quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Guia do xampu: entenda os principais tipos desse produto indispensável

Sem sal, sem sulfato, bálsamo de limpeza, a seco, com óleos... Tipos de xampu não faltam. Para fazer a melhor escolha, conheça os benefícios de cada um deles.

 

Se ficar na dúvida sobre qual xampu comprar é uma constante na sua vida, estamos aqui para te ajudar. A maneira mais prática ainda é escolher pelo tipo de fio: cacheado, tingido, liso, oleoso... Mas não é só isso! Há muitas opções: para salvar quem tem um compromisso de emergência, como o xampu a seco, para hidratar os fios, para manter a cor... E, além de escolher o produto, existe um jeito certo de aplicar, sabia? "Primeiro molhe o cabelo. Em seguida, coloque nas mãos uma quantidade de xampu equivalente a uma moeda de 50 centavos e depois aplique no cabelo, da raiz ao comprimento", ensina o dermatologista Valcinir Bedin. "Fora da água, massageie a raiz e o comprimento por três minutos e então enxágue." Se seu cabelo for misto, lave o couro cabeludo com xampu para fios oleosos e, no comprimento, aplique outro para fios normais ou secos. Nossas dicas vão ajudar você a escolher o xampu que melhor atende às suas necessidades. Confira!

Escolha pelo pH
Além do tipo de fio, outra tática boa para escolher o xampu certo é pelo pH - confira o rótulo do produto ou ligue no SAC. "Para um tratamento hidratante, prefira um pH em torno de 4,5. Já para a limpeza profunda dos fios, utilize um xampu com pH entre 7,5 e 8,5", diz Charles Martins, coordenador técnico da Lola Cosmetics. "É que xampus com pH alto abrem as cutículas e costumam remover bem resíduos de cremes e tratamentos anteriores", explica. Nesse caso, deixe para usá-los uma vez ao mês. "Para o uso diário, o ideal é escolher um xampu com pH próximo de 5,5, que é o pH natural do couro cabeludo", completa Bedin. Anotou?

O mito do xampu sem sal
Xampu com sal é sinônimo de cabelo ressecado, certo? Errado! Talvez esse seja um dos maiores mitos dos xampus. A dermatologista Maria Fernanda Dias explica: "O sal é um importante componente de qualquer xampu e, quando usado em concentrações adequadas, não agride os fios", diz. Na prática, o sal serve apenas para deixar o xampu com uma textura mais cremosa e garantir espuma. Mas... E o acúmulo de sal nos fios, como é que fica? "Isso não acontece, porque componentes hidratantes presentes no xampu não deixam o sal ficar depositado nos cabelos", completa. Use sem se preocupar, ok?

Novidade: Comprimido para lavar o cabelo!
Vai viajar? Então, leve a versão pastilha. Isso mesmo! A novidade, encontrada em farmácias de manipulação, custa em média R$ 2 a unidade e pode ser feita segundo o tipo de fio: oleoso, ressecado, com caspa... Para usar, basta colocar a pastilha (de 1 cm!) na palma da mão e jogar água, que ela dissolve. Quer mais? Vale também condicionador! Prático, né?

Conteúdo do VIVA!MAIS

Nenhum comentário: