quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Conserte erros na cozinha

Já exagerou no limão na hora de preparar uma receita? Esqueceu de colocar sal no arroz? Salgou demais a sopa? Esses são alguns dos erros mais comuns na culinária, mas a boa notícia é que, quando acontecem, não é necessário jogar a comida fora e começar tudo de novo. Dicas simples podem reverter a situação e evitar o desperdício, por isso, a consultora gastronômica Neusa Barberini ensina como driblar 10 problemas de forma fácil.

Queimou a batata ao cozinhar?
Se a batata queimou durante o cozimento, mas ainda não estava completamente cozida, saiba que é possível contornar o problema. Primeiro, descarte a parte queimada. Coloque as partes não-queimadas em outra panela com água limpa e leve ao fogo novamente para ferver. Quando a batata queima, mas já está cozida, basta desprezar a parte queimada.
 
Deixou a alface murchar?
Mergulhe as folhas em água gelada e deixe por aproximadamente 30 minutos. Escorra bem ou passe pela centrífuga e leve à geladeira por alguns minutos. Depois, podem ser usadas imediatamente, como se estivessem frescas.
 

Tentou fazer maionese em casa e não deu certo?
Coloque uma colher de sopa de água fervente em um recipiente fundo. Adicione a maionese e bata com um batedor de arame. Para quem quiser tentar fazer em casa o creme, anote: coloque no liquidificador um ovo inteiro cru, uma colher de mostarda e uma de vinagre, sal e pimenta a gosto. Dê uma batida para misturar e acrescente devagar óleo comum (não azeite) em fio, até o liquidificador parar de girar. Desligue, dê uma mexida leve com a colher e ligue de novo. Se girar, coloque um pouco mais de óleo. Repita até ficar na consistência desejada.

Exagerou no limão ao fazer um molho?
Acrescente uma pitada de bicarbonato de sódio para tirar o azedo.
 
Esqueceu de colocar sal no arroz?
Coloque sal em ¾ xícara (chá ) de água fervente e despeje sobre o arroz na panela. Leve ao fogo baixo novamente e deixe secar.

Salgou demais a sopa?
Coloque duas batatas em pedaços para cozinhar com a sopa. Adeus sal em excesso.

O caldo de feijão ficou ralo?
Desmanche uma colher de chá de farinha de trigo em um pouco de água fria e acrescente ao feijão. Deixe ferver.
  
O bolo grudou no fundo da forma e quebrou ao desenformar?
Forre com papel-alumínio a mesma assadeira em que o bolo foi assado. Coloque pedaços do bolo no fundo, espalhe o recheio, acrescente mais uma camada do bolo, depois outra de recheio e termine com mais uma de bolo. Feche o papel-alumínio, aperte bem e leve à geladeira de um dia para o outro.

Colocou muito sal ou pimenta na comida?
Adicione uma colher de açúcar e uma de vinagre ao prato. Pronto, problema resolvido.

Conteúdo do TERRA

Nenhum comentário: