sábado, 22 de março de 2014

18 regras para reduzir o acúmulo de sujeira dentro de casa

Poder contar com alguém para ajudar nos trabalhos domésticos está cada vez mais difícil. Então, o negócio é cercar-se de hábitos e atitudes que facilitem a limpeza da casa e reduzam o acúmulo de sujeira. O primeiro passo é criar uma rotina de organização nos cômodos e envolver toda a família nesse processo. Mas as organizadoras profissionais Vera Corradi e Roberta Ramos dão outras dicas práticas para manter a casa brilhando no dia a dia. 

Confira.

1. Jogue o lixo fora todos os dias. E isso inclui o do banheiro, o da cozinha e o da lavanderia.

2. Arejar a casa diariamente é fundamental, mas não esqueça as janelas abertas o dia todo. Lembre-se também de vedar possíveis espaços extras entre o rodapé e a porta.

3. Sujou? Limpe na mesma hora.

4. O mesmo vale para as louças. Não deixe que pratos, copos e panelas acumulem na pia.

5. Passe o pano úmido ou a vassoura nos ambientes de maior circulação (entrada, sala e cozinha) em dias alternados.

6. Reduza o número de objetos pela casa. Quanto maior o número de peças espalhadas, maior o trabalho para limpar todos eles. Escolha alguns e guarde o restante.

7. Evite o acúmulo, seja de papel, roupa, comida ou qualquer outra coisa. Crie o hábito de descartar o que não for usar.

8. Agrupe toda a roupa suja em um mesmo lugar, mesmo se tiver vários banheiros em casa.

9. Desarrumou? Arrume. Qualquer peça fora do lugar é sinal de bagunça e de mais um lugar para acumular pó. Isso vale para mantas, almofadas, CDs ou qualquer outro objeto.

10. Tire os sapatos assim que entrar em casa para levar a sujeira da rua para os ambientes. Troque por chinelos ou pantufas logo na entrada.

11. Limpe a sola dos sapatos antes de guardar. Use uma escova de cerdas duras para a sola e um pano úmido para a parte de cima .

12. Crie o hábito de juntar diariamente os cabelos e pelos de animais que caem pelo chão.

13. Foi viajar? Limpe bem a mala antes de guardá-la no armário - Um pano úmido com álcool ou uma mistura de água e vinagre branco é suficiente para tirar o pó.

14. O mesmo vale para as bolsas e sacolas de compra.

15. Antes de ir ao supermercado ou à feira, aproveite a geladeira vazia para limpá-la. Um pano úmido com água e vinagre branco ou bicarbonato é suficiente para a manutenção.

16. Mantenha as portas dos armários sempre fechadas. Isso evita que o pó invada prateleiras e gavetas.

17. Se tem animais, não se esqueça de trocar a forração e lavar os potes de alimentação diariamente.

18. Estabeleça lugares fechados para guardar brinquedos e ensine as crianças a sempre guardá-los quando a brincadeira terminar.

Conteúdo do site DELAS

Nenhum comentário: