sábado, 11 de maio de 2013

21 segredos orientais de energização

Você não precisa fazer exercícios avançados de ioga para manter a mente alerta e o corpo jovem. Aqui, nós sugerimos técnicas bem simples de energização, que são parte da vida de chineses, hindus e japoneses há milhares de anos

 
 
1. Poder da ioga
Que tal experimentar uma sensação de vigor agora mesmo? Tente este exercício: de pé, com as pernas juntas, inspire profundamente elevando os braços acima da cabeça. Em seguida, solte o ar flexionando o tronco para a frente e soltando os braços. Essa é uma posição da ioga que estimula os rins, o fígado e o pâncreas e aumenta a energia sexual. A prática surgiu há milhares de anos, na Índia, e, mais do que um exercício, é uma filosofia de vida. Seus movimentos equilibram o sistema digestivo, circulatório e nervoso, além de deixar a musculatura forte e o corpo flexível.       
 
 
2. Gogó de ouro
Para os chineses, o mau humor e a irritação constantes fazem com que a energia vital seja gasta de forma errada. O resultado disso? Facilidade de adoecer e probabilidade de envelhecer mais cedo. Pessoas mal-humoradas apresentam desequilíbrio no Hun, a "alma" do fígado, e para reequilibrá-lo precisam desabafar. A melhor forma de fazer isso, segundo eles, é cantar. A teoria foi assimilada rapidamente pelos japoneses, tanto que o karaokê virou uma das grandes diversões desse povo.
       
 
3. Respiração sob controle
Os orientais acreditam que podemos controlar sentimentos e emoções por meio da respiração abdominal. "Se estamos com raiva e respiramos quatro vezes, oxigenamos o cérebro, que passa a fazer conexões com maior facilidade", explica o dr. Norvan Leite, do Colégio Médico de Acupuntura. "Para saber se está fazendo a respiração abdominal, esvazie completamente o peito e coloque uma mão sobre o abdômen. Agora, inspire pelo nariz estufando a barriga com ar, de modo que ela empurre sua mão. Por fim, solte o ar pelo nariz — e não pela boca — e recomece."
 
 
4. Força que vem dos mares
Rica em colágeno, a barbatana de tubarão tem a capacidade de regenerar os tecidos, como a pele e a cartilagem. Segundo Norvan Leite, ela melhora o fluxo energético, deixando a pele brilhante e hidratada e os cabelos sedosos. Os chineses se beneficiam da barbatana há milhares de anos. No início, ela era introduzida na comida, hoje já é possível encontrar o produto em cápsulas
 
 
 

5. Bálsamo para corpo e alma
Uma pequena lata de metal guarda os segredos do Tiger Balm, pomada chinesa à base de cânfora, mentol e óleo de menta. Há tempos ela é usada para aliviar a dor de cabeça, o mal-estar provocado por resfriados e a ardência de picadas de mosquito. Ainda tem efeito relaxante e revitalizante. Se você passa muito tempo na mesma posição, experimente esfregar um pouquinho do produto nas têmporas ou no pescoço.
 
       
 

6. Som dos deuses
O orim tibetano, encontrado em lojas de produtos esotéricos e naturais, é uma espécie de tambor muito usado pelos monges budistas para ajudar na meditação. Sua vibração emite o som do mantra om que, segundo os orientais, traz paz, equilíbrio e saúde.
 
       
 

7. Ginástica completa
O grande remédio dos hospitais da China não faz parte da lista dos nomes que terminam em ina. O Qi Gong (pronuncia-se chi kung) é uma atividade física que os doentes praticam todos os dias durante dez ou vinte minutos, para melhorar a energia vital. Os exercícios, leves, trabalham postura e respiração, relaxam e favorecem a meditação. Os benefícios são tantos que mesmo pessoas saudáveis têm o hábito de praticar a ginástica — na China existem mais de 200 escolas de Qi Gong. "Ela ajuda no controle da pressão arterial e no estímulo da circulação do sangue, dá maior resistência física, melhora o sono, alivia as dores de hérnia de disco e artrose e melhora os sintomas da depressão", garante Norvan Leite. Você encontra alguns exemplos de exercício no livro Chi Kung (Qi Gong) — Para Saúde e Vitalidade — Exercícios Dinâmicos para Aumentar seu Bem-Estar, de Wong Kiew Kit (Editora Pensamento)
 
       
 

8. Bola cheia
Para relaxar e massagear os pés e as mãos, os orientais recorrem a duas bolinhas de metal, encontradas em casas de produtos esotéricos, que emitem som quando manipuladas. Segundo o acupunturista Augusto Barreti, é possível estimular órgãos, como pulmões e coração, pressionando as bolinhas orientais (como são conhecidas) na palma das mãos.
 

 

9. Dança sexy
A dança do ventre nasceu no Egito, em 4000 a.C., e fazia parte dos rituais sagrados de saudação aos deuses e não tinham conotação sexual. Depois que os árabes invadiram aquele país, ela se transformou numa arte de sedução e mistério. O fato é que a dança melhora a postura, a coordenação motora, fortalece a musculatura do bumbum e das pernas, deixa o quadril mais solto, alivia a tensão e desenvolve a consciência do corpo. Por trabalhar a região do baixo ventre, além de aliviar cólicas menstruais, estimula a sexualidade. E, como já é sabido, o povo oriental acredita que durante a relação sexual acontece uma explosão de energia, que alimenta a mente e as células de todo o corpo.       
 
       
 

10. Energético natural
O ginseng é um verdadeiro tônico. Há séculos é usado pelos chineses para aumentar a vitalidade e dar mais energia. Além disso, é indicado para os casos de convalescença. "A planta ajuda a repor as perdas provocadas pela doença", diz o médico e acupunturista Ricardo Basseto. Mas atenção: pessoas muito calorentas, agitadas ou explosivas devem evitá-la, porque ela pode acentuar esses sintomas.       
 
 

11. Cor no prato
Já comeu arroz colorido, um prato típico chinês? Ele é um exemplo de como esse povo busca o equilíbrio de todas as formas, inclusive por meio da alimentação. Segundo os chineses, para que a refeição nutra o organismo por completo é preciso que ela misture cinco tons — como acontece com o arroz colorido. Anote os ingredientes: arroz/branco, cenoura/laranja, vagem/verde, ovo/amarelo, gergelim/preto.
 
 

12. Maré cheia
Segundo chineses, japoneses e hindus, a ostra age diretamente na energia ancestral, aquela que foi herdada dos nossos pais e, quando gasta e não reposta, leva ao envelhecimento. Além disso, eles acreditam que o molusco ajuda a diminuir o stress e a conquistar um sono tranquilo. Outro dos seus benefícios é o combate a osteoporose (enfraquecimento dos ossos), pois é rica em cálcio.
 
       
 

13. Postura da árvore
Para os chineses, o tai chi chuan é um estilo de vida. Os movimentos lentos e circulares impulsionam a energia vital e o resultado é o fortalecimento do sistema imunológico, o alongamento dos músculos, a melhora na pele e o aumento da flexibilidade, do equilíbrio e da resistência muscular. Uma das posições mais completas do tai chi é a postura da árvore, que você pode fazer sozinha: mantenha os pés paralelos e levemente afastados, e as pernas um pouco flexionadas. Eleve os braços à altura do tórax formando um círculo. Você pode fechar os olhos ou mantê-los semiabertos e, nesse caso, visualize um ponto fixo. O ideal é se manter nessa posição por no mínimo cinco minutos, duas vezes ao dia. "Algumas pessoas chegam a ficar até uma hora assim. Mas é importante que não haja dor nem tensão no corpo", avisa o médico Ricardo Basseto.
 

 

14. Banho frio
Segundo a medicina tradicional chinesa, o banho quente dispersa a energia de defesa (Wei Qi) que circula pela superfície do nosso corpo. Assim ficamos mais propensos a contrair doenças. É por isso que eles recomendam o banho frio, que, além de evitar que a Wei Qi se dissipe, aumenta a disposição física e a libido.
 
       
 

15. Cogumelo do bem
Há registros da presença do shitake na alimentação chinesa desde o ano de 403 a.C. Já a tradição japonesa conta que a iguaria foi dada ao imperador Chuai com a promessa de ser um remédio para todas as doenças e um elixir da juventude. Séculos depois, a ciência comprovou o que os orientais já sabiam: estudos afirmam que o shitake melhora nossa defesa imunológica, reduz o colesterol e previne o câncer.
 
       
 

16. Pretinho básico
O gergelim preto está para as orientais como a camomila está para as ocidentais. Há tempos as primeiras recorrem às sementes da planta para reforçar a cor dos cabelos escuros, enquanto nós usamos o chá de camomila para realçar os reflexos loiros. Quer experimentar a força negra? Então jogue uma colher de sopa das sementes em 1 litro de água fervida. Use a mistura no último enxágue dos fios.
 
       
 

17. Massagem no ponto
O do-in é o chamado pronto-socorro da medicina oriental, pois a própria pessoa pode massagear pontos do corpo para amenizar dores e sentimentos de angústia e ansiedade. Especialistas falam que não se deve massagear ou pressionar diretamente locais que estão doendo. É preciso trabalhar o ponto que pode estar causando a dor. Por exemplo: para cólicas menstruais, encontre o ponto que fica a quatro dedos acima do ossinho do tornozelo (na região interna). Pressione-o de um a três minutos e repita na outra perna. Para prisão de ventre e dores em geral, aperte de um a três minutos o ponto que fica no dorso das mãos, entre o indicador e o polegar (na parte gordinha da mão).
 
       
 

18. Cuca fresca
"Meditar diariamente durante vinte minutos libera endorfina, melhorando quadros de depressão, fobia e stress", diz Norvan Leite. Sua afirmação é baseada em estudos científicos que comprovam a ocorrência de mudança nas ondas cerebrais e na frequência cardíaca durante estados meditativos. "Existem três tipos de meditação: a concentrativa, em que a pessoa pode repetir um mantra ou se concentrar na respiração; a de atentividade, em que observa os pensamentos; e a mista, que une as duas técnicas", diz Norvan, que sugere começar com a mista, durante cinco minutos por dia, e aumentar o tempo, como se estivesse fazendo um condicionamento cerebral. No livro Meditação Passo a Passo, de Lorin Roche (Ediouro), você encontra informações para ajudar no seu treinamento.
 
 

19. Uma pérola
Reza a lenda que o rosto da princesa Yue Ming ficou coberto por feias manchas um mês antes do seu casamento. Com medo de ser rejeitada pelo noivo, ela procurou os médicos do palácio. O mais antigo deles se lembrou que a única substância que possuía o brilho e a brancura da lua era a pérola. Mandou moer a joia até conseguir um fino pó e deu para a princesa beber durante um ciclo lunar. Sua pele ficou linda. Lenda ou não, o fato é que até hoje o pó de pérola é usado por empresas na formulação de produtos de beleza. Teste os efeitos da substância na pele com os cremes Doux Exfoliant Lissant (exfoliante para o rosto) e Rêve Bleu Exfoliant (exfoliante para o corpo), ambos da Guerlain.
 

 
20. Pé-quente
A planta dos pés, segundo os chineses, traz um mapa perfeito de todo o corpo. "Com base nesse princípio nasceu, há milhares de anos, a reflexologia, método que consiste na pressão de pontos nos pés para desbloquear e liberar o fluxo de energia e prevenir doenças", esclarece Carlos Marcílio Vieira, reflexologista da Escola Oriental de Massagem e Acupuntura (Eoma), em São Paulo. "A manipulação promove um relaxamento profundo e sensação de bem-estar, ameniza os sintomas da tensão pré-menstrual e as dores de cabeça e na coluna. Só não é indicada para gestantes, pois alguns pontos podem ser abortivos", completa. Quer experimentar? Para aliviar a dor de cabeça e relaxar os ombros e o pescoço, siga os seguintes passos: massageie a sola do pé com os polegares. Faça pressão e em seguida solte. Depois, estimule o dedão e a ponta dos outros dedos.
 
       
 

21. Bom mergulho
Enquanto aqui no Ocidente ainda é preciso ir a alguma clínica de beleza ou spa para encontrar uma banheira de ofurô, no Japão ela é parte integrante do banheiro, como a pia e o vaso sanitário, desde tempos remotos. O delicioso banho com água bem quente, entre 38 e 45 graus, é uma das formas que os japoneses encontraram para relaxar. "O calor provoca dilatação dos vasos, diminui dores musculares e ajuda a eliminar as toxinas do corpo", explica a fisioterapeuta Regiane Oliver Bom, do São Paulo Day Spa. O banho é recomendado por no máximo vinte minutos, do contrário pode abaixar a pressão
       
 Conteúdo NOVA
       

Nenhum comentário: