terça-feira, 21 de janeiro de 2014

8 perguntas e respostas para manter a garotada segura na Internet

Preparamos um guia completo para ajudar você a manter a segurança das crianças e dos adolescentes enquanto eles estudam ou se divertem nas redes.


         
Ciberbullying

1. O que é?
 
É uma violência virtual semelhante ao bullying e à humilhação entre colegas, só que o ataque a uma pessoa é feito em vídeos, fotos e comentários.

2. Como prevenir ou reagir?
 
- Estimule a criança a contar para um adulto de confiança esse tipo de fato.
 
- Nunca responda às ofensas, mas grave todas as mensagens.
 
- Comunique a professores e coordenadores na escola caso as ofensas estejam partindo de colegas de lá.
 
- Em casos mais graves, dirija-se ao conselho tutelar, ao Ministério Público ou à delegacia de polícia mais próxima da sua casa e faça uma denúncia.

Aliciamento

3. O que é?
 
Alguém força encontros ou conversas pela internet e insiste para marcar encontros com crianças e adolescentes.

4. Como prevenir ou reagir?
 
· Fale para seu filho jamais usar a webcam em conversas com estranhos.
 
· Diga para ele não responder a mensagens e convites de desconhecidos. Fique de olho nas mensagens que seu filho recebe e salve as que achar suspeitas.
 
- Ensine-o a nunca aceitar um convite para encontrar um amigo virtual e a desconfiar de elogios excessivos.

Sexting

5. O que é?
 
Quando adolescentes trocam imagens de si mesmos sem roupa ou parcialmente nus com mensagens de texto eróticas e brincadeiras sensuais.

6. Como prevenir ou reagir?
 
- Pergunte ao seu filho se ele colocaria fotos sem roupa no mural da escola ou distribuiria imagens desse tipo aos frequentadores de um shopping center. Mostre que, ao expô-las na internet, está fazendo o mesmo.
 
- Alerte o jovem que não sabemos quem pode ter acesso a um conteúdo on-line. Nenhuma conversa na rede é totalmente confidencial, mesmo que aconteça por meio do celular com o namorado.

Uso excessivo

7. O que é?
 
Não conseguir ficar sem jogar ou acessar redes sociais por algumas horas. Permanecer o tempo todo na frente do computador. Deixar de dormir para continuar conectado e abandonar o contato com pessoas de carne e osso.

8. Como prevenir ou reagir?
 
- Ofereça alternativas de diversão, como esportes e brincadeiras com outras crianças ou reuniões com jovens da mesma idade para jogar um jogo de tabuleiro e comer brigadeiro de colher.
 
- Proponha um passeio, uma ida ao parque ou uma visita à casa dos avós.

Conselhos que você deve dar aos filhos

- A internet não é uma terra sem lei. Assim como você tem direitos e deveres na escola e em outros lugares, também tem na internet.

- O que você compartilha com seus amigos não fica só entre vocês. Informações pessoais nas redes sociais se tornam públicas, por isso, todo cuidado é pouco.

- Evite dar endereços de lugares que frequenta. Cuidado com o check-in (dispositivo que avisa nas redes sociais onde você está).

- Crie uma senha forte para entrar no computador e para acessar as redes sociais, mesclando números, letras e outros caracteres. Não revele o código a ninguém, apenas para sua mãe ou seu pai.
 
- Se tiver algo de muito íntimo para dizer a alguém e quiser guardar segredo, use o telefone ou prefira falar pessoalmente.
 
- O que importa é a qualidade e não a quantidade de amigos. Não adicione qualquer um à sua rede!

Conteúdo ANAMARIA

Nenhum comentário: