domingo, 10 de novembro de 2013

5 técnicas de autocura para acabar com suas dores

O psicólogo americano Roger Callahan, também estudioso de acupuntura e cinesiologia, procurava há anos a melhor forma de curar uma de suas pacientes com fobia de água. Numa das sessões, pediu a ela que se concentrasse na sensação de angústia que sentia no estômago quando o assunto vinha à tona. Em seguida, com a ponta dos dedos, deu leves batidas embaixo do olho da paciente, ponto onde está localizado o meridiano do estômago (segundo a acupuntura, terapia da medicina chinesa, meridianos são os canais por onde circula a energia vital do nosso corpo). Para sua surpresa, a mulher se curou totalmente da fobia.

Dessa experiência surgiu a EFT (Emotional Freedom Techniques), que, em português, significa “técnica de liberação emocional”. “É como uma acupuntura emocional ou psicológica, mas sem agulhas”, diz a naturopata e terapeuta de EFT Meire Yamaguchi. De acordo com a terapia, tudo o que nos faz sofrer, ou seja, as emoções negativas como raiva, medo e tristeza, é resultado de uma ruptura do sistema energético corporal. “Essa ruptura pode ter várias causas, desde um trauma relacionado a um acidente ou a uma traição, por exemplo, até uma memória celular proveniente da gestação”, esclarece Meire.

Para rearmonizar esses meridianos permitindo que a energia flua de novo e, consequentemente, eliminar qualquer dificuldade emocional ou sentimento ruim, outro americano, chamado Gary Craig, adaptou a técnica - que se tornou de domínio público em 2009. Ele criou uma sequência de pontos em que todos os meridianos são acessados por meio de toques com a ponta dos dedos (figura B). “Ao mesmo tempo que executa o movimento, o paciente sintoniza no problema em questão por meio da repetição de frases relacionadas às sensações negativas que estão sendo trabalhadas”, explica o também terapeuta de EFT André Lima. Essa sequência permite que problemas de naturezas diferentes sejam acessados, de dores físicas a compulsão alimentar, depressão, estresse e insônia. Um dos grandes diferenciais da técnica -reconhecida pela Associação Americana de Psicólogos como eficaz em casos de depressão, dor e síndrome do estresse pós-traumático - é que ela pode ser autoaplicável, além de ser rápida (uma rodada de EFT dura cerca de 15 segundos) e fácil de ser aprendida. “O segredo é primeiro pensar no problema, depois nas emoções que ele traz, como insegurança e revolta, e, finalmente, identificar no corpo onde e de que forma você as sente, como coração acelerado, uma pontada no estômago ou uma agulhada na cabeça”, aconselha Meire. “A prática ainda conduz ao autoconhecimento justamente porque você começa a reconhecer a origem das suas emoções”, completa a dentista Suzana Arantes, praticante há dois anos. Só vale frisar que problemas mais complexos, como a depressão, pedem a ajuda de um profissional de EFT. “Ele ajudará o paciente a desvendar as causas do problema”, diz Meire.
 
Este é o primeiro passo da sequência. Na lateral da mão, entre a base do dedo mínimo e o osso do pulso, está o ponto caratê. Usando a ponta dos dedos indicador, do meio e anelar, dê batidinhas constantes nesse local enquanto repete, em voz alta, três vezes a frase: “Mesmo tendo... [dar o nome do problema], eu me aceito profunda e completamente”.

Esta figura é um exemplo de como a técnica continua: com a ponta dos dedos indicador e médio (da mão esquerda ou direita), dê leves batidas (entre cinco e sete) nos pontos indicados abaixo (em qualquer lado da face). 

Após estimular o ponto caratê, continue a sequência de EFT repetindo a frase-lembrete em voz alta (“esta sensação de...”) ao mesmo tempo que toca os seguintes pontos com a ponta dos dedos: No osso do começo da sobrancelha, no osso sob o final dela e no meio do osso abaixo do olho.
 

Abaixo do nariz e do lábio inferior.
 

Abaixo e entre os ossos da clavícula e abaixo da axilana lateral do tronco. 

No meio do topo da cabeça.
 
Cure o estresse ou a ansiedade

1. Pense em algo que costuma causar ansiedade ou numa situação estressante que você esteja passando no momento, como pressão no trabalho, preparação para um exame ou um conflito emocional.

2. Observe o que você sente no seu corpo quando pensa nessa situação (coração acelerado, pressão na cabeça, nó no estômago etc.).

3. Focalize no sintoma mais forte, o que lhe causa maior dor, e dê uma intensidade de zero a dez.

4. Inicie a preparação batendo no ponto caratê enquanto diz: “Mesmo tendo essa sensação de ... [por exemplo, coração acelerado], eu me aceito profunda e completamente”. Repita a frase três vezes.

5. Fazendo os pontos de EFT, diga a frase-lembrete, como: “Esta sensação de coração acelerado”.

6. Reavalie a sensação dando uma nota de zero a dez. Se for zero, recomece o processo, mas com um novo sintoma (nó no estômago, por exemplo). Caso contrário, se a sensação negativa persistir, recomece outra rodada de EFT a partir do quarto passo, mas desta vez dizendo: “Mesmo tendo este resto de... [coração acelerado], eu me aceito profunda e completamente”. O mesmo vale para a fraselembrete: “Este resto de coração acelerado”.

7. Refaça a sequência até zerar todos os aspectos.

Cure a fobia

1. Imagine-se na situação que causa fobia (como precisar falar em público) ou visualize o objeto deste medo (rato, aranha, barata...).

2. Sinta como seu corpo reage. O rosto pode ficar vermelho, você pode ter calafrio nas costas ou o coração acelerar...

3. Focalize no sintoma mais forte e dê uma nota de zero a dez à intensidade dessa sensação .

4. Comece a preparação batendo no ponto caratê enquanto diz: “Mesmo tendo... (por exemplo: “esta sensação de calafrio nas costas”), eu me aceito profunda e completamente”. Repita a frase três vezes.

5. Fazendo os pontos de EFT, diga a fraselembrete: “Esta sensação de calafrio nas costas”.

6. Reavalie a sensação dando uma nota de zero a dez. Se for zero, recomece o processo, mas com um novo sintoma (rosto fica vermelho, por exemplo). Caso contrário, se a sensação negativa persistir, inicie outra rodada de EFT a partir do quarto passo, mas desta vez dizendo: “Mesmo tendo este resto de... [calafrio nas costas], eu me aceito profunda e completamente”. O mesmo vale para a frase-lembrete: “Este resto de calafrio nas costas”. Reavalie a dor dando uma nova nota de intensidade de zero a dez.

7. Refaça a sequência até zerar todos os aspectos.

Cure a dor física

1. Localize no seu corpo onde você a sente e de qual forma ela se manifesta (agulhada na têmpora direita ou como um martelo batendo no topo da cabeça).

2. Foque na sensação mais forte (como a agulhada na têmpora direita).

3. Dê uma nota de zero a dez à intensidade dessa sensação.

4. Comece a preparação batendo no ponto caratê enquanto diz: “Mesmo tendo esta sensação... (latejante na têmpora direita, por exemplo), eu me aceito profunda e completamente”. Repita a frase três vezes.

5. Fazendo os pontos de EFT, diga a fraselembrete: “Esta dor latejante na têmpora direita”.

6. Reavalie a sensação dando uma nota de zero a dez. Se for zero, recomece o processo, mas com um novo sintoma (martelo batendo no topo da cabeça, por exemplo). Se a sensação negativa persistir, inicie outra rodada de EFT a partir do quarto passo, mas desta vez dizendo: “Mesmo tendo este resto de... [sensação latejante na têmpora direita], eu me aceito profunda e completamente”. O mesmo vale para a frase-lembrete: “Este resto de sensação latejante na têmpora direita”. Reavalie a dor dando uma nova nota de intensidade de zero a dez.

7. Refaça a sequência até zerar todos os aspectos.

Cure a baixa autoestima

1. Faça uma lista das opiniões negativas que você tem a respeito de si mesmo. Seja o mais específico possível. “Sou feio” é generalizado, “meus olhos são muito pequenos” é mais particular. Outros exemplos: “Eu me sinto incapaz de expor minha opinião na reunião de trabalho”; “Sou incapaz de dizer ‘não’ ”; “Sinto que incomodo as pessoas com minha presença”, “Não me sinto respeitado/amado pelo meu pai”.

2. Selecione uma dessas opiniões negativas. Sinta como seu corpo reage a ela e foque na sensação mais forte (dor na barriga, tensão nos ombros, tensão nas mandíbulas, fraqueza nos joelhos...).

3. Dê uma nota de zero a dez à intensidade dessa sensação.

4. Inicie a preparação batendo no ponto caratê enquanto diz: “Mesmo tendo esta sensação de... [fraqueza nos joelhos, por exemplo], eu me aceito e me perdoo profunda e completamente”. Repita a frase três vezes.

5. Fazendo os pontos de EFT, diga a fraselembrete: “Esta sensação de fraqueza nos joelhos”.

6. Reavalie a sensação dando uma nota de zero a dez. Se for zero, recomece o processo, mas com um novo sintoma (tensão na mandíbula, por exemplo). Caso contrário, se a sensação negativa persistir, inicie outra rodada de EFT a partir do quarto passo, mas desta vez dizendo: “Mesmo tendo este resto de... [sensação de fraqueza nos joelhos], eu me aceito profunda e completamente”. O mesmo vale para a fraselembrete: “Este resto de sensação de fraqueza nos joelhos”. Além dessa frase, você pode complementar com outras, como: “Mesmo eu não sendo perfeito como um modelo, eu sou o perfeito eu”; “Mesmo que queira ser aceito pelos outros quando eu mesmo não me aceito como sou, eu me perdoo profundamente”; “Mesmo que eu sinta que incomodo com minha presença, eu existo e tenho tanto valor como todo mundo”; “Mesmo que eu sinta medo de expor minha opinião, ela tem valor e pode fazer a diferença”.

7. Refaça a sequência até zerar todos os aspectos.

Cure a insônia

1. Selecione um sintoma da insônia, como pensamento fixo, ansiedade, tensão corporal, nervosismo, tristeza, dor ou medo.

2. Observe o que sente no corpo quando pensa nesse sintoma (ansiedade, por exemplo) e foque na sensação mais forte. Pode ser uma sensação de mente alerta ou de estômago contraído. Se houver dor, verifique onde ela se localiza no corpo e como ela é (latejante, como uma agulha o espetando, ou como se tivesse levado uma surra, uma apunhalada...). Se surgir uma imagem, fixe-a na mente.

3. Dê uma nota de zero a dez à intensidade dessa sensação.

4. Faça a preparação para a terapia batendo no ponto caratê enquanto diz: “Mesmo tendo esta imagem ou esta sensação de...[estômago contraído, por exemplo], eu me aceito profunda e completamente”. Repita a frase três vezes.

5. A seguir, a cada um dos pontos de EFT da sequência, diga a frase-lembrete: “Esta sensação de estômago contraído”.

6. Reavalie a sensação dando uma nota de zero a dez. Se for zero, recomece o processo, mas com um novo sintoma (medo, por exemplo). Caso contrário, se a sensação negativa persistir, inicie outra rodada de EFT a partir do quarto passo, mas agora dizendo: “Mesmo tendo este resto de... [sensação de estômago contraído], eu me aceito profunda e completamente”. O mesmo vale para a frase-lembrete: “Este resto de sensação de estômago contraído”.

7. Refaça a sequência até zerar todos os aspectos.
 
Conteúdo site Bem Estar

Nenhum comentário: