quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Saiba como evitar 30 erros comuns na culinária - 1ª Parte

Já fritou com azeite? Virou e mexeu muitas vezes o bife na hora de fritar? Deixou a comida esfriar para colocar na geladeira? Lavou a carne antes do preparo? Esses são alguns dos erros comuns que as pessoas cometem ao se aventurar na cozinha.

Para evitar problemas, basta seguir dicas simples e práticas. O Terra conversou com a chef e consultora gastronômica Ana Maria Ruiz Tomazoni, que listou 30 equívocos corriqueiros e ensinou como driblá-los.

1. Fritar com azeite
O azeite deve ser aquecido em fogo moderado, não em alto. Nunca deixe fumegar o azeite, porque isso significa que chegou a uma temperatura crítica, propícia à transformação da gordura em trans e formação de substâncias, sabores e odores indesejáveis. Melhor utilizar o produto em saladas e, no máximo, para refogar.
 
2. Não mexer carne moída para evitar gosto alterado
Deve-se mexer a carne moída durante o seu preparo. A alteração do gosto se deve ao cozimento não-uniforme. Para evitar o problema, aqueça uma frigideira grande e de bordas levemente altas. Coloque uma colher (sopa) de óleo (ou mistura de manteiga e óleo ou de azeite e manteiga). Em seguida, acrescente dois a três dentes de alho bem picados e, então, a carne moída. Mexa com frequência. Se estiver difícil de deixar a carne solta, utilize um garfo resistente. Assim, cozinha por igual e não junta água. Depois, coloque a gosto cebola, salsa, tomate picado ou outro tempero de sua preferência.
 
3. Não mexer frango desfiado para evitar gosto alterado
Deve-se mexer o frango. A alteração do gosto se deve ao cozimento não-uniforme. Coloque na panela um pouco de óleo (½ colher de sopa), dois dentes de alho picados e cebola picada. Depois, acrescente o frango desfiado, mexa bem e coloque os temperos de sua preferência.
 
4. Virar e mexer muitas vezes o bife para fritar
O hábito prejudica as propriedades da carne e, consequentemente, seu sabor. Aqueça bem a frigideira (de preferência, antiaderente) e, se quiser, coloque um fio de óleo. Disponha o bife já temperado e deixe fritar até as bordas ao redor mudarem de cor, sem mexer. Depois, vire o bife e repita o procedimento.
 
5. Deixar comida esfriar para colocar na geladeira
Esse é um hábito antigo, de quando as geladeiras não estavam preparadas para dar conta de refrigerar potes ou refratários quentes. Hoje, há estudos de segurança alimentar que recomendam guardar os alimentos ainda quentes, o que diminui o risco de contaminação.
 
6. Salgar demais as refeições
Não coloque todo o sal de uma vez. Tenha calma e acrescente aos poucos, sempre provando.

7. Lavar a carne
O erro faz com que a carne perca proteínas. Tire-a da embalagem e tempere a gosto. O cozimento matará as bactérias existentes.

8. Usar tábua de madeira
As tábuas de madeira possuem superfície porosa e ranhuras que favorecem a proliferação de bactérias. As indicadas são de polietileno e altileno ou de vidro. “No mercado, já encontramos tábuas de madeira tratadas e especialmente produzidas para isso, que a legislação brasileira permite”, disse a chef.

9. Furar lata de leite condensado e guardar na geladeira
“Depois de aberta, a lata vai perdendo o verniz interno que protege o conteúdo dos metais tóxicos que constituem a embalagem, podendo provocar intoxicação alimentar”, explicou a chef. O ideal é, depois de abrir a lata de leite condensado, tirar o produto guardá-lo em um pote de vidro, de plástico ou de cerâmica.
 
10. Lavar alimentos na pia da cozinha
Até pode lavar alimento na pia da cozinha, desde que seja bem higienizada com água e sabão, além de hipoclorito de sódio. Para evitar contaminação, a dica é lavar os alimentos em escorredor, bacia ou bowl de alumínio ou vidro.
 
11. Tirar pele do tomate com faca sem aquecê-lo
O erro leva ao desperdício e o alimento fica com aspecto grosseiro para apresentação em saladas, por exemplo. Corte (levemente) em cruz o fundo de dois tomates e reserve. Ferva 500 ml de água no micro-ondas por dois minutos e 30 segundos. Coloque-os na água e aguarde quatro minutos. Retire a pele com o auxílio de uma faca. Passe os tomates na água fria para mantê-los firmes. Outra opção é cortar (levemente) em cruz o fundo do tomate e espetar um garfo na outra extremidade. No fogão, coloque o lado que cortou próximo à chama. Assim que a pele começar a soltar, retire com o auxílio de uma faca. Passe também na água fria.
 
12. Evitar carne de segunda
Acém, músculo e até rabo de boi são adequadas para um cozimento mais lento e ficam melhores ainda se ensopadas. Muito saborosas, têm valor nutricional semelhante ao das carnes de primeira e o preço delas é mais baixo.
 
13. Colocar sobras de alimentos enlatados direto na geladeira
Para evitar contaminação, coloque as sobras em recipientes de plástico ou de vidro tampados e guarde na geladeira. Consuma em três a cinco dias.
 
14. Abrir pacote de salsicha ou frios e guardar direto na geladeira
O erro pode deixar os produtos ressecados e com bactérias. Envolva o que sobrou com papel filme e guarde na geladeira. Consuma em três a quatro dias.

15. Colocar muito óleo para fritar peixe
Para evitar que o peixe quebre, fique engordurado e muito calórico, passe óleo ou manteiga na frigideira e coloque papel-manteiga. Passe mais óleo em cima do papel-manteiga, aqueça e coloque o peixe já temperado pronto para fritar. O alimento sai levemente dourado e não gruda na panela.

Conteúdo do TERRA.

Nenhum comentário: