segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Horário de verão - ajuste seu relógio biológico

horáriodeverão

 Você e o seu relógio biológico já estão preparados para encarar o horário de verão? Você vai precisar adiantar uma hora a partir do dia 20 de outubro (aplicável somente aos moradores das regiões sul, sudeste e centro-oeste) e perder uma hora pode atrapalhar toda sua rotina. Por essa razão é bom ir se preparando já. 

Nos primeiros dias, existe a dificuldade de acordar mais cedo e também falta sono para dormir à noite. Essas mudanças no ciclo do sono podem ocasionar diversos problemas como ter dificuldade de raciocínio, maior ansiedade, interferência na realização de tarefas do cotidiano, indisposição física, irritabilidade e sonolência.
 
O corpo geralmente consegue se adaptar entre três e sete dias após a troca de horário. Antes da mudança, programe alguns hábitos para sentir menor impacto com o horário de verão: 
 
. Para amenizar os efeitos provocados pela mudança de horário, o ideal é dormir e acordar dez minutos mais tarde a cada dia da semana que antecede o horário de verão. Isso faz com que nosso cérebro se acostume lentamente com a mudança.

. Se você pratica atividade física reduza o ritmo dos exercícios nos primeiros dias para que o organismo se adapte às mudanças mais básicas inicialmente, como controle de temperatura, pressão arterial, frequência cardíaca e regulação do sono.
 
. Faça uma alimentação leve nos primeiros dias, rica em legumes e frutas, para que o sistema digestivo não precise trabalhar intensamente e absorva melhor os nutrientes. Mantenha o mesmo horário de almoço, ainda que você não esteja com muito apetite, porque assim o relógio biológico vai se acostumando.

. Se você puder dormir com as janelas do quarto abertas o faça, pois a claridade da manhã ajudar a despertar com mais facilidade. A sensibilidade à luz faz com que o cérebro avise o restante do corpo que é hora de acordar, fornecendo mais energia e evitando o cansaço nas atividades do dia.

. Evite inicialmente a famosa sesta, aquele cochilo depois do almoço, pois isso vai dificultar a adaptação do organismo. Uma alternativa é fazer pequenas pausas durante o trabalho e não se esqueça de beber água para se hidratar e comer de três em três horas.
 
Site BEM ESTAR

Nenhum comentário: