domingo, 13 de outubro de 2013

Guia do perfume: saiba como aplicar para ele durar mais e dicas

Perfumista esclarece tudo sobre o universo dos perfumes
    
Guia do perfume: saiba como aplicar para ele durar mais e dicas title=
     
     
     
Hoje estão à disposição no mercado diversas opções de perfumes, rascos com diferentes concentrações das essências e muitos mitos envolvendo tudo isso. O perfumista Hernan Figoli da Givaudan desvenda o mundo dos perfumes e dá dicas para prolongar a duração do cheirinho.
 
Composição
Os perfumes são resultado de uma mistura de ingredientes sintéticos e de origem natural. Entre os naturais estão as folhas, pétalas, raízes, madeiras e frutas, como laranja, limão, sândalo e rosa. Já ingredientes sintetizados pelo homem, como o floral transparente, são compostos de origem orgânica.
 
Evaporação e as notas
O perfume é composto por três notas. Notas, como assim? São moléculas que compõe a estrutura da fragrância do perfume. De acordo com sua evaporação são dividias em notas de cabeça, corpo e saída. Quando você abre o perfume, sente as notas de cabeça, que são as mais voláteis. As notas de cabeças costumam ser cítricas, frutais, algumas especiarias e aldeídos pela rapidez com que evaporam. O cheiro que vai ficar na pele é o das notas de corpo, que são as características principais de um perfume. Figoli explica que são quase todos florais, como jasmim e rosa e algumas especiarias, como a canela e o cravo. “É a nota intermediária e pode perdurar de 4 a 5 horas dependendo do perfume”, completa. Por fim, as notas de fundo são as mais “pesadas”, que tem a função de reter a volatilidade do perfume. “São as notas balsâmicas, doces e amadeiradas. Elas costumam durar 8 horas, também dependendo da característica do perfume”, explica o perfumista.
 
Concentração
Fique atento à embalagem do perfume. A denominação revela a concentração de essência em casa frasco, que - segundo Figoli - também contém água, álcool, corante e antioxidante.
 
Eau de parfum: é o mais forte de todos e por consequência costuma ser o mais caro também. Concentração de 20 a 40% da essência.
 
Eau de toilette: é o segundo na escala de concentração de essência entre 8% e 17%.
 
Eau de cologne: é a famosa água de colônia, que costuma ter um aroma fresco e delicado. A concentração da essência varia de 5% a 8%.
 
Body splash: conhecidas como “água de banho”, a concentração varia entre 2% e 4%.
 
Onde passar?
O perfumista esclarece que o local do corpo onde o perfume e passado faz diferença, sim. “As partes mais quentes do corpo onde passa mais sangue são as mais indicadas”, explica Figoli. O pulso, o pescoço e atrás da orelha são os melhores locais para aplicar o perfume.
 
Muda o cheiro conforme a pele?
O aroma pode variar de acordo com PH, a oleosidade da pele e o suor. O que a pessoa ingeriu também pode influenciar no cheiro que ficará na pele. “Se a pessoa se alimentou com algo muito condimentado, ela acaba exalando a especiaria e isso altera a fragrância”, explica.
 
Na hora de comprar
Para quem quer escolher um perfume novo a dica é sentir a fragrância primeiro na tira olfativa - aqueles pedaços de papel - para só depois borrifar o perfume da pele. “Escolher as três fragrâncias que mais gostou para aplicar na pele. O local ideal é o pulso e o antebraço com uma distância de 3 cm entre um cheiro e outro. Outra dica cheirar um recipiente com grão de café entre os perfumes para distinguir bem uma fragrância da outra.
 
Quantidade
Certamente você já notou que depois de muito tempo usando o mesmo perfume você deixa de sentir aquele cheirinho bom quando acaba de passá-lo, certo? Isso acontece porque o nosso sistema olfativo se acostuma com a fragrância e a coloca como “padrão”. Por isso, um alerta: não passe litros de perfume só porque você não está sentindo! Uma borrifada em cada área estratégica é o suficiente para ficar perfumada sem exageros.
 
Onde guardar
Segundo Figoli, para conservar o cheirinho original do seu perfume é imprescindível ficar protegido da luz e da temperatura. “As pessoas costumam deixar no banheiro, mas isso não é indicado. O correto seria deixá-lo na geladeira”, afirma o perfumista.
 
Conteúdo do site iTodas

Nenhum comentário: