quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Saiba como evitar 30 erros comuns na culinária - 2ª Parte

16. Guardar ervas frescas na própria embalagem
Deixar as ervas frescas no saquinho em que vieram faz com que murchem e estraguem. Para mantê-las frescas, depois de higienizá-las, seque-as e mantenha-as em caixa fechada entre papel toalha dentro da geladeira.
 
17. Preparar chantili sem deixar o creme de leite gelar
O hábito faz com que não dê ponto, o produto fica mole. Portanto, coloque o creme de leite na geladeira, assim como o bowl e as espátulas que vai utilizar para bater, o que garante um chantili mais firme e de preparo rápido.
 
18. Preparar sopa com legumes sem casca
As cascas fornecem grande quantidade de vitaminas e minerais. Lave os alimentos com esponja e enxague.
 
19. Servir cebola crua sem colocar na água antes
A água ajuda a controlar o forte odor da cebola, que atrapalha o restante do cardápio, e também a deixa mais crocante. Assim que cortá-la, coloque-a em água gelada dentro da geladeira por 10 minutos.
 
20. Usar óleo para cozinhar macarrão
Evitar óleo deixa o macarrão menos escorregadio e com mais aderência ao molho. Na água (1 litro para cada 100 g de macarrão), coloque uma cebola sem casca com quatro a cinco cravos espetados, além do sal. Deixe ferver e cozinhe o macarrão pelo tempo indicado na embalagem.
 
21. Colocar muito óleo no cozimento do arroz
A dica para evitar a situação é cozinhar água junto com algumas folhas de alface por cima, que absorverão o excesso de óleo. Depois, basta retirá-las.
 
22. Colocar abacaxi fresco (cru) no recheio de bolo e pavê
Para evitar o sabor amargo relacionado ao erro, sempre que utilizar o abacaxi fresco para rechear, ferva-o por cinco minutos antes de incluí-lo à receita.

23. Jogar fora a água em que o feijão ficou de molho
Isso leva à perda de nutrientes. Para preparar 1 kg de feijão, deixe os grãos de molho em água fervente por 30 minutos. Quando começar a soltar o vapor, deixe mais dez minutos e desligue o fogo. Não abra a panela por 20 minutos.
 
24. Cozer ou refogar hortaliças de uma vez
Para evitar que as hortaliças (por exemplo, couve e escarola) se encham de água, faça o refogado e coloque as folhas picadas aos poucos. Passe-as pelo tempero apenas para aquecer e deixe-as no canto da frigideira e, então, acrescente mais um pouco, passe pela frigideira rapidamente e junte com o restante. Ao terminar, solte-as bem com auxilio de um garfo. Coloque sal, pimenta e um fio de azeite.
 
25. Bolo pesado e embatumado
Ao preparar a massa do bolo, peneire os ingredientes secos. Bata as claras em neve, incorporando-as no fim da massa já pronta. Unte a forma apenas com manteiga ou margarina.

26. Salgar muito a salada
Não coloque sal direto para temperar a salada com folhas. A grande dica é emulsificar com três colheres de sopa de suco de limão, seis colheres de sopa de azeite de oliva e uma colher de café de sal ou a gosto. Bata essa mistura por dois minutos com o auxílio de dois garfos (fica cremosa). Pronto, basta temperar a salada.
 
27. Queimar chocolate ao derreter
O grande segredo para evitar o erro é ter paciência. Pique o chocolate e coloque em um recipiente. Aqueça a água até começar a levantar fervura. Coloque o recipiente com o chocolate dentro do com a água quente. Com o fogo desligado, mexa até derreter bem o chocolate.

28. Bifes ressecados
Se os bifes começarem a grudar na frigideira, coloque alguns pingos de água filtrada e vire o alimento até ficar no ponto desejado.
 
29. Salgadinhos ou oleaginosas (castanha-de-caju, castanhas, amendoim) amolecidos
Em um prato, espalhe bem os alimentos. Coloque no micro-ondas por um minuto, em potência alta. Mexa e deixe mais um minuto. Dependendo da quantidade, dois a três minutos serão suficientes. Espere esfriar e as iguarias voltam a ser crocantes..
 
30. Servir amêndoas com casca
Para tirar a casca das amêndoas, coloque-as em água fervente por dois minutos. Elas soltarão rapidamente a casca. Para ficar crocante, aqueça-as de um em um minuto no micro-ondas.

Conteúdo do TERRA

Nenhum comentário: