terça-feira, 18 de junho de 2013

Bons hábitos durante o dia

É possível fazer o relógio biológico andar mais lentamente se você comer, se divertir, descansar e se exercitar da maneira correta

Hábitos saudáveis
Para driblar o relógio biológico, não adianta apenas colecionar séruns anti-idade. É preciso fazer escolhas espertas de alimentação, seguir uma rotina de treino possível de cumprir e praticar atividades prazerosas que espantem o estresse. Segundo os especialistas, o equilíbrio entre essas três áreas equivale a um mergulho na fonte da juventude.

O bônus por seguir uma rotina mais regrada? Além de deixá-la jovem e bonita, os hábitos a seguir mantêm doenças sérias, como câncer e problemas de coração, longe de você. Comece as mudanças hoje para sentir-se novinha em folha amanhã

7:00 - Coloque o corpo em movimento ao sair da cama
Além de ajudá-la a queimar calorias, a prática de 20 a 30 minutos de exercícios diários protegerá seu esqueleto da perda de massa - processo que se inicia por volta dos 30 anos. "Atividades físicas feitas no solo, como caminhadas, contribuem para a saúde dos ossos", diz o ortopedista Vinícius de Mathias, de São Paulo. Se puder se exercitar ao ar livre, melhor: os raios solares ajudam o organismo a sintetizar vitamina D, essencial para manter sua estrutura óssea em dia. Antes de calçar seu tênis, coma três biscoitos simples ou uma fruta
 
7:30 - Tome café da manhã de gente grande
Um menu matinal cheio de alimentos ricos em farinha branca e açúcar, como doces e pães, a fará envelhecer mais rápido porque esses componentes estão ligados ao processo de inflamação celular, responsável pelo aparecimento de rugas, flacidez e outros sinais de idade. Torne sua primeira refeição do dia uma aliada da sua beleza e saúde: inclua no cardápio alimentos com gorduras boas, como abacate ou ovo fortificado com ômega 3. Eles dFetêm o processo inflamatório. Continue a missão em prol dos seus ossos com 1 copo de leite, que corresponde a um terço da cota diária de cálcio recomendada pelos médicos
       
8:00 - Mantenha a calma
Se você não mora próximo ao trabalho, é melhor conviver pacificamente com o trânsito. Se estressar no caminho faz com que seu organismo seja inundado por cortisol, hormônio que, em grande quantidade, a deixa irritada, cansada e... mais velha. "Pessoas que sofrem de altos índices de tensão envelhecem precocemente", diz o médico endocrinologista Fadlo Fraige, de São Paulo. Ritual para manter a calma no meio de um engarrafamento: sinta seu corpo (pernas, quadril e costas) pressionar o banco enquanto inspira e expira profundamente. Muito zen para você? Ligue o rádio e cante todos os hits de uma playlist animada do seu iPod
 
10:00 - Lanche vermelho para proteger o cérebro
Cansada de comer barrinha de cereais? Leve para o trabalho um pote com morango, framboesa, amora ou cereja. Além de segurarem a fome até o almoço, essas frutinhas deixam sua cuca afiada. "As frutas vermelhas têm o poder de atrasar o declínio cognitivo em até dois anos e meio, prevenindo doenças como o Alzheimer", afirma a nutricionista Flávia Morais. Bônus: elas combatem doenças cardiovasculares e fortalecem o sistema imunológico.
            
12:30 - Faça um caminho diferente até o restaurante
Ou vá conhecer um lugar novo para comer, três ou quatro quadras mais distante do que sua parada habitual. Uma caminhada de 15 minutos no meio do dia a ajudará em sua missão antiaging (não se esqueça de manter um par de tênis na gaveta da sua mesa!). Se no seu trabalho houver um espaço em que seja possível se exercitar, como uma sala de descanso ou academia, turbine os resultados com exercícios como agachamento, afundo e flexões de braço - que combatem a flacidez de áreas do corpo que você quer ver sempre durinhas: pernas, bumbum e peitoral.
       
13:00 - Arco-íris no prato
Ao abastecer sua bandeja, fique de olho na cor da comida que escolhe: obrigue-se a ingerir alimentos verdes, amarelos e laranja. "Quanto mais colorida for a refeição, maior será a gama de vitaminas e minerais ingeridos", diz a nutricionista Lorença Dalcanale, de São Paulo. Para montar um almoço saudável - e garantir o bom funcionamento do organismo como um todo -, a especialista recomenda dividir o prato em três porções de mesmo tamanho: uma com salada verde e legumes, outra com carboidratos e a terceira com proteína. Tudo pode ser regado com 1 colher de sobremesa de azeite e uma pitada de sal.
 
15:30 - Abandone a cadeira
Mesmo com inúmeras pendências urgentes no trabalho, é importante - e estratégico - dar uma pausa nas tarefas e levantar, pois permanecer sentada por horas seguidas faz seu metabolismo trabalhar em marcha lenta. Que tal um break de 5 minutos para um chá com uma colega? Fique com o verde ou o branco, que minimizam os danos causados no cérebro pela ação dos radicais livres e também aceleram o metabolismo graças à ação termogênica. Além disso, o chá-verde apresenta propriedades terapêuticas na prevenção de doenças, como certos cânceres.
 
17:00 - Alegre o dia com chocolate
Boa notícia para as chocólatras: comer até 30 g da gostosura todos os dias está liberado - desde que seja a versão amarga, que contém maior quantidade de antioxidantes. Além de adoçar o expediente, devorar um bombom faz bem para o ânimo: de acordo com um estudo publicado no periódico americano Journal of Proteome Research, ingerir uma quantidade moderada de chocolate amargo diariamente pode ajudar a reduzir os hormônios que contribuem para o estresse.

18:00 - Dê um tempo nas amizades virtuais
E vá a uma happy hour. Segundo cientistas da Universidade Harvard, nos EUA, laços fortes de amizade aumentam a saúde do cérebro. Isso mostra que momentos de diversão com seus amigos são armas poderosas para reduzir o estresse e retardar o processo de envelhecimento. Cheers! Sua turma de amigas curte ferver na pista? Melhor ainda: de acordo com o The New England Journal of Medicine, quem dança quatro vezes ou mais por semana apresenta 76% menos chances de sofrer de demência.
        
20:00 - Leve um peixe para o jantar
Peixes como salmão, sardinha, arenque e atum são ricos em ácidos graxos ômega 3 - substância aliada do coração que também está ligada à diminuição da inflamação e dos riscos de deteriorações no cérebro. Coma peixes pelo menos duas vezes por semana e complete o prato com uma porção de carboidrato integral e outra de legumes e verduras.

20:30 - Ria à toa
Sabe quando você dá tanta risada que o abdômen chega a doer? Tente participar de situações como essa com frequência. Assista a uma comédia, saia com a amiga palhaça da turma ou reveja o último vídeo na internet que fez você passar mal (no bom sentido). "Praticar atividades prazerosas e dar risada são maneiras saudáveis de reduzir a quantidade de cortisol no organismo", afirma o endocrinologista Fadlo Fraige. Gargalhar libera hormônios do bem-estar e equivale a um exercício, pois aciona os músculos de várias partes do corpo, além de aumentar a oxigenação dos tecidos.

21:30 - Malhe seu rosto
Estratégia simples e barata para parecer mais jovem: faça caretas em frente ao espelho. Assim como a musculatura do corpo, a da face também necessita ser exercitada para continuar firme, irrigada e com a aparência saudável. "Com 10 a 15 minutos de exercícios faciais diários, é possível combater flacidez e rugas", diz a fonoaudióloga Gisele Valdstein, de São Paulo. "Aposte em movimentos simples como esticar a testa com os dedos, contrair e relaxar os lábios e movimentar as sobrancelhas para cima e para baixo", afirma.
       
23:00 - Tenha uma boa noite de sono
Um dos maiores segredos para parecer e se sentir cheia de energia é uma noite bem-dormida. O sono tem a função de restabelecer as reações bioquímicas do organismo e recarregar as baterias do sistema nervoso central. Quem descansa por pelo menos 7 horas faz com que as taxas de hormônios diminuam. "Se o indivíduo dorme mal, esses hormônios entram em desequilíbrio, causando fraqueza, mal-estar, indisposição, mau humor, além de uma aparência cansada", diz Fadlo Fraige. Para pegar no sono como um anjo, esqueça os smartphones e notebooks e prefira um companheiro de carne e osso: sexo libera oxitocina, substância que combate o estresse e faz com que você e seu parceiro durmam melhor.           
          
Conteúdo Women's Health

Nenhum comentário: