quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Coloque dez dicas em prática para simplificar a vida e ser mais feliz

1. Planeje umas férias em casa. Não precisa gastar dinheiro nem ir para longe para relaxar e passar uns dias diferentes. Fique em casa e redescubra a sua região, visite museus e parques. Fuja da rotina, mas em casa.
 
2. Todos os dias, jogue qualquer coisa fora (entenda-se também por jogar fora doar e reciclar). Assim, no final de um ano, você se livrou de 365 coisas que não lhe fazem falta e tem menos 365 coisas para organizar e limpar.
 
3. Controle o seu dinheiro com estas cinco regras de ouro: estabeleça objetivos financeiros, faça orçamentos mensais, pague-se a si próprio em primeiro lugar, pague as contas assim que as receber e dê uma mesada a si próprio para gastar à vontade.
 
4. Especifique um dia da semana para fazer tarefas menores ou resolver coisas na rua, como marcar consultas, ir à farmácia, tratar de assuntos nos serviços públicos etc. Perca uma manhã ou tarde para fazer tudo isso, em vez de fazer uma coisinha por dia. Ao organizar essas atividades em conjunto, você não perde tempo com isso nos outros dias da semana e tem mais tempo para o que realmente interessa.
 
5. Se está descansando ou ocupado com algo importante e o telefone toca, não atenda por obrigação. Também não precisa abrir a porta só porque alguém está tocando a campainha. Se não está à espera de visitas nem de telefonemas importantes, relaxe.
 
6. Reserve 15 minutos por dia para organizar qualquer coisa, seja uma gaveta, um canto do armário, uma superfície. Parece pouco tempo, mas 15 minutos de organização diária fazem uma enorme diferença.
 
7. Passe mais tempo ao ar livre. Faça piqueniques, almoce ou jante na sua varanda, dê um passeio na rua após o jantar ou ande de bicicleta pela vizinhança.
 
8. Agende tempo para não fazer nada que exija concentração ou movimentação. Coloque música para tocar, faça um chá, sente-se no sofá e relaxe. Faça disso hábito, nem que sejam só dez minutos por dia.
 
9. Tire períodos sabáticos digitais. Um dia por semana ou uma semana inteira, não entre na internet e responda somente a e-mails muito importantes. Aproveite este tempo para ler livros, assistir a bons filmes, ter conversas interessantes, passear e ligar-se mais à natureza.
 
10. Mas onde vai com tanta pressa? Ande mais devagar! Respire bem, olhe ao redor. Se os seus dias são sempre apressados e você é daquelas pessoas que corre para pegar o metrô ou o ônibus, por que não sair de casa 15 minutos mais cedo e ir com mais calma? Por que começar o dia com correria e estresse? Dicas baseadas no e-book "100 Dicas Fáceis para Organizar e Simplificar a Vida", da portuguesa Rita Domingues, que escreve sobre minimalismo e vida simples no blog "The Busy Woman and The Stripy Cat" (www.busywomanstripycat.com).
 
Conteúdo do site UOL Mulher          

Nenhum comentário: