segunda-feira, 1 de abril de 2013

O dia da mentira

 
Quem nunca pregou uma brincadeira no amigo no dia 1° de abril? Ou pior, quem já acreditou em alguma brincadeira e ainda fez papel de bobo? Essa data é conhecida como “dia da mentira”, não só no Brasil, mas como em todo o mundo.
 
O fato é que todo mundo repassa a brincadeira e poucos já pararam para pensar como surgiu o “dia da mentira”. Existem várias versões atribuídas, inclusive muitos acreditam até em uma relação com a Astrologia.
 
A explicação mais aceita é a que tem sua origem no século XVI, quando o Rei Carlos IX, no ano de 1564, decretou o uso do Calendário Gregoriano que estabelecia o início do ano em janeiro, pois antes o ano começava no dia 1° de abril. Com a mudança do calendário, as festas, os votos de felicidade do Ano Novo e outras crenças sociais também foram mudados.
 
O grande problema é que muita gente não aceitou a mudança e alguns inclusive não acreditavam nela. Com isso, começaram as brincadeiras. Era costume zombar das outras pessoas, dar presentes de mentira, falsas congratulações e convites para festas que não iriam acontecer.
 
Até hoje na França, as pessoas que se enganam nas brincadeiras de 1° de abril são chamadas “Poisson d’Avril”, que significa “Peixe de Abril”. A ligação do símbolo “peixe” com a data, nunca foi muito esclarecida. Alguns acreditam que o significado é religioso, fazendo relação ao cristianismo. Há quem diga que a relação é com o signo Peixes do Zodíaco, em que o Sol permanece até o final de março.
 
Seja qual for a origem dessa data, o importante é ficar atento para não “cair” em nenhuma pegadinha. Afinal, hoje em dia, até a mídia entra no clima e no jogo da enganação.
 
Conteúdo do site ZASTROS

 

Nenhum comentário: