que criamos todos os pensamentos.

Isso significa que se conseguirmos controlar nossos pensamentos também iremos controlar nossos sentimentos.

Ao fazer isso deixamos de ser guiados por nossos sentimentos descontrolados e passamos a dirigir nossos pensamentos. Deixamos de ser passageiros e passamos a ocupar o lugar do motorista.

Os sentimentos positivos nos trazem felicidade que é nosso estado natural de ser.

Quando sentimos qualquer coisa diferente deste estado natural de felicidade, como ansiedade, irritação, tristeza , stress, significa que nossos pensamentos nos levaram a sair da estrada e nos levaram a um lugar estranho e desconhecido. De repente percebemos que nos perdemos.

Para nossa sorte existe um GPS da felicidade que irá nos conduzir aos pensamentos positivos e de volta a estrada correta.

G = Gratidão
P = Presente
S = Sorriso

Quando notar que está começando a se sentir triste, imediatamente pense em algo pelo qual pode ser GRATO. Encha seu coração com esse sentimento de gratidão pode ser por uma pessoa ou uma experiência.

Em seguida traga a sua mente para o momento PRESENTE. Estar no momento presente é absolutamente necessário para a felicidade pois apenas o momento presente é real. A tendência de nossa mente é deixar se transportar para o passado ou para o futuro e produzir sentimentos e imagens que não são reais e, por isso mesmo, são responsáveis por um grande número de nossas ansiedades.

E finalmente SORRIA! Um sorriso bem grande, largo. O seu melhor sorriso. Mesmo que seu sorriso seja “fabricado” o seu cérebro receberá a mensagem para ficar feliz.

Quanto mais praticar mais o seu cérebro irá se acostumar a ser feliz. Afinal, como mencionei mais acima, ser feliz é nosso estado natural.

O GPS da felicidade é fácil de usar, não custa nada e realmente funciona.
Experimente!

Debora Ganc é Terapeuta Sistêmica, Constelações Familiares, Constelações Empresariais. Gestalt e Programação Neurolinguística.

Nenhum comentário: