quinta-feira, 30 de maio de 2013

44 gestos de gentileza

1. Faça uma lista com as datas de aniversário de pessoas queridas e não deixe que passem em branco.

2. Respire profundamente, leve o ar até o abdome e expire longamente todos os dias. Essa é uma grande gentileza com o corpo.         

3. Ajude um colega atarefado: uma coisinha à toa pode fazer diferença para quem anda sobrecarregado.      

4. Não se esqueça das palavras mágicas: bom dia, por favor, com licença, obrigada. Inclua também o "posso?" Ou ainda: que bom!        

5. Surpreenda uma pessoa do seu convívio dando a ela algo que você adoraria receber. Pode ser um elogio, um abraço ou apenas ouvidos. E isso num dia qualquer, sem motivo especial.        

6. Não tenha medo de ser piegas. Se a chance se apresentar, ajude uma pessoa idosa ou uma criança a atravessar a rua. Ou resgate um gatinho do telhado!        

7. Em casa, não dê uma de "rainha do controle remoto". Seja justa e alterne o poder. E, se ele estiver em suas mãos, consulte os outros antes de mudar de canal.

8. Vai se atrasar para um encontro ou uma reunião? Ligue para avisar, justifique-se. O tempo da outra pessoa é tão precioso quanto o seu.

9. Retorne os telefonemas, responda aos e-mails, agradeça os convites que receber, mesmo que não possa ir. É sinal de consideração e ajuda a manter o tom de cordialidade nas suas relações.       

10. Numa situação em que várias pessoas estão debatendo ideias, escute primeiro e aguarde o seu momento de argumentar. É uma atitude sábia que valoriza a palavra do outro e também a sua.

11. Elogie (sem economia!) o bom desempenho de um colega ou de um funcionário.

12. Vai receber amigos para jantar? Faça aquele prato que a turma adora. Eles têm uma criança pequena? Elabore um cardápio só para ela. A anfitriã especial é aquela que faz todo mundo sentir-se especial.

13. É você a convidada? Descubra o que poderia deixar o dono da casa feliz e chegue com algum mimo, flores, vinho ou sobremesas.

14. Valorize o aspecto feminino de sua mãe. Reconheça nela a mulher, com seus desejos, intuições... ou alguma fraqueza por rosas, cremes e perfumes.

15. Se para você o Dia das Mães for motivo de festa, comemore. Se não for, seja cuidadosa - é um modo de ser maternal em relação a si mesma e aos outros.

16. Se você tem filhos, valorize as coisas boas que eles trouxeram para sua vida. Diga isso a eles, mesmo que ainda sejam pequenininhos.

17. Cuide do jardim, coloque flores na casa. Agradeça a presença de uma árvore no seu caminho. Invente o seu modo de reverenciar a Terra, a nossa grande mãe.

18. Elogie o seu querido. Seja ele namorado, marido ou pretendente.

19. Faça valer a máxima de "aceitar a diferença". Pense em algo que não compartilha com seu companheiro. Aceite que ele fez uma escolha diferente da sua.

20. Ofereça um presente que faça o seu homem feliz. Pense no prazer dele e não no seu, mesmo que isso implique em dar uma camiseta do time em vez daquela camisa maravilhosa.

21. Você está sem par? No Dia dos Namorados, reúna as amigas na mesma situação e divirtam-se! Façam um brinde aos homens, às mulheres e ao amor.

22. Sorria sempre. É um jeito de receber bem as pessoas e ser bem recebida. Basta ser cordial. Não é o caso de demonstrar alegria ou afeto se você não sente isso. A gentileza é uma delicadeza, nunca uma simulação.

23. Viu alguém atrapalhado, carregando mil pacotes ou um objeto pesado? Dê uma mãozinha.

24. Cultive apenas pensamentos positivos. Esvaziar-se das toxinas mentais alivia... E, se você estiver bem, a chance de ser atenciosa com os outros aumenta.

25. Doe o seu tempo e faça companhia para quem está de luto ou sofrendo com solidão. A presença de uma amiga é tudo nessa hora.

26. No Dia dos Pais, dê um presente ou um abraço no seu pai, no seu avô, no pai dos seus filhos. Valorize a força do homem e da paternidade.

27. Não julgue nada nem ninguém (vale para você também). Diante de uma situação desagradável, não acuse nem se mortifique. Apenas registre suas sensações. Esse exercício aumenta o grau de tolerância às imperfeições.

28. Chame uma amiga para um cinema ou um café. Diga a ela como é bom fazerem esse programa juntas.

29. Mesmo depois de um longo dia de trabalho, passe um tempo com seus familiares. Ouça suas histórias.

30. Seja delicada com suas necessidades e seus desejos: identifique-os e respeite-os.

31. Mande um pedaço de bolo ou de pizza para o porteiro quando houver comemorações na sua casa.

32. Faça um bem. Qualquer um.

33. Tenha paciência com os chatos. Use o bom humor como antídoto.

34. Expresse gratidão a quem lhe ensina - seja um professor ou um amigo. Dê flores, um abraço ou, se isso fizer sentido para você, ofereça uma oração.

35. Conte aos filhos, ou crianças do seu convívio, algo que aprendeu com seus mestres inesquecíveis.

36. Empreste o ótimo livro que você terminou de ler.

37. Compartilhe os e-mails engraçados que recebe - mas não envie correntes. Até hoje ninguém morreu por ter encerrado uma dessas chateações.

38. A vida seria mais difícil sem a ajuda da empregada ou da babá? Agradeça sinceramente o apoio delas.

39. Pare o carro para deixar uma pessoa atravessar, mesmo que ela não esteja na faixa de pedestres.

40. Procure o lado bom das situações e das pessoas. E fale a respeito. O papo vai ficar mais interessante.

41. Perdoe uma mágoa do passado. É muita gentileza dar uma segunda chance a alguém que pisou na bola.

42. Convide uma pessoa que esteja sozinha na noite de Natal para cear com sua família.

43. Ligue para um parente ou amigo distante para desejar feliz Ano-Novo.

44. Surpreenda o seu amor com um presente feito à mão (um quadro, o doce predileto, um CD onde você grava as músicas que ele adora).

Conteúdo do site MdeMulher

Nenhum comentário: