segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Seis dicas para encarar a segunda-feira com ânimo

Não tem jeito: o domingo acaba e você tem que encarar a segunda-feira. Com dicas simples, você pode ter uma rotina mais leve!
 
Sábado de manhã, aquela euforia! Um final de semana inteirinho para você curtir. Mas o tempo passa rápido e, a partir do almoço do domingo, angústia e ansiedade tomam conta do cenário. Quem nunca sofreu assim? São os sintomas da chamada "síndrome da segunda-feira". Segundo a psicóloga Regiane de Avila, o mal-estar do fim do domingo é comum e pode até causar dores, náusea e aumento de pressão. Atenção! "Isso acontece porque comparamos o prazer do fim de semana com o estresse dos dias úteis", afirma. E, já que não dá pra parar o tempo, que tal tornar sua rotina mais leve? VIVA! separou dicas para você encarar a segunda-feira com um sorrisão no rosto. Pratique!

1 - Divirta-se: por que deixar os momentos de prazer só para o sábado e domingo? Inclua atividades que te façam feliz na rotina. "O nosso bem-estar precisa ser uma conquista diária e não um acúmulo para o fim de semana", diz Luciene. Sugestões: cinema na quarta, encontro com as amigas na quinta-feira.

2 - Prepare-se desde o domingo: organize sua roupa, os itens da bolsa e tudo que você precisa para iniciar bem a semana. Isso dá sensação de controle sobre os rumos da segunda-feira. "No domingo, durma tranquila, sem pensar nos problemas do dia seguinte. Uma boa noite de sono ajuda no ritmo da semana!", diz a psicóloga Luciene Ferreira.

3 - Curta o descanso: é regra: não leve trabalho para casa no final de semana. Segundo Regiane, isso torna os dias de descanso angustiantes, o que se reflete na segunda-feira. Evite deixar pendências a serem resolvidas de uma semana para outra, isso também ajuda a manter o controle sobre o dever cumprido.

4 - Equilíbrio: é bom cair na balada e não ter hora para acordar nos dias de descanso, claro! Mas é aquela velha história: tudo em excesso faz mal. Abarrotar o fim de semana de compromissos pode gerar cansaço acumulado. Assim fica mais difícil ter pique para a segunda-feira, né? Bom senso, sempre! Combinado?

5 - Trabalhar com prazer: "Em muitos casos, a ansiedade do início da semana está relacionada com a insatisfação profissional", diz Regiane. Afinal, é difícil ter que fazer algo sem prazer. Mudar de trabalho ou de carreira é uma opção a se pensar, mas vá com calma! "Busque alternativas como cursos ou uma nova faculdade, até ter certeza de seus interesses. Só assim tome decisões", afirma a psicóloga.

6 - Exercite-se: praticar atividades aeróbicas faz bem ao corpo e à mente. Os exercícios liberam serotonina, responsável pela sensação de bem-estar. Pedalar no parque, por exemplo, é uma delícia no domingo e trará disposição para a segunda-feira. Dica: aulas de ioga, que trabalham a respiração, ajudam a baixar e controlar a ansiedade. Já experimentou?

Conteúdo VIVA!MAIS

Nenhum comentário: