sexta-feira, 28 de junho de 2013

Quando o polegar fica doente

textingtendinitis
 

Já ouviu falar em "textingtendinitis"? Provavelmente não. Mas é quase certo que, se você usa demasiadamente o smartphone para trocar mensagens, já sentiu uma dorzinha incômoda na base do polegar - ou seja, pode ser uma vítima da textingtendinits, inflamaçãozinha no dedo que vem se tornando frequente por conta do uso compulsivo, generalizado e (até) ligeiramente histérico dos aparelhinhos. O ortopedista Mateus Saito, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, explica melhor a sobrecarga da articulação à LOLA: "Um único dedo é obrigado a realizar o trabalho que seria de dez num teclado convencional. Isso prejudica movimentos em que se faz uma pinça com os dedos, como escrever, costurar, apanhar objetos, abrir latas e dirigir".
 
Dica para quem sofre do mal high-tech: colocar gelo no local por 15 minutos e ficar algum tempo sem usar o aparelho. Para prevenir, vale responder e-mails no computador, usar os dois polegares para digitar, alongar os dedos algumas vezes ao dia e habilitar o recurso "autocompletar" do celular.
 
Algumas dicas para evitar a “síndrome do polegar”:
• Aproveite o trajeto entre a casa e o trabalho para fazer o alongamento dos dedos.
• Durante o trabalho, sempre pare alguns minutos para repetir o alongamento.
• Na academia, peça para o professor incluir no treino exercícios para fortalecer a musculatura do antebraço.
• Sentiu dor, procure imediatamente um ortopedista e, iniciado o tratamento (que normalmente, inclui fisioterapia), vá até o fim.
 
Conteúdo do site PENSOU MULHER PENSOU ABRIL

Nenhum comentário: