sábado, 16 de novembro de 2013

Descubra o seu tipo de corpo e as peças que valorizam sua silhueta

Qual é o seu tipo de corpo? Aprenda a tirar as medidas para, depois, ver as nossas dicas de looks ideais.
 
Meça a largura dos seus ombros, da cintura e da parte mais larga dos quadris. Mas atenção, não dê a volta completa, tire a medida de uma lateral à outra. Passe-as para um papel e compare-as. Por exemplo, se ombros, quadris e cintura tiverem o mesmo tamanho você é retângulo. Mas, se a cintura é fina, ampulheta. Quadris mais largos que ombros e cintura significa pera. Mas se, em vez disso, os ombros forem maiores, você é triângulo invertido. O corpo oval tem a cintura um pouco maior do que as outras medidas.
 
Confira os tipos de corpo:

Tipo de corpo: ampulheta

Ombros e quadris estão na mesma linha. Os seios são médios e as curvas suaves e proporcionais
 
Corpo ampulheta

As formas do corpo ampulheta são conhecidas como ideais. Ombros e quadris estão na mesma linha. Os seios são médios e as curvas são suaves e proporcionais. O ponto forte do corpo é a cintura fina.

O importante para você é valorizar as suas formas, que são bonitas e harmônicas por natureza, mas com muito cuidado para não modificá-las. Por isso, o ideal é sempre manter a cintura marcada. Caso contrário, seu corpo perderá as curvas e a sua imagem vai parecer retangular.

Valorize a silhueta

Escolha blusas e vestidos com pences para realçar suas curvas e também use casacos com cintos. Valorize os braços bonitos com regatas, blusas sem mangas e decotes tomara que caia. Alongar as pernas é sempre uma boa opção para deixar a silhueta elegante. Aposte nas calças feitas com tecido de padronagem risca-de-giz e nas saias com bainha logo acima dos joelhos.

Dicas e truques

Quando for escolher um blazer, aposte nas lapelas de tamanho médio para não aumentar a largura do seu tronco. É fundamental que a modelagem seja acinturada para dar forma ao corpo. Evite os cortes retos.

Peças confortáveis e feitas de tecidos fluidos são ótimas para você. Mas lembre-se de que é fundamental marcar a cintura. O cinto é o seu grande aliado. Finos, grossos, lisos, texturizados, com ou sem enfeites, ele garante suas forma e valoriza o que o seu corpo tem de mais bonito: a cintura.

 Aposte em

· Tecidos fluidos
· Produções monocromáticas
· Calças e saias leves
· Vestidos cache-coeur
· Cintura alta ou marcada
· Faixas e cintos

 Evite

· Peças estruturadas
· Abotoamento duplo
· Roupas coladas ou muito largas
· Calças amplas ou afuniladas demais
· Blusas curtas
· Casacos sem a cintura marcada

Tipo de corpo: pera

Os ombros são menores que os quadris. Cintura e braços são finos e bem desenhados, e os seios, de pequenos a médios
 
Corpo pera

Já ouviu falar da forma clássica da brasileira ou do corpo violão? Pois esse é o tipo de corpo pera. Os ombros são menores que os quadris, a cintura e braços são finos e bem desenhados, e os seios são de pequenos a médios.

O mais importante para a silhueta tipo pera é equilibrar o tamanho dos ombros com o dos quadris e atrair os olhares para a parte de cima do corpo. É fundamental marcar a cintura, ainda que de forma leve, pois isso deixará sua silhueta mais magra. Outra preocupação deve ser alongar o corpo, especialmente se você estiver acima do peso ideal.

Valorize a silhueta

Blusas chamativas, lenços, colares e broches são escolhas certeiras para destacar os ombros. Faixas, pences e cintos marcam a cintura. Para diminuir os quadris, aposte em calças, saias e bermudas secas e retas. Cores escuras nessa região também são favoráveis. Aproveite os braços finos e deixe-os à mostra com blusas de mangas curtas ou alças finas.

Dicas e truques

Para alongar as pernas, aposte no salto alto. Sandálias de tiras e saltos grossos dão leveza e equilíbrio a pernas grossas. Já as bolsas, o ideal é que elas tenham alças curtas para serem levadas no ombro ou na mão.

Um segredo de styling perfeito para o seu tipo de corpo é o lenço no pescoço ou um colar curto e grande. Abuse desse recurso, que valoriza o seu corpo e suas produções.
Em dias mais frescos, jaquetas, paletós e boleros com modelagem cropped (curtinha!) mudam a cara do seu look, equilibram a sua silhueta e ainda aquecem.

Aposte em

· Decotes e detalhes horizontais
· Blusas e blazers acinturados
· Sobreposições
· Colares na altura dos seios
· Saias levemente afuniladas e de tecidos firmes

 Evite

· Camisas com punhos chamativos
· Bolsos volumosos
· Bolsas a tiracolo
· Calças e saias muito justas
· Cintos caídos na altura dos quadris
 

Tipo de corpo: retângulo

Ombros, quadris e cintura estão na mesma linha. As formas costumam ser magras e com poucas curvas. Suas pernas geralmente são finas e, quando você ganha peso, o excesso se distribui de maneira equilibrada
 
Corpo retângulo

Se seus ombros, quadris e cintura estão na mesma linha e suas formas costumam ser magras e com poucas curvas, você tem um corpo tipo retângulo. Suas pernas normalmente são finas e, se você ganha uns quilinhos, eles se distribuem de maneira equilibrada.

Seu ponto de ação deve ser focado na falta de curvas. Você pode tanto apostar em artifícios para criar a ilusão de formas, como usar as roupas para esconder ou, pelo menos, desviar os olhares de pontos como a cintura. Além disso, por causa das formas retas, é importante deixar sua aparência mais feminina.

 Valorize a silhueta

Você pode abusar dos recortes, dos cintos e das faixas para criar uma falsa cintura. Blusas soltas são ótimas escolhas para esconder a falta de curvas. Outra boa alternativa é valorizar a região do colo com decotes, colares ou detalhes de modelagem, como babados e pregas. Assim, os olhares serão desviados de suas formas retas. Aumente os quadris usando saias evasês e calças com bolsos volumosos. Isso é ótimo, pois cria um contraste com a cintura, fazendo-a parecer mais fina.

 Dicas e truques

Você fica muito bem com sapatos chamativos, cheios de cor, brilhos e detalhes. Já nas bolsas, dê preferência às formas arrendodadas.

Bijuterias poderosas em looks de festa valorizam a roupa e atraem os olhares para o seu rosto.

Estampas com desenhos em círculos camuflam as linhas retas do corpo. Além disso, saias volumosas dão forma ao quadril e diminuem a cintura.

 Aposte em

· Saias rodadas
· Cintura levemente baixa
· Vestidos-casaco
· Calças com pregas ou bolso faca
· Pantalonas
· Blusas feitas de tecidos fluidos

 Evite

· Golas altas
· Roupas muito largas
· Estampas exageradas
· Blusas justas ou curtas
· Calças de cós largo ou cintura alta
· Cintos que contrastam com a roupa

Tipo de corpo: triângulo invertido

Os ombros são sempre maiores do que os quadris. A cintura tende a ser reta, a barriga, saliente, as costas largas, e as pernas, longas e finas, porém bem desenhadas
 
Triângulo invertido

O volume maior da silhueta triângulo invertido está concentrado na parte de cima do corpo. Os ombros são sempre maiores do que os quadris, a cintura tende a ser reta, a barriga saliente, as costas largas e as pernas longas e finas.

Para equilibrar tudo isso, você precisa suavizar o peso do tronco, fazendo os ombros parecerem menores, e os quadris, mais volumosos. Outra saída possível é desviar os olhares do alto do corpo, valorizando o seu ponto forte: as pernas.

Valorize a silhueta

Procure usar blusas de tecidos molengas, cores neutras e decotes estreitos e profundos para dar leveza ao tronco. Para destacar os quadris, prefira peças estampadas, bolsos ou detalhes chamativos nessa região. E lembre-se de que, com saias, vestidos e bermudas, suas pernas bonitas ganham destaque.

Dicas e truques

Sapatilhas são confortáveis e femininas. Aposte nos modelos com enfeites, que desviam os olhares dos ombros e chamam a atenção para as pernas.

As bolsas do tipo carteiro, transpassadas, são indicadas. Elas deixam o tronco livre, enquanto o volume maior recai sobre os quadris.

Suas camisas e blusas devem ter detalhes sempre na vertical e próximos ao pescoço ou no centro do corpo.

 Aposte em

· Blusas com babados na barra
· Decotes em v
· Detalhes verticais, como lenços
· Mangas de punho amplo
· Calças volumosas
· Saias estampadas

 Evite

· Camisas e casacos estampados
· Blusas com bolsos aparentes
· Mangas elaboradas e ombreiras
· Casacos com abotoamento duplo
· Leggings, calças skinny e saias feitas de tecido colante
· Decote canoa e detalhes horizontais

Tipo de corpo: oval

Todas as linhas são curvas e o pescoço é largo. A cintura, em alguns casos, pode ser maior ou estar na mesma linha dos ombros e quadris

Corpo oval

Geralmente, a mulher de silhueta oval está acima do peso ideal para a sua altura. As linhas do corpo são curvas e o pescoço é largo. Já a cintura pode ser maior ou alinhada na mesma linha dos ombros e quadris.

Você precisa afinar a silhueta, esconder a barriga e chamar a atenção para as áreas mais finas do corpo, como pulsos, colo e tornozelos, além de criar uma falsa cintura. Outra proposta interessante é chamar a atenção para o rosto e também valorizar as suas pernas.

 Valorize a silhueta

Túnicas, camisas, blazers usados abertos e blusas com decotes ou detalhes verticais são ótimas opções para disfarçar a barriga. Procure sempre deixar a pele à mostra, seja a do colo, seja a dos braços. Decotes em V e mangas curtas destacam essas regiões. Nunca use roupas muito fechadas, como mangas compridas e gola alta. É importante afinar principalmente as coxas e os quadris. Mulheres de pernas bonitas e torneadas devem valorizá-las com saias e vestidos na altura dos joelhos.

 Dicas e truques

O sapato peep-toe é ótimo, pois deixa o colo do pé à mostra – um truque para alongar as pernas. Outra boa escolha para os pés é o scarpim, já que é confortável e não tem tiras que apertam.

Escolha braceletes e anéis com desenhos vazados. Eles valorizam a produção de festa sem deixar o visual pesado ou aumentar as formas do braço.

Brilhos e texturas não são proibidos para você. Prefira modelagens simples e cores escuras ou neutras com brilho de intensidade suave.

 Aposte em

· Looks monocromáticos
· Tecidos encorpados
· Decotes em U ou em V
· Saias e calças retas
· Lapelas estreitas
· Blusas até a metade dos quadris

 Evite

· Tecidos volumosos ou colantes
· Calças e blusas muito largas
· Saias rodadas
· Bolsos e botões exagerados
· Colares curtos
· Sandálias de tiras finas

Conteúdo da Revista MANEQUIM

Nenhum comentário: