terça-feira, 5 de março de 2013

Conheça os pratos típicos da região nordeste


 
A reunião das tradições gastronômicas de portugueses, africanos e indígenas gerou na região do nordeste duas culturas culinárias, a do litoral e do sertão. Nas áreas litorâneas predominam os ingredientes oriundos da pesca e do extrativismo, realizado principalmente nos manguezais. No interior, a mesa dos sertanejos é dominada pelas carnes vermelhas, arroz, feijões, mandioca, abóboras e farinhas. Conheça um pouco mais sobre as características da cozinha de cada estado e os pratos típicos da região nordeste.
 
 
Arroz de Cuxá
Dentre as três matrizes culturais brasileiras, a influência africana é a mais forte na culinária do Maranhão. Dela derivam os sabores marcantes e temperos fortes característicos dos pratos típicos do estado. O Arroz de Cuxá é o principal representante da gastronomia maranhense.
 
O prato é feito a partir da vinagreira, uma verdura de origem africana e com sabor azedo, muito cultivada no estado. Ela é responsável pela cor e por parte do sabor do prato. Outros ingredientes são o camarão seco, farinha de mandioca seca e pimenta de cheiro, ingredientes fartos na região. Algumas receitas tradicionais também usam semente de gergelim, revelando que a culinária do Maranhão tem ainda heranças árabes. O peixe frito é o acompanhamento ideal.
 
 
Arroz com capote
A culinária do Piauí guarda elementos próprios que a deixam um pouco diferente da gastronomia de seus vizinhos. No estado, os caldos e a carne de ave são muito consumidos, assim como corante natural extraído de urucum e farinha de mandioca, que gera pirões e paçocas.
 
Iguaria principal, a galinha d'angola é conhecida como Capote e junto ao arroz forma o prato típico Arroz com Capote. Na receita, o capote é temperado e pré-cozido abafado, depois se acrescenta o arroz, que deve ser cozido junto com carne e pimenta de cheiro.
 
 
Baião de Dois
O Ceará apresenta tradições culinárias diferentes de acordo com as regiões do estado. Nas proximidades de Jericoacoara, Fortaleza e Canoa Quebrada, que são litorâneas, a comida típica é permeada pelos peixes e frutos do mar. Já nas serras de Aratanha e Baturité, a culinária incorporou influências francesas, portuguesas e alemãs. Um ingrediente típico do estado é o pequi, semente amarelada e de cheiro forte que serve como tempero.
 
O Baião de Dois é uma comida típica da região do Cariri, sertão do estado, de origem portuguesa. No prato, que leva o nome de um ritmo musical típico do estado, arroz e feijão de corda são cozidos juntos com toucinho, linguiça paio, queijo coalho, manteiga da terra, cheiro verde e alho. Feijão verde e mulatinho também costumam ser usados.
 
 
Camarão ao Jerimum
A culinária do Rio Grande do Norte se divide entre ingredientes típicos da terra, como carne de sol, galinha caipira e mandioca, e aqueles oriundos do litoral, como os frutos do mar e coco. O camarão ao jerimum é dos pratos típicos mais representados da cultura do estado. Em Tupi-guarani, língua do povo potiguara que ocupava a região, potiguar significa comedor de camarão.

Além disso, desde que um antigo presidente da província resolveu plantar jerimum para pagar os salários atrasados do funcionalismo público, o potiguar ganhou o apelido de papa-jerimum. Na receita, o camarão é refogado com coco, pimenta do reino, tomate, manteiga e misturado a um purê de jerimum.
 
Cartola
Em oposição à culinária baseada em frutos do mar, a gastronomia da região nordeste também é marcada pela culinária do sertão. Na Paraíba, esta vertente usa muito comumente a carne de bode e de carneiro, pois eram animais abundantes e fáceis de ser caçados nas terras do interior do estado. A "invenção" da carne de sol também é atribuída pelos estudiosos ao povo paraibano.
 
A Cartola é uma sobremesa típica da Paraíba que também pode ser encontrada em toda a região nordestina. O prato é composto por bananas fritas fatiadas, queijo assado, açúcar e canela. As sobremesas açucaradas são uma herança dos engenhos de açúcar.

 

 
Bolo de Rolo
A culinária de Pernambuco tem forte influência da cozinha portuguesa. Os frutos do mar e do manguezal, assim como os produtos do coqueiro estão presentes em vários pratos típicos. Ingredientes como milho, mandioca, inhame e batata-doce, vindos da tradição indígena, também são muito usados. Da cultura culinária negra, o estado herdou o uso de carnes suínas e de boi em pratos como o sarapatel.
 
O Bolo de Rolo, espécie de rocambole tombado como patrimônio imaterial do estado, teve origem numa iguaria portuguesa chamada Colchão de Noiva, conta a chef Vera Aguillar, do espaço Viver Casa & Gourmet. A receita leva manteiga, açúcar, farinha de trigo e ovos. Os bolos são assados em camadas de mais ou menos um centímetro de espessura. Cada bolo é recheado com goiabada diluída em água e colocado dentro de outro bolo para ser enrolado. Daí vem o nome da receita, feita no estado há mais de 300 anos. 
 

Sururu ao leite de coco
A culinária do nordeste mantém uma unidade característica vinda do consumo de frutos do mar e produtos derivados dos coqueiros que ocupam a vasta faixa litorânea da região. Em Alagoas, o cenário gastronômico é completado pela presença das lagoas costeiras e manguezais, de onde a população extrai há séculos mariscos e moluscos de forma artesanal.
 
O sururu é o molusco de maior abundância no estado, combinado ao leite de coco, forma um dos pratos mais representativos da mesa alagoana, o Sururu ao leite de coco. Na receita, o molusco sem casca é cozido com temperos como tomate, cheiro-verde, azeite doce, alho e pimenta. O leite de coco só é acrescentado no fim do cozimento.
 

Refogado de Aratu
A cozinha sergipana tem como principais ingredientes os frutos retirados do mangue, como caranguejos, guaiamum e aratu, já que este ecossistema está presente em grandes áreas no estado. A palavra Sergipe, inclusive, significa em tupi "rio de siris". O coco é outro item que aparece na maioria dos pratos típicos do estado, característica em comum com os vizinhos do nordeste.

O Refogado de Aratu é um dos pratos típicos mais conhecidos do estado. Nesta receita, o aratu, que é um tipo de caranguejo muito ágil, é refogado no azeite de oliva e de dendê, junto a temperos como cebolinha, cebola roxa, alho, pimentão e coentro.
 
 
Acarajé
O acarajé não é apenas um dos pratos mais conhecidos da culinária baiana, mas também da brasileira. Ele foi introduzido na Bahia pelos africanos e, originalmente, era uma comida consumida por escravos, negros livres, moradores de rua e camadas mais pobres da sociedade.
 
As primeiras referências escritas sobre a receita são do início do século 19, mas os antropólogos acreditam que ela chegou ao estado junto com a escravidão. O acarajé é um bolinho de feijão fradinho frito no azeite de dendê que pode ou não ser recheado com camarão. Entre os temperos, são usados coentro, cebola e gengibre. O alimento faz parte dos rituais das religiões africanas e é uma das iguarias oferecidas aos orixás.
 
 Conteúdo do site: www.bbel.com.br

Nenhum comentário: