terça-feira, 25 de março de 2014

Solte aquela gargalhada: 6 bons motivos para você rir

Já ouviu dizer que rir é o melhor remédio? Pois é pura verdade! Faz bem ao coração, alivia a dor, emagrece e até combate o câncer.


1. Alivia a dor e reduz o estresse
Um estudo de pesquisadores da Universidade de Oxford (Inglaterra) mostrou que a gargalhada tem ação analgésica. "Quando a gente ri, neurotransmissores como a serotonina e a dopamina são liberados e inundam os circuitos cerebrais ligados ao prazer e à satisfação", diz Carla. Em contrapartida, as taxas de cortisol e adrenalina, hormônios do estresse, caem. Bom, né?
2. Combate o câncer
O riso aumenta a produção das células NK, responsáveis por destruir vírus e até tumores. Isso é o que mostra uma pesquisa divulgada pela Escola de Medicina da Universidade Loma Linda (EUA).

3. Faz bem ao coração

"Rir aumenta a circulação sanguínea e melhora as funções do sistema vascular", diz a neurologista Carla Jevoux, da Clínica da Dor de Cabeça (RJ). Segundo cardiologistas do CentroMédico de Maryland (EUA), a serotonina, ligada ao bem-estar e liberada ao rirmos, protege o coração contra infarto e AVC, principais causas de morte no Brasil.

4. Emagrece

Segundo estudo da Universidade Vanderbilt (EUA), rir durante 15 minutos queima até 40 calorias. Se você fizer isso todo dia, lá se vão 1.200 calorias no mês só no sorriso. Existe ginástica mais gostosa que essa?

5. Aumenta o bom colesterol

Estudo americano mostrou que pacientes com colesterol alto que, além de tomarem medicamento, assistiram a vídeos de humor todos os dias apresentaram aumento de 26% nos níveis de HDL, o bom colesterol. No grupo que tratou o problema só com remédio, o crescimento foi de apenas 3%.

6. Deixa a pele mais jovem

Existem músculos faciais que só são mobilizados durante as gargalhadas. E a movimentação frequente desses músculos mantém a rigidez da região e deixa a pele com aparência mais jovem. É como uma ginástica facial sem esforço! 

Conteúdo VIVA!MAIS

Nenhum comentário: