segunda-feira, 11 de março de 2013

10.000 passos para uma saúde de ferro


Um dos grandes males do homem moderno é o sedentarismo. Por um lado a internet agilizou nossas vidas e com ela já não precisamos mais ir ao banco, supermercado, lojas entre outros programas. Fazemos tudo sem sair de casa, sem trânsito nem filas, tudo na maior comodidade.
Por outro lado, é justamente a internet a principal causadora de um dos maiores problemas de saúde da vida moderna, o sedentarismo. Com os avanços tecnológicos, o homem ficou menos ativo, passa o dia sentado em frente a um computador, o que diminuiu consideravelmente suas atividades diárias.
Cientistas japoneses descobriram que para manter a saúde em dia e alcançar a longevidade é preciso andar 10.000 passos por dia. Parece muito, mas não é.
Caminhar 10.000 passos todo dia
Caminhar 10.000 passos equivale a percorrer aproximadamente sete quilômetros em passadas largas num ritmo moderado à forte. Para alcançar o objetivo de caminhar esses 10.000 passos, você pode distribuir os passos ao longo do dia ou concentrar em uma caminhada de uma hora.

Que tal monitorar o seu dia a dia? Com o auxílio de um pedômetro, você calcula quantos passos anda por dia. Vale tudo. Desde a hora em que você acorda até o ultimo passo antes de dormir. Você vai ver que atingir a meta dos 10.000 passos é mais fácil do que parece.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia e a Sociedade Brasileira de Diabetes, caminhadas de 30 minutos, cinco vezes por semana, diminuem em 34% o risco de problemas cardíacos e em 58% o risco de contrair diabetes, ou seja, caminhar faz um bem danado a saúde.

Davi Ribeiro, 54, é engenheiro e começou a seguir a teoria dos 10.000 passos por dia a aproximadamente três meses e acabou percebendo que ao monitorar a sua atividade física, está se exercitando mais. "Desde que comecei a usar o pedômetro diariamente, comecei a fazer mais atividades a pé. Queria completar os 10.000 passos todos os dias e como trabalho em uma região onde tudo é relativamente perto, não uso mais o carro durante o dia e estou me sentindo muito mais disposto e mais ágil".

Comece a caminhar devagar e aumente seus passos gradativamente.

Assim como Davi, você pode incorporar à sua rotina os 10.000 passos por dia, mas não precisa ser de uma vez. Se você é uma pessoa sedentária, vá aos poucos comece com 3.000 passos e vá aumentando gradativamente.

Dicas que ajudam a completar a meta dos 10.000 passos:
  • Aproveite percursos curtos para movimentar-se. Vá a padaria ou a banca de jornal a pé. Se o restaurante é perto do trabalho, aproveite! Caminhar após a refeição ajuda no processo da digestão.
  • Estacione o carro mais longe que costume. Uns passinhos a mais só vão te fazer bem.
  • Desça do ônibus uma parada antes da sua. São só alguns minutos e passos a mais para chegar ao local desejado.
  • Aos finais de semana reúna a família e faça caminhadas em lugares arborizados.
Aproveite essas dicas para andar mais, se exercitar, caminhar é bom e é preciso. Mexa-se.

Conteúdo do site BBEL 

Nenhum comentário: