quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Veja 14 habilidades que todo mundo deveria dominar


 
1. Cozinhar - Saber preparar ao menos o trivial vai garantir que você nunca passe sufoco. Além disso, quem faz a própria comida, em geral, fica mais saudável, já que usa ingredientes de qualidade e respeita suas restrições alimentares. "Para os iniciantes, o segredo é encarar a cozinha como algo simples e não ter medo de tentar. Até vale considerar a hipótese de pedir uma pizza no final, caso tudo dê errado. Mas aventurar-se é fundamental", diz a chef Carole Crema. Para começar, a dica é tentar fazer algo que gosta muito: uma massa, uma sopa, uma sobremesa. Assim, terá mais motivação para seguir adiante. Ler livros de receitas e assistir vídeos de passo a passo na internet também ajudam nesse primeiro momento. Veja receitas e passo a passos no UOL Comidas e bebidas clicando no "MAIS".
        
 2. Falar outra língua - Para a maioria das pessoas, o inglês é a melhor opção como segunda língua, já que é o idioma mais utilizado para a comunicação intercultural. Mas isso não é uma regra. Uma viagem, uma relação afetiva ou um simples encantamento por determinada língua pode servir como motivação para o aprendizado. "Quem aprende uma segunda língua já vai ter mais facilidade para entender uma terceira e assim por diante. Estamos falando do desenvolvimento de novas habilidades, que serão úteis durante as aulas, qualquer que seja o idioma", explica o CEO da Seven Idiomas, Steven Beggs. Estratégias eficientes para aprender um novo idioma são as aulas convencionais, individuais ou em grupo, sempre com bons professores. Assistir a filmes, ler revistas e ouvir músicas na língua escolhida servem apenas como reforço, a não ser para os autodidatas.
          
    
 
3. Nadar - Quem sabe nadar consegue usufruir de diversas atividades na água, em segurança. Além disso, ganha mais saúde. "Nadar com frequência melhora a capacidade circulatória e cardiorrespiratória, desenvolve os músculos, dá mais flexibilidade e resistência", diz a professora Maria Rita Francisquini, gerente do departamento aquático da Cia Athletica da Granja Vianna (em São Paulo). Um aluno iniciante, que treine de duas a três vezes por semana, pode aprender o básico da natação em três ou quatro meses, e tornar-se apto para praticar os estilos crawl e costas. "É claro que, para funcionar, é preciso determinação, paciência e dedicação. Tendo isso, todos são capazes de aprender", diz.

 
4. Andar de bicicleta - Muita gente aprende na infância e, por falta de prática, fica inseguro de pegar a magrela depois de certa idade, por medo de cair. Só que a prática, além de relaxar, traz inúmeros benefícios à saúde. "O exercício melhora o condicionamento físico, as habilidades motoras e fortalece os músculos das pernas. Além de ser extremamente divertido", diz a professora Amanda Torrens, gerente da Cia Athletica da Granja Vianna (em São Paulo). Para usufruir, é importante escolher uma bicicleta adequada para o seu peso, altura e os seus objetivos. Então, peça dicas em uma loja especializada, antes de fazer o investimento. No mais, o segredo é treinar. Você pode até pedir para alguém ajudar, no princípio, segurando o banco da bicicleta, enquanto tenta andar. Ao poucos, vai adquirir todo o equilíbrio de que precisa.
 
 
5. Dirigir - É bem verdade que os grandes centros estão sofrendo com o excesso de veículos nas ruas e que, por isso, muitas pessoas optam por não usar carros. Porém, só quem sabe dirigir tem a chance de escolher deixar o automóvel em casa em determinados momentos, para usá-lo em outros, quando o meio de transporte pode ser estratégico para ganhar tempo ou tornar o dia a dia mais prático. Para essas situações, vale a pena vencer a preguiça ou o medo de pegar no volante. "A maioria das pessoas que tem fobia de dirigir é perfeccionista, não quer errar na frente dos outros. Só que o aprendizado da direção exige muito treino, e só se aprende errando", explica a psicóloga Cláudia Ballestero Gracindo, coordenadora da Clínica Escola Cecília Bellina, especializada no tratamento de traumas e insegurança no trânsito. "Pessoas muito controladoras também podem sentir dificuldade de dirigir, já que não se pode dominar tudo quando se está ao volante", diz. Muitas vezes, além das aulas práticas, é preciso associar um tratamento de psicoterapia para aumentar a confiança ao guiar.
   
6. Pregar um botão - Comece montando um kit básico de costura, contendo agulha, tesoura, linhas de cores variadas, fita métrica, alfinetes e giz de riscar tecido. "O segredo para pregar um botão é usar linha dupla na agulha e dar o nó na ponta", ensina a designer Patrícia Cardoso, sócia do ateliê Rainhas da Costura. "Dê várias voltas pelos furinhos do botão, mantendo a linha sempre esticada. Depois de pregar, faça dois nós do lado de dentro da roupa, para que o botão não solte mais", diz.

   

7. Passar uma camisa - O segredo é começar pelas partes menores, passar primeiro a gola, os punhos, as mangas e, por último, as costas e a frente da camisa. "Um ferro a vapor e uma boa mesa facilitam muito e ajudam a garantir um bom resultado. Passar a peça mais úmida do que seca também é uma boa dica para os iniciantes", diz a organizadora Ingrid Lisboa. Também não se pode ter pressa, já que o algodão precisa de um tempo para esticar. Depois de passada, a camisa deve ser imediatamente pendurada em um cabide adequado ao seu tamanho.
 
 
8. Ter noções de finanças pessoais - Você trabalha muito para cobrir suas contas e nunca consegue guardar algum? Isso indica que você precisa aprender a usar melhor o seu dinheiro. "O princípio de tudo é fazer uma planilha com informações sobre o que você ganha, as suas despesas fixas e as variáveis", diz o educador financeiro Mauro Calil. O que sobra é o dinheiro que você pode investir para ter um futuro sem tantas preocupações. "A planilha permite visualizar, com clareza, as despesas que estão consumindo o seu salário. Aí, bastará avaliar onde você pode economizar", ensina Calil. No mais, é preciso ter em mente que nada é conquistado sem esforço. Por isso, se você tem sonhos materiais como comprar uma casa, trocar de carro ou fazer uma viagem, é preciso poupar dinheiro para alcançá-los. Estabelecer metas e seguir firme no seu propósito é o que fará a diferença.
 

 
9. Pesquisar no Google - Muitas pessoas ainda não sabem aproveitar todo o potencial do Google para fazer uma busca eficiente. Um dos truques é digitar duas ou mais palavras entre aspas, para buscar apenas links onde elas aparecem agrupadas exatamente da mesma forma que você escreveu. Outro segredinho é digitar não apenas a palavra que está procurando, mas, também, a que não quer que apareça entre os resultados. Nesse caso, basta usar o sinal de subtração antes da palavra que não lhe interessa (exemplo: receita -federal). Por fim, quando quiser fazer uma busca num site específico, apenas digite a palavra seguida do nome do site (exemplo: testes http://mulher.uol.com.br). Funciona!


 
10. Trocar pneu - Muitas seguradoras já oferecem esse serviço extra. Porém, se você estiver com muita pressa de seguir em frente, é melhor saber se virar. O mais importante é checar se o seu carro está equipado com as ferramentas necessárias: triângulo, chave de roda e macaco. E quando estiver em casa, sem fazer nada, estude um pouco o seu carro e tente fazer uma troca de pneu, só para praticar. "O fundamental é saber onde está o seu estepe e treinar como encaixar o macaco no carro", explica o piloto de testes da Pirelli César Urnhani. Não deixe para descobrir tudo isso na hora mais inoportuna.
            
 
11. Fazer um bom drink - Assim como cozinhar, também vale a pena aprender a fazer uma bebida. E se você não tem nenhuma afinidade com o assunto, pode começar aprendendo a fazer o drink preferido dos brasileiros. "Para fazer a sua primeira caipirinha, escolha frutas mais macias, como morango e uva, que são fáceis de amassar e não precisam ser descascadas", diz o chef Flávio Miyamura, proprietário do restaurante Miya. O passo a passo é simples: corte a fruta em pedaços médios e coloque numa coqueteleira. Acrescente um pouco de açúcar e amasse levemente as frutas, deixando alguns pedaços inteiros. Junte o gelo e a cachaça, feche a coqueteleira e mexa vigorosamente. Está pronto!

 
12. Trocar fralda - Você pode não ter filhos, mas com certeza terá crianças na família ou em seu grupo de amigos. E uma hora ou outra poderá ser chamado a colaborar. Então, é melhor estar preparado. A primeira coisa que terá de fazer, após retirar a fralda suja, é limpar a pele do bebê com algodão embebido em água morna, ou usando um lencinho umedecido, para remover os resíduos de urina e fezes. Depois, seque a pele da criança com uma fralda de pano, passe uma camada fina da pomada que previne assaduras e feche a fralda descartável. "Para ter certeza de que o bebê ficará confortável com o ajuste feito, passe o dedo indicador entre a fralda e o abdômen. O dedo deve deslizar sem muita folga e sem ficar comprimido", descreve a enfermeira Márcia Regina da Silva, do Hospital e Maternidade São Luiz. Para ler mais sobre Gravidez e Filhos, clique no "MAIS"
  

13. Dar nó em gravata - Existem inúmeros tipos de nós de gravata, desde os mais simples, com poucas laçadas, até os mais elaborados, indicados para eventos formais. E, ao contrário do que muitos pensam, nenhuma das técnicas chega a ser difícil, a maioria exige apenas um pouco de prática. Felizmente, há na internet diversos passo a passos com fotos, além de tutoriais em vídeo, que resolvem o problema de quem não tem intimidade com o assunto.
    
 14. Ter noções de primeiros socorros - Todo mundo está vulnerável a pequenos acidentes. Só que, no momento em que algo dá errado, ter um mínimo de informação sobre como agir ajuda a diminuir o sofrimento, evita complicações futuras e, em casos mais graves, até salva vidas. Por isso, é fundamental ler sobre o assunto e, se houver tempo, até fazer um curso básico de primeiros socorros. A Cruz Vermelha Brasileira e o Corpo de Bombeiros abrem vagas periodicamente, em diferentes regiões do Brasil, para ensinar diferentes técnicas de socorro Arte
 
Conteúdo do site BOL

Nenhum comentário: