sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Linguagem corporal ajuda a seduzir e a decifrar se sua investida está funcionando

O modo como agimos ao conversar com um possível pretendente é decisivo na hora da conquista. Para o terapeuta e escritor Sergio Savian, só é possível conquistar usando a linguagem corporal. "Por mais inteligente que você seja, se não tiver movimentos harmônicos e uma boa postura, colocará tudo a perder", afirma.

Veja, a seguir, dicas das melhores posturas e gestos para conquistar homens e mulheres e saiba interpretar se eles estão surtindo efeito. Com consultoria dos especialistas em linguagem corporal Paulo Sergio de Camargo, autor de "Linguagem Corporal: Técnicas para Aprimorar Relacionamentos Pessoais e Profissionais" (Ed. Summus), Giovanni Mileo, autor de "O Livro mais Incrível de Automotivação e Linguagem Corporal" e do psicólogo e mestre em cognição e linguagem João Oliveira, autor de "Saiba Quem Está à Sua Frente" (Ed. Wak).
 
A CONQUISTA ESTÁ NO CAMINHO ERRADO SE ELE:

- sentar-se quase na ponta da cadeira e com os braços para trás, como se estivesse prestes a levantar. Se ele permanecer sentado com o corpo inclinado para trás, é porque tem medo de você. Se estiver com as pernas cruzadas e segurando uma delas com as mãos, é sinônimo de agressividade contida. Já as palmas da mão nos joelhos são sinais de que ele não está gostando do papo. Direcionar a ponta dos pés para a porta ou para o lado oposto ao seu também é mau sinal.

- expressar emoções negativas, como raiva, nojo e desprezo. Se isso ocorrer, você pode tentar mudar a abordagem ou dar um tempo para tentar conquistar a pessoa.

- não estabelecer contato visual e desviar o olhar para outra mulher. Quando interessado, o homem tende a ser atraído a olhar para a área entre o nariz a boca da mulher durante uma conversa.

- baixar levemente o queixo e direcionar os olhos semicerrados para você. Tocar ou esbarrar involuntariamente em você também é sinônimo de interesse.

- destacar o polegar. Fazer sinal de positivo aos amigos, colocar a mão no bolso com o polegar para fora, cruzar os braços ou gesticular com os polegares para cima são gestos que demonstram autoridade e confiança. Se ele começar a agir assim perto de você, é porque se interessou e quer chamar sua atenção.

- fizer pose de machão: afastar os pés, colocar as mãos na cintura --o que, segundo os especialistas, é uma forma a chamar atenção para as genitálias--, estufar o peito, afastar os cotovelos e manter uma postura mais ereta. Essa é a forma que os homens encontram para parecer mais confiantes. Engrossar a voz é outro sinal de masculinidade que os homens usam na hora da conquista.
 
 PARA CONQUISTAR HOMENS:

- se houver uma oportunidade, peça licença e arrume a gola ou a gravata do rapaz. O gesto demonstra carinho e atenção. Passar as mãos na blusa dele, como se estivesse tirando uma poeira, também causa o mesmo impacto.

- quando possível, durante uma conversa, toque levemente seus lábios com a ponta dos dedos, como se arrumasse o batom. Inclinar a cabeça em direção ao ombro também costuma despertar a atenção dos homens. Acariciar o próprio braço passa a ideia de que você aceita carinho do outro.

- se for apresentada de maneira mais formal, entregue sua palma da mão de maneira lateral e procure usar a mesma força que ele durante o cumprimento. Com a outra mão, toque levemente o cotovelo do rapaz, o que estabelece uma ligação entre vocês. Depois, olhe para baixo. Com o aperto de mãos você demonstra igualdade e confiança e, com os olhos, uma leve submissão, que mostra que ele não deve ter medo de se aproximar.

- olhe de três a cinco vezes para ele (é preciso insistir para que ele perceba que você está demonstrando interesse), encare-o por três segundos e volte seu olhar para baixo. Assim você demonstra que precisa de proteção --sinais que dão ideia de submissão são usados por homens e mulheres na hora da conquista para mostrar ao outro que ele pode se aproximar. Se for apresentada a ele, sorria verdadeiramente. Segundo os especialistas, o sorriso verdadeiro é simétrico, mostra os dentes e contrai um pouco os olhos. Para tornar o seu sorriso mais poderoso, levante rapidamente a sobrancelha com ar de surpresa.

PARA CONQUISTAR MULHERES:

- espelhe os gestos e as expressões faciais delas. Segundo os especialistas, os homens têm um repertório muito menor de expressões faciais durante uma conversa e, por isso, quando imitam as mulheres, passam a ideia de que são mais sensíveis. Espelhe também os gestos: se ela colocar um pé à frente, faça o mesmo. Se quiser confirmar se a sintonia entre vocês está funcionando, faça você um gesto como passar a mão no cabelo. Se ela fizer o mesmo, ponto positivo.

- respeite o espaço dela. Não demonstre intimidade excessiva se você acaba de conhecê-la: não se aproxime muito e não tente tocá-la. O toque é uma forte ferramenta de sedução, mas deve ser feito com cuidado: ele deve ser breve e natural. Segundo especialistas, o ideal é tocar uma mulher ao chamá-la pelo nome durante a conversa, caso ela esteja próxima o suficiente, e usar as costas das mãos. Ao fazer isso, perceba a reação dela. Se for de naturalidade, você poderá repetir o gesto e usar a palma da mão. Se for de recuo, peça desculpas e não repita o erro. Durante a conversa, tente fazer gestos com as palmas viradas para cima, pois isso transmite mais confiança.

- evite posturas que revelam insegurança. Segundo os especialistas, as mulheres querem, inconscientemente, homens que passem a ideia de segurança e cuidado. Cruzar os braços não é recomendado, pois afasta a mulher e passa a ideia de autoridade e agressividade.

A CONQUISTA ESTÁ NO CAMINHO CERTO SE ELA:

- inclinar-se para sua direção. Se ela se virar para ouvir o que você diz, estabelecer muito contato visual e ainda acenar com a cabeça como se concordasse com o você, ótimo sinal. Cruzar as pernas também é visto pelos especialistas como uma forma de seduzir os homens.

- fizer o olhar sedutor feminino, baixando o queixo e olhando para cima, meio de lado. Se ao sorrir ela mostrar um pouco os dentes e baixar levemente o queixo, mantendo os olhos em você, é como se pensasse que você é bem interessante.

- quando a mulher passa a mão nos cabelos para prendê-los atrás da orelha, ela está instintivamente se preparando para ouvir melhor. Inclinar a cabeça para o lado também demonstra interesse. Se inclinar para o lado direito, ela transmite confiança; para esquerda, revela-se mais atraente.

- tocar, morder ou lamber os lábios enquanto ouve o que você diz. Segundo os especialistas, se ela deslizar a mão sobre a roupa que está usando, inconscientemente demonstra como quer ser tocada. Qualquer gesto de ajustar a roupa é uma maneira de parecer mais sexy para o outro.

- tocar ou esbarrar em você. Segundo os especialistas, o toque acontece quando a mulher tem interesse no outro, ainda que seja algo inconsciente e involuntário.

- colocar a bolsa sobre o colo ou sobre as pernas cruzadas. Segundo os especialistas, essa é uma estratégia de proteção usada por quem deseja manter certa distância ou vê o outro com medo. Cobrir o abdômen com os braços ou apoiar as mãos na barriga também são sinais de recuo. Já se ela cruzar os braços é sinal de que você não está agradando.

- colocar a mão no queixo. Isso significa que ela está avaliando a situação. Ela não está muito interessada, mas não é caso perdido. Se você mudar a abordagem, é possível que ela ainda te dê uma chance.

- der um sorriso assimétrico, com maior destaque para um dos lados da boca. Se, ao sorrir, ela não mostrar os dentes e não curvar o queixo para baixo, sinal de que a conversa não está agradando e que você está sendo rejeitado.

Conteúdo do BOL

Nenhum comentário: