quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Lavagem das mãos: adote esse hábito saudável

Lavar as mãos corretamente é uma das melhores maneiras de zelar pela sua saúde. Adote esse hábito e convença sua família a fazer o mesmo
         
 
Você sabe que é importante lavar as mãos, já que a sujeira está em todo lugar - inclusive nelas, que ficam em contato direto com a boca, os olhos e o nariz, regiões suscetíveis à ação de vírus e bactérias. Os micróbios são invisíveis a olho nu e estão em tudo. O mouse, por exemplo, tem três vezes mais bactérias que a privada e duas vezes mais que a descarga, segundo dados da Initial Washroom Hygiene, firma inglesa especializada em limpeza de escritórios. A maior culpa do problema é o hábito de comer na mesa de trabalho, pois as migalhas que caem favorecem o crescimento desses germes, que provocam doenças, como gripe e diarreia. "Muitos micro-organismos, como o vírus da gripe, sobrevivem no meio ambiente por até uma semana", diz o infectologista Marcos Antonio Cyrillo. Outros focos do perigo são celulares, teclados, telefones e maçanetas.

O legal é que a melhor prevenção contra esses males é simples: lavar as mãos e higienizar esses aparelhos. Assim, você se protege e reduz a chance de transmitir os germes a outras pessoas pelo contato.


DO JEITO CERTO

Não basta passar água e sabão de qualquer jeito. É preciso técnica para deixar as mãos realmente limpas. Saiba como:

- Tire anéis, pulseiras e relógios.

- Molhe as mãos e faça bastante espuma com o sabão. Não se esqueça de passar o produto no dorso das mãos, nos punhos e nas unhas.

- Esfregue uma na outra, friccionando muito bem durante 30 segundos e só depois enxágue.

- Use toalhas de papel ou um pano seco para enxugar. Se estiver em um banheiro público, feche a torneira com a toalha de papel.

- Na falta de água e sabão, passe álcool gel.


AFASTE-SE DOS GERMES

Esses inimigos podem causar doenças como:

- Gripe (inclusive a H1N1, conhecida como gripe suína)

- Diarreia

- Hepatite

- Conjuntivite

- Tuberculose

Conteúdo VIVA!MAIS

Nenhum comentário: