segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Aposente o pé esquerdo

Receio de dirigir carro automático? Com estas dicas você vai descobrir o que é bom.

Muitas mulheres têm medo de dirigir um carro com câmbio automático, mas a tarefa é bem mais simples do que parece. No início, você pode estranhar a falta da embreagem e pisar no freio com força na hora de trocar de marcha (experimente sentar-se sobre a perna esquerda para não ficar tentada a utilizá-la). Mas, depois de poucos minutos, você já se acostuma com o funcionamento da transmissão - e aí, acredite, você nunca mais vai querer um veículo manual na vida!

Salvo raras exceções, as posições da alavanca são P, de parking ou estacionamento, R de reverse ou marcha à ré, N de neutral ou ponto morto e D de drive, que engata todas as marchas à frente.

Além das vantagens em termos de conforto, o câmbio automático impede a variação brusca de rotação que pode ocorrer com a versão manual, preservando o motor. No entanto, você pode sentir certa perda no rendimento e aumento do consumo em relação aos carros manuais.

Para economizar combustível, você pode colocar a alavanca na posição N, que elimina a necessidade de ficar com o pé no freio. Mas atenção! Deixe o freio pressionado sempre que parar em um semáforo, pois, ao soltá-lo, a transmissão acelera o carro levemente, o que pode ocasionar batidas.

Conteúdo da Revista AnaMaria

Nenhum comentário: