sexta-feira, 15 de março de 2013

As pontes mais esquisitas do mundo

Passar de um lugar para o outro fica mais fácil com a ajuda de pontes e mais divertido com estas construções inusitadas, escolhidas pelo site Travel and Leisure. Confira as pontes mais esquisitas do planeta e escolha sua preferida.
 
 
Ponte da Amizade, Japão Normalmente uma ponte serve para encurtar a distância entre dois pontos. Mas esse não é o caso da Ponte da Amizade, na cidade japonesa de Nantan, situada perto das águas termais de Yoshi, na periferia de Kyoto. Esta ponte de 80 metros de diâmetro efetua um trajeto circular e serve para ilustrar a serenidade trazida no complexo de termas.
 
 
Slauerhoffbrug, Holanda A engenharia moderna pode ser realmente criativa na hora de oferecer soluções práticas. Na cidade holandesa de Leeuwarden, sempre que um barco precisa passar por baixo da estrada, um gigantesco braço mecânico remove um pedaço do caminho e volta a recolocá-lo em seguida para que o tráfego possa continuar fluindo.
 
 
 
 
Pontes para Caranguejos, Christmas Island Pequeno território australiano a 370 km da Indonésia, a ilha de Christmas Island é conhecida mundialmente por sua impressionante migração de caranguejos, que saem de seus ninhos no centro da ilha, até o litoral. São mais de 120 milhões de caranguejos anualmente criando uma maré vermelha que toma a ilha, complicando inclusive o trânsito nas estradas locais. Para diminuir a circulação dos animais nas estradas, pontes são instaladas para que eles possam atravessar sem incomodar os automobilistas.
 
 
 
 
Ponte Lego, Alemanha Uma ponte comum da cidade de Wuppertal, no oeste da Alemanha, foi transformada por um artista urbano para parecer, para aqueles que passam por baixo dela, como uma grande construção feita com Legos. O efeito é interessante e dá aos passantes um ar de nostalgia das épocas da infância.
 
 
 
Roda de Falkirk, Escócia A roda de Falkirk é mais um exemplo das soluções inovadoras que podem ser oferecidas pela engenharia. A roda é um elevador rotativo de barcos, criado para transportar embarcações desde o canal de Clyde até o canal Union, 35 metros acima. O sistema é complexo, mas muito eficiente e útil, foi criado em 2001 usando 1.200 toneladas de aço
 
 
 
Ponte de Yongle, China Única ponte a ter uma roda-gigante construída em cima dela, a Yongle cruza o rio Haihe na cidade chinesa de Tianjin. Os carros passam por baixo da roda-gigante, que tem mais de 120 metros e 48 cápsulas que levam os passageiros para uma volta de meia hora com vista panorâmica sobre a cidade.
 
 
 
Rolling Bridge, Inglaterra A Rolling Bridge (Ponte Rolante, em tradução livre) foi concebida para permitir a passagem de barcos no Grand Union Canal de Londres sem deixar de transportar os pedestres. A ponte se enrola e desenrola, atingindo uma extensão de 12 metros quando está abaixada.
 
 
Ponte Submersa, Holanda Durante o século 18, os holandeses construíram uma série de lagos artificiais para proteger a fortaleza de Roovere, na cidade de Halsteren. Recentemente, os arquitetos Ro Koster e Ad Kil criaram uma surpreendente ponte submersa, na qual pedestres andam num nível abaixo da água, que atinge as bordas de concreto.
 
 
Ponte Pedestre Henderson Waves , Cingapura A ponte pedestre de Henderson Waves é uma passarela de 274 metros de extensão que atinge 36 metros de altura, com ondulações que lhe dão um estilo único. A passarela conecta os parques Mount Faber e Telok Blangah Hill, dois dos três que formam os parques de Southern Ridges, em Cingapura.
 
 
London Bridge, Estados Unidos Situada no estado americano do Arizona, a ponte conhecida como London Bridge seria apenas mais uma centenária londrina se ainda cruzasse o rio Tâmisa. Mas em 1968 ela foi comprada por um magnata americano, que fez com que ela fosse desmontada pedra por pedra e remontada nos Estados Unidos, onde atravessa o lago Havasu, e se transformasse num dos principais cartões-postais da região.
 
 
Ponte de Xiying, Taiwan Durante o dia, a ponte de Xiying não parece ter nada de muito especial. Mas, à noite, a construção situada na cidade de Magong, no Taiwan, tem uma iluminação de arco-íris de cada lado, dando uma linda coloração às águas sobre as quais foi construída e criando um espetáculo único.
 
 
Ponte Retorcida, Holanda À primeira vista, parece que esta ponte para bicicletas e pedestres de Vlaardingen, na Holanda, está despencando por conta de um erro de construção. Mas isto é apenas uma ilusão de ótica criada pelo design moderno e futurista da estrutura, composta por 800 tubos de aço e com 42 metros de extensão.

 
 
Gateshead Millenium Bridge, Inglaterra O desafio na hora de construir uma passagem para pedestres, ciclistas e cadeiras de rodas era permitir ao mesmo tempo a passagem de embarcações de até 30 metros de altura pelo rio Tyne, na cidade de Newcastle. A solução foi criar uma ponte elegante composta por dois arcos, que pivoteia 40 graus em quatro minutos, elevando a passarela e dando via livre aos navios.
 
 
Ponte de Banpo, Coreia do Sul Impressionante ponte da capital sul-coreana, a Banpo tem LEDs coloridos e jatos de água esguichados para os dois lados ao longo de mais de mil metros, numa fonte conhecida como Moonlight Rainbow Fountain. A fonte, registrada no Guinness Book como “maior fonte numa ponte”, cria um espetáculo único sobre o rio Han.
 
 
 
Ponte do Dragão, Alemanha Uma passarela em forma de dragão parece pouco usual para uma região mineira no coração da Alemanha. Situada no vale de Ruhr, a curiosa ponte conecta a cidade de Recklinghausen com o antigo depósito de Hoheward, transformado pouco a pouco numa reserva natural.
 
 
Ponte Invertida, China e Hong Kong A ponte invertida, que liga a China continental com a ilha de Hong Kong, foi um jeito inteligente de levar os automobilistas de um lugar onde se dirige pela direita para outro onde se dirige pela esquerda. No meio da ponte, as pistas se separam e formam um “oito” e invertem o lado de condução.

 
 
Ponte Ilha de Aiola, Áustria Algumas pessoas gostam de parar no meio de pontes para observar a vista. Isto foi levado muito a sério na hora de construir a ponte-ilha de Aiola, na cidade austríaca de Graz. A ponte pedestre passa por cima do rio Mur e tem um espaço com bar e restaurante com painéis de vidro e até um anfiteatro.
 
 
Pontes Vivas, Índia As pontes para pedestres das florestas do estado de Megahalaya, no nordeste da Índia, não precisaram da mão do homem para serem construídas. Grandes raízes atravessam rios pelo ar, criando estruturas fortes o suficiente para aguentar o peso de uma pessoa na hora de cruzar para o outro lado.
 
 

Pontes para Animais, Canadá No coração do vasto Parque Nacional de Banff, na província de Alberta, um jeito engenhoso foi planejado para permitir a animais como lobos, alces e ursos atravessar em segurança a estrada trans-canadense. Trata-se de pontes cobertas de vegetação, preparadas para incitar os animais a pegar esses caminhos e mantendo-nos longe da estrada.
 
 
 
Copenhaguen Gateway, Dinamarca O arquiteto Steve Holl ganhou um projeto para criar dois imponentes arranha-céus na entrada do porto de Copenhague, capital da Dinamarca. Os prédios são conectados por uma longa passarela situada a mais de 60 metros do chão, deixando espaço suficiente para a entrada e saída de embarcações.
 
 
Ponte Aquífera de Magdeburgo, Alemanha Maior ponte Aquífera da Europa, a ponte de Magdeburgo cruza o rio Elba, conectando dois grandes canais da Alemanha. A ponte aquífera serve para o transporte de embarcações de rio e foi inaugurada em 2003, após 6 anos de obras.
 
 
Ponte de Storseisundet, Noruega A ponte de Storseisundet é a mais longa das oito que formam a Rota do Atlântico, conectando a península de Romsdal com a Ilha de Averoya, no litoral da Noruega. A curiosidade desta ponte é que, por causa de sua forma em arco, ela parece sumir quando vista de um certo ângulo, ganhando o apelido de “Ponte a lugar nenhum”.
 
 
Ponte da Lua do Golden Gate Park, Estados Unidos Ponte da lua é o nome dado a um certo tipo de ponte característica da Ásia. No Jardim de Chá Japonês do Golden Gate Park de San Francisco, uma ponte da lua cria um lindo cartão-postal, além de permitir aos visitantes atravessar um pequeno canal.
 
 
Pontes de Gelo, Alasca Remoto estado americano, o Alasca tem invernos extremamente gélidos durante os quais a Mãe Natureza constrói sólidas pontes de gelo nos lagos e rios da região. Os habitantes locais dão sua ajuda adicionando uma mistura de água, pedaços de gelo e neve, usando os para se locomoverem, aguentando até carros e caminhões.
 
Conteúdo do TERRA

Nenhum comentário: