quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Dor de cabeça, câimbra, azia, irritação "lá embaixo"... saiba como se sentir melhor rapidamente

O primeiro sinal de dor, irritação, coceira ou câimbra é seguido por uma ansiedade para fazer com que o sintoma suma o mais rápido possível. Siga o guia WH de atitudes simples para cortar rapidamente esses pequenos contratempos de sua vida.


Assim que você começar a sentir dor de cabeça

Solte seu smartphone.
Um estudo descobriu que pessoas que seguram o celular muito próximo ao rosto, quando estão ao computador, forçam os olhos, causando dor. Forçar demais os dentes, roendo unha ou mascando chiclete, também pode desencadear a cefaleia, segundo Antônio Sérgio Guimarães, cirurgião-dentista do Instituto da Cabeça, em São Paulo.

Se isso não funcionar...
...beba água. 
Uma desidratação média já pode causar uma terrível dor de cabeça, segundo estudo publicado no periódico americano The Journal of Nutrition. A falta de água altera a circulação. Beber 230 ml de H2O tende a acabar com a pressão em minutos.

Se isso não funcionar...
...faça um intervalo. 
“Uma rotina corrida pode causar tensão, levando à dor de cabeça”, diz Keri Peterson, médica do Hospital Lenox Hill, de Nova York (EUA). Vá a um lugar sem barulho e use a ponta dos dedos para massagear a testa em movimentos circulares. Se tiver tempo, faça exercícios. “Eles liberam endorfina no cérebro e trazem benefícios, como o alívio de dores”, explica Newton Barros, chefe do Centro da Dor de Cabeça do Hospital Menino Deus, em Porto Alegre.

Se isso não funcionar...
...apele para as ervas.
Uma pesquisa da publicação Headache, dos Estados Unidos, revela que deixar tabletes de gengibre debaixo da língua por 60 segundos – e depois engoli-los – pode conter a dor. Ainda não se sente melhor? Tome algum medicamento à base de ibuprofeno (analgésico). Importante: não confunda dor de cabeça com enxaqueca (dor pulsante intensa, às vezes com vômitos e intolerância a luz e som). “A enxaqueca é uma doença. Se você não a tem e toma remédios para isso, o mal persistirá”, alerta Barros.

Assim que detectar irritação “lá embaixo”

Se for externa...
...troque a calcinha.
Sua área íntima é muito sensível à umidade excessiva. Garanta que ela fique sempre seca vestindo calcinhas de algodão. E, se você usa protetor diário com frequência, saiba que ele abafa a região, deixando-a mais propícia aos fungos. “Ele deve ser usado apenas no final da menstruação”, orienta o ginecologista Augusto Bussab, de São Paulo.

Se isso não funcionar...
...deixe de molho. 
“Limpezas frequentes ou relações sexuais intensas podem irritar a pele da vagina”, diz Shari Brasner, professora da Mount Sinai School of Medicine, em Nova York. Uma solução para aliviar o incômodo é o banho de assento caseiro. Dilua duas colheres de sopa de vinagre em 2 litros de água e jogue a mistura na parte de fora da vulva. “Outra opção é um anti-inflamatório à base de benzidamina, como o Flogo-Rosa”, ensina Bussab.

Se isso não funcionar...
...dome o incômodo.
Coceira vaginal é a marca de uma infecção por fungos. No Brasil, pode ser comprado um creme de nitrato de miconazol, que, aplicado por fora, alivia os sintomas.

Se isso não funcionar...
...faça um exame.
Existem três fontes de irritação vaginal: fungo, bactéria e vírus. Por isso, é importante o diagnóstico de um médico. “Às vezes, a paciente acha que é só uma candidíase, mas pode ser herpes, que piora se tratada com corticoide”, diz Bussab.

Se for interna...
...procure o seu médico. 
Se você sente queimação ou irritação quando faz xixi, pode ser que esteja com cistite (infecção urinária), que deve ser tratada somente com antibióticos prescritos pelo seu médico. Até a hora da consulta, você pode tomar suco de cranberry e Yakult, que alteram o pH da vagina e melhoram a flora vaginal. “Também é recomendável beber bastante água para aumentar as idas ao banheiro e fazer uma limpeza na bexiga”, explica Bussab.

Assim que você detectar câimbras musculares

Pise no chão gelado. 
Estudos mostram que temperaturas frias bloqueiam as vias de dor dos músculos e reduzem espasmos em coxas, panturrilhas e pés. Isso porque o estímulo da dor da câimbra e a sensação de frio percorrem o mesmo caminho até o cérebro, que, por sua vez, pode ficar sobrecarregado e não reconhecer de onde vêm os estímulos. “Se a sensação de frio for mais intensa que a dor, o cérebro priorizará esse estímulo”, diz o fisiatra Marcelo El Khouri, do Hospital das Clínicas, em São Paulo.

Se isso não funcionar...
...abuse dos isotônicos. 
“Baixos níveis de cálcio, magnésio e potássio frequentemente causam câimbras musculares”, diz a médica americana Keri Peterson. Água de coco e banana ajudam a repor esses componentes, principalmente o potássio, que é muito utilizado na contração e no relaxamento musculares.

Se isso não funcionar...
...estique-se. 
Se a câimbra já atacou, alongue-se até que a dor pare ou peça para alguém massagear levemente a região . “A melhor forma de combater a câimbra é evitar excessos na prática de esportes e se alimentar de forma saudável”, recomenda El Khouri. Lembre: ficar muito tempo sentada ou com as pernas dobradas diminui a circulação, deixando-as mais propícias a câimbras.

Assim que você detectar azia

Levante-se. 
Se a azia estiver associada também a refluxos – com o o ácido do estômago subindo para o seu esôfago –, você pode ficar em pé para retardar ou evitar o fluxo ascendente.

Se isso não funcionar...
...masque um chiclete.
O periódico americano The Journal of Dental Research disse que pessoas que mastigaram chiclete sem açúcar por 30 minutos tiveram o ácido no esôfago reduzido. O motivo? Mascar gera mais saliva, fazendo você engolir mais vezes e, assim, o refluxo desce. Comer de três em três horas também ajuda a evitar a azia, pois a curva glicêmica fica mais estável.

Se isso não funcionar...
...vá a uma farmácia. 
Compre um antiácido. Seu principal ingrediente é o hidróxido de alumínio, que neutraliza o ácido. (Atenção: ingerir esses tabletes como se fossem balas pode causar efeitos colaterais, como diarreia ou, raramente, pedras no rim.) Caso a azia não melhore após o remédio, procure um médico.

Conteúdo Women's Health

Nenhum comentário: