segunda-feira, 15 de abril de 2013

Que frutas bizarras são essas?

Pitaia

Com a aparência um tanto estranha, essa é a fruta de algumas espécies de cactos, nativos do México e América do Sul. Ela pesa entre 150 e 600 gramas, é doce e tem baixo nível de calorias. Inclusive, são ricas em vitamina C. Ou seja, você já pode substituir a banana-maça, que tem em média 114 calorias, pela pitaia. 



Fruta Noni

Como o nome científico morinda citrifolia e originária do sudeste asiático, a fruta noni é um tanto polêmica. Já começa pelo cheiro: de queijo ou de vômito, e ainda tem gosto ruim. Ainda assim, na Ásia (claro!) e em algumas ilhas do Pacífico, ela é utilizada para sucos, suas sementes são assadas e também são feitos chás de suas folhas.
 
Aqui no Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a sua comercialização, pois alguns estudos, mesmo que não totalmente conclusivos, mostram alguns casos de danos ao fígado e aos rins. Nesse caso, melhor não arriscar!
 



Rambutan (ou rambutã)

Conhecida como delícia do Pacífico e nativa da Malásia, essa fruta possui polpa doce e pouco ácida, se assemelhando à uva. E, além de ser uma fruta bem saborosa, o rambutan contém vitamina C, cálcio, carboidratos, ferro, fósforo, proteínas, potássio e vitamina B3.  Mas, como vocês podem ver, ela tem uma aparência bastante diferente. Aliás, o nome dela significa "peludo", como se pode notar.



Yangmei

A árvore dessa fruta geralmente é usada para fins ornamentais. Já a fruta em si tem o sabor adocicado e ácido. A aparência externa dela lembra um pouco a amoras, né? E adivinha da onde vem essa fruta? Sim, também da Ásia!



Mangostão

O mangostão possui uma polpa mole e sabor delicado. Inclusive, tem apelidos como "manjar dos deuses" e "a rainha das frutas tropicais". Além de toda essa fama de fruta suculenta, o mangostão também é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes. Apesar de ser nativa do sudeste asiático (mas também???), o mangostão tem sido produzido no litoral da Bahia.
 



E aí, qual dessas frutas você ficou com vontade de experimentar? Aposto que já está com água na boca!
Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário: