terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Dicas de como se acomodar corretamente ao volante

 
 
A coluna cervical e as pernas precisam encostar totalmente no banco – que não pode estar mais inclinado do que 30 graus. Assim, o corpo sente menos o desgaste provocado pelas trepidações da pista. Se o motorista ficar deitado demais, perde a capacidade de reagir em situações de risco.
 
 
Ajuste o encosto de cabeça na altura dos olhos. Apesar do nome, essa peça é mais importante para proteger o pescoço em caso de acidentes. Por isso, o condutor não deve dirigir com a cabeça encostada no acessório do banco, mas sim com a nuca a pelo menos três dedos de distância.
 
 
Se o carro tiver regulagem de altura do banco, garanta que a cabeça do motorista fique a aproximadamente quatro dedos do teto. Essa é a distância ideal para enxergar com clareza o painel do veículo e, também, visualizar a movimentação de pedestres, ciclistas e outros veículos do lado de fora.
 
 
Mantenha braços e pernas dobrados. O critério é simples: se os braços e as pernas estão muito esticados, algo está errado. E quando dobrados menos do que 100 graus, também. Para acertar a medida, posicione o banco de forma que você consiga apoiar os punhos sobre o volante.
 
 
Com a distância do banco correta, seu joelho estará levemente acima da posição do quadril. E a planta do pé em repouso ficará apoiada no assoalho do carro. Além disso, você vai conseguir pressionar os pedais até o fim, sem que a perna fique totalmente esticada. Faça o teste antes de ligar o carro.
 
 
Imagine que o volante é um relógio e dirija nas posições 9h15 ou 10h10, com as duas mãos apoiadas. Se estiver com apenas uma, você vai perder segundos preciosos diante de situações de risco. Manter as mãos dentro do volante também é errado, pois pode provocar fratura no braço em caso de colisão.
 
 
Coloque o cinto de segurança e cheque se ele está ajustado corretamente. A faixa mais baixa deve passar abaixo do abdome - principalmente se a motorista está grávida. Já a faixa transversal deve ficar apoiada sobre o peito, nunca sobre o pescoço, onde causa incômodo e pode machucar em caso de acidente.
 
 
Conteúdo De carona com elas


Nenhum comentário: