segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Feng Shui: não tenha medo de ser você mesmo e feliz

Responda com sinceridade: você sabe o que é ser feliz? Vou até refazer a pergunta: o que é esta tal de felicidade que você tanto deseja? Na verdade, não é só você que deseja a felicidade na vida. Todos os seres humanos que tem plena consciência do que desejam de melhor para sim querem ser felizes.
Há um ditado que fala que “a felicidade não significa a ausência de problemas, mas, sim, a habilidade de lidar com eles. Para você ser feliz, não precisa ter tudo de melhor e, sim, tornar melhor o que você tem.”
Ou seja, quer ser feliz? Seja você mesmo e viva a sua vida da melhor forma possível. Não tenha medo de fazer o que gosta e experimente tudo o deseja. Mexa-se para encontrar sua felicidade. Martha Medeiros sintetizou bem esta ideia na crônica “Felizes para Sempre”:  
"Ninguém sabe direito o que é felicidade, mas, definitivamente, não é acomodação. Acomodar-se é o mesmo que fazer uma longa viagem no piloto automático. Muito seguro, mas que aborrecimento. É preciso um pouquinho de turbulência para a gente acordar e sentir alguma coisa, nem que seja medo."
Será difícil alcançar esta tal felicidade? Depende da expectativa de cada pessoa sobre ter sua felicidade. Felicidade é muito simples. Felicidade é estar em paz consigo próprio e fazer as coisas que gosta. É crescer e viver cada dia, encontrando motivos para ser feliz. Um texto de autor desconhecido que “roda” na internet define muito bem a simplicidade da felicidade:
“A felicidade é um sentimento tão maravilhoso, que cada um tem uma definição diferente. Ao longo da nossa trajetória definimos o que traz a nossa felicidade guardando lembranças, sons, brincadeiras, beijos, olhares e sensações que nos fizeram sorrir. Felicidade pra mim é receber um abraço bem apertado de quem eu gosto, o perfume de alguém, me emocionar lendo um livro, ouvir uma voz doce, conseguir sorrir quando meu mundo esta desmoronando, rir por besteiras, estar com minhas amigas, receber uma mensagem na madrugada, ouvir músicas, comer chocolate…
E pra você, o que faz seu coração vibrar quando falam em felicidade?”
Você está indo atrás da sua felicidade? Você está buscando o melhor para você? Você está sendo você mesmo? Ou você vive para os outros, pelos outros e para agradar a sociedade ou família? Tenha em mente que felicidade começa em ser você mesmo. Sincero e realista. Agradar a todos é perda de tempo.
A felicidade é um estado de ânimo que se traduz num sentimento de satisfação. Quem é feliz sente-se à vontade, contente e de bem com a vida. Contudo, o conceito de felicidade é subjetivo e relativo. Não existe qualquer índice de felicidade nem uma categoria que tenhamos de alcançar para nos considerarmos pessoas felizes.
O ser humano costuma sentir felicidade quando alcança os seus objetivos e sempre que consegue superar os diversos desafios na sua vida cotidiana. Nos casos em que isso não acontece, nutre então um sentimento de frustração que leva à perda da felicidade.
As pessoas que se sentem realizadas e plenas tendem a ser mais serenas e estáveis, uma vez que chegam a um equilíbrio entre as cargas emocionais e as cargas racionais. Agradar sempre a você, respeitando o próximo, é o caminho inicial para ser feliz. E o restante do caminho? Viva para saber.
Franco Guizzetti

Nenhum comentário: