sábado, 28 de setembro de 2013

Você já abraçou hoje?

Você já abraçou hoje
 

Você já parou para pensar que o simples hábito de abraçar alguém pode trazer benefícios tanto para quem dá quanto para quem recebe? Além de ser uma clara demonstração de carinho, a medicina comprovou que o ato libera a ocitocina, produzida pela glândula pituitária, mais conhecida como 'hormônio do amor’.

O diagnóstico foi dado após pesquisas na Universidade de Medicina de Viena, na Áustria. Os pesquisadores entenderam que abraçar reduz o medo e ainda livra a ansiedade das pessoas.
 
E não para por ai! O contato físico ajuda a reduzir o estresse, auxilia casais com problemas de comunicação, transmite segurança aos mais novos, transfere energias e alivia enfermidades.

Além da ocitocina, o ato libera a dopamina, hormônio que aumenta o desejo sexual. Por isso um abraço faz até você se sentir sexy, uma vez que ele pode levar o casal a ter momentos divertidos, relaxantes e amorosos após o ato sexual.

Vale dizer, ainda, que a ocitocina está intimamente ligada ao parto e a amamentação e, segundo um estudo, tem um papel biológico na ligação entre mãe e bebê. E vamos combinar: quem não gosta de receber um abraço carinhoso e apertado de vez em quando? Por isso nós listamos abaixo uma série de benefícios para você anotar e ficar morrendo de vontade de sair correndo para abraçar alguém!

1. Porque é muito bom!
O abraço também pode liberar endorfinas, substância química liberada após um bom treino ou quando você come chocolate. A ocitocina também contribui para o bem-estar.

2. Reduz o estresse e a pressão arterial
O contato físico com outras pessoas pode ajudar a reduzir o estresse. Abraçar e beijar aumentam os níveis de ocitocina, que pode ajudar a diminuir a pressão arterial, reduzindo o risco de doenças cardíacas, estresse e ansiedade.

3. Ajuda na comunicação
A maioria dos casais se queixam de problemas de comunicação. As pessoas querem se sentir compreendidas e o abraço pode ser o veículo que transmite compreensão e empatia. A comunicação não verbal pode ser uma forma muito poderosa de falar com seu parceiro sobre sentimentos. Dar um abraço como forma de comunicação pode ajudar os casais a terem uma relação ainda melhor.

4. Valoriza o autoconhecimento
No ato, podemos transmitir uma mensagem de reconhecimento do valor e excelência de cada um.

5. Transmite força e confiança
Um abraço forte passa confiança e nos faz avançar quando o medo se impõe ao nosso desejo de participar com entusiasmo em algum desafio da vida. Também é possível dar nossa energia com um abraço e as nossas próprias forças aumentam.
 
Conteúdo do site BEM ESTAR

Nenhum comentário: